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Assessoria de imprensa: quando e como contratar

Por Editorial aboutCOM

Contar com uma estrutura consolidada e um posicionamento de mercado claro, com público-alvo bem definido, são dois pontos importantes

É comum no mercado corporativo, principalmente entre as startups e as pequenas e médias empresas, contratar uma assessoria de imprensa logo que a empresa abre. Mas será que este é o momento certo? Para que o trabalho seja realmente efetivo é importante se atentar a alguns pontos, como ter um posicionamento claro de marca e o propósito bem definido. Afinal, definir uma estratégia de comunicação eficaz depende diretamente do objetivo de negócios da empresa e do que ela tem para falar ao mercado.

Veja, a seguir, cinco dicas que podem ajudar na hora dessa contratação:

1. Quero que meu produto apareça, mas não estou pronto para falar
É importante que sua empresa tenha uma estratégia de mercado e um posicionamento prontos para serem explorados. O seu produto deve ser apenas uma ‘desculpa’ para falar de sua marca. Se a companhia ainda está em fase beta ou piloto, talvez seja melhor esperar um pouco.

2. Quero sair nas mídias mais importantes do país
Normalmente, o desejo de todos é aparecer nas mídias mais conhecidas. Mas, lembre-se que, às vezes, sair na TV ou na capa de uma grande revista, não significa vender mais, somente aparecer. Uma boa agência está sempre de olho nos veículos de comunicação que vão fazer sua empresa vender mais, sejam jornais de bairro ou, até mesmo, revistas segmentadas.

3. Conheço alguns jornalistas e posso mandar meu material diretamente para eles
Ter uma agência é mais do que conhecer alguns jornalistas. O profissional de assessoria de imprensa analisa o seu cenário e traça uma estratégia para que sua marca fique conhecida. É importante manter consistência em seu contato com a imprensa e ampliar a voz da companhia para alcançar aqueles que você ainda não conhece.

4. Quero divulgar apenas minha participação em alguns eventos
Sim, a maioria das agências trabalha com ações e divulgações pontuais, mas o perigo disso é sua empresa aparecer, gerar interesse e, depois, desaparecer. O trabalho de assessoria de imprensa é de construção da imagem de sua marca com a mídia em um período de, ao menos, alguns meses, dando tempo para a imprensa publicar diversas matérias.

5. Estou estruturado e preciso vender mais, aparecer mais, gerar mais negócios
Este é o momento ideal para contratar uma assessoria de imprensa! Escolha a agência que mais tem a ver com a cultura de sua empresa – isso é importante! Existem muitas agências no mercado que oferecem serviços de assessoria de imprensa, por isso, entender como cada uma trabalha, o que oferecem e no que acreditam, é essencial para unificar o modo de comunicar de sua marca!

E se você precisa de ajuda para entender se já está na hora de contratar uma assessoria de imprensa, a aboutCOM oferece um diagnóstico de comunicação completo que pode ajudá-lo a tomar as decisões de comunicação corretamente, sem atropelos e com a máxima eficiência.

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Imagem: divulgação

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