Saiba identificar bons resultados de imprensa

Entenda os principais aspectos para uma mensuração efetiva dos resultados trazidos por sua assessoria de imprensa

Por Natália Diogo

Lembro muito do meu primeiro estágio em uma assessoria de imprensa. No momento de fazer os relatórios mensais, coletávamos as reportagens nos jornais e revistas, pegávamos uma régua, e medíamos o tamanho de suas colunas. Em seguida, com o mídia kit daquele veículo em mãos, verificávamos a quanto dinheiro equivalia, em termos publicitários, o espaço conquistado com uma reportagem por meio das estratégias de relações públicas. Era a famosa centimetragem. Foi-se o tempo em que esse tipo de mensuração de resultados era a principal maneira de estabelecer se a assessoria de imprensa estava sendo realizada de maneira efetiva.

Atualmente, há formas muito mais eficientes de se comprovar que o investimento em comunicação empresarial valeu a pena. A questão não é apenas focar na quantidade de resultados ou o retorno puramente financeiro daquele espaço conseguido de forma orgânica, mas sim, de saber a qualidade do resultado. Apesar de ser algo complexo, a mensuração de resultados só pode ser feita com a utilização de uma estratégia de relações públicas apoiada em conteúdos cuidadosamente pensados para trazer o melhor retorno da imprensa nos veículos adequados. Continuar lendo

A assessoria de imprensa e o marketing: o mesmo objetivo, mas por caminhos diferentes

Por Maria Eugênia Lucci

Há uma brincadeira comum no mundo da assessoria de imprensa, que diz que nem os nossos pais entendem o que fazemos. E eu não duvido que seja verdade. Trabalho na área há mais de 12 anos e conheço poucas pessoas cujos pais conseguem explicar o trabalho dos filhos – e a culpa não é deles. Nossa área é complicada mesmo. Não somos jornalistas nem RPs. Em alguns casos, até mesmo quem nos contrata tem dificuldades para entender.  Às vezes, respondemos ao setor de comunicação, às vezes ao marketing e outras até ao RH. E temos que ter muito jogo de cintura para lidar com cada um dos departamentos.

Em minha experiência pessoal, a maioria das interfaces com quem trabalhei era o profissional de marketing. E posso dizer que aprendi muito sobre o trabalho deles, mas principalmente, aprendi a trabalhar com eles. A princípio, queremos a mesma coisa: criar visibilidade para a marca, mostrar que é confiável, apresentar seus produtos, e claro, gerar vendas. Mas os nossos caminhos para alcançar esses objetivos são diferentes.

Uma das principais “brigas” do assessor com a interface de marketing é sobre o teor dos press releases produzidos. A falta de adjetivos e o caráter meramente informativo dos textos escritos para essa finalidade costumam assustar. Já perdi a conta de quantas vezes tive que passar a mão no telefone para explicar ao cliente que o texto estava muito “marqueteiro” e, por isso, não seria bem recebido pela imprensa.

Talvez, a pior parte do trabalho de assessor de imprensa é que cabe a nós “jogar água no chopp”. Isso porque temos que avaliar se os temas propostos são de fato relevantes para a imprensa. Em casos de participação em eventos, por exemplo, é comum haver uma animação do time de marketing por estar presente em algo grande. Aí, quando aparece a assessoria dizendo que talvez isso não seja notícia e que é preciso encontrar um gancho dentro desse contexto, é desanimador.

Uma das tarefas do profissional de AI é construir a reputação do cliente junto à imprensa. É um trabalho de formiguinha, como costumamos dizer. Precisamos de informações antigas que muitas vezes nem os próprios funcionários têm, responder aos jornalistas sobre coisas que a empresa não quer abordar, treinar os porta-vozes para falar com a imprensa, entre outras atividades que não são tão familiares ao profissional de marketing. É muito menos empolgante do que lançar produtos, divulgar campanhas ou fazer ações promocionais, mas tudo isso é recompensado quando vemos os resultados.

Para uma boa estratégia de marketing integrado, é importante ver a assessoria de imprensa como mais um braço, com foco em alcançar os mesmos objetivos. O trabalho é distinto, nem sempre entendido, mas, quando é visto como parte de um todo, os resultados que se colhem são ainda melhores. Por isso, deixo um apelo às interfaces de marketing – podem confiar nos seus assessores. Nem sempre concordamos com os mesmos caminhos, mas há uma boa razão!

O que a interface em comunicação para tecnologia precisa saber sobre a mídia especializada

Editorial aboutCOM

A mídia especializada de tecnologia não é uma opção para fugir do enxugamento das redações na grande imprensa ou da agenda concorrida que a política e a economia causam no País. Sua função é falar diretamente com o público-alvo das empresas em um espaço de qualidade e direcionado para ele.

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aboutCOM responde dúvidas de executivos de marketing e comunicação sobre medição de resultados

Editorial aboutCOM

Avaliar resultados em comunicação hoje é tão importante quanto em qualquer outra estratégia de negócios. E ter métricas em comunicação nunca foi tão discutido como agora. O motivo está nas possibilidades de análise que a tecnologia trouxe a um tema que sempre foi subjetivo. O ‘boom’ de algoritmos trouxe também a necessidade de equilibrar os insights trazidos pela análise de dados com a experiência profissional da equipe, a fim de aplicar o conhecimento adquirido com outras estratégias eficazes de comunicação para definir e atingir as métricas de forma inteligente.

O blog aboutCOM coletou dúvidas de executivos de marketing e comunicação sobre o assunto para dialogar neste post e buscar esclarecer como melhor utilizá-las em ações com foco em atingir o público-alvo:

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