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Os mitos e as verdades dos resultados em comunicação

Por Editorial aboutCOM

O que levar em consideração para saber se a estratégia é eficaz; se a empresa passou a ser mais procurada pela mídia é sinal de que o caminho está certo

O Retorno sobre o Investimento (Return On Investment, ou ROI) é um indicativo importante para qualquer negócio, pois representa a relação entre o retorno obtido e o capital investido em um projeto. Na área de comunicação, essa medição não é tão simples quanto em outros setores. Isso porque, a comunicação em si, é algo intangível. Não dá para saber, por exemplo, quantas pessoas procuram sua empresa após ler uma matéria. A análise precisa ser um pouco diferente.

Aparecer em uma mídia (revista, jornal, site ou televisão) que tenha relação com seu público-alvo é uma estratégia importante para a construção de uma marca, assim como o aumento de “compartilhamentos” em sua página nas redes sociais, se seu objetivo for aumentar o alcance de sua empresa.

Para simplificar, já que números exatos são difíceis de obter, veja a seguir uma lista de mitos e verdades sobre os resultados em comunicação.

– Se eu pagar mais para uma agência, tenho garantia de resultados
MITO! Cuidado com o que te oferecem. Os valores podem variar, sim, de uma agência para outra, mas isso tem a ver com o tempo de trabalho, estrutura da empresa, senioridade da equipe e escopo de serviços, não com o fato de a companhia aparecer ou não. Sair em mídias que alcancem o público de interesse do negócio é o papel e o dever de uma assessoria de imprensa.

– O que importa é fazer minha marca aparecer
MITO! Sua marca é o ativo intangível mais importante, por isso, você não quer que ela saia em qualquer lugar, certo? Parte da estratégia de comunicação é exatamente identificar em quais veículos sua empresa pode e deve aparecer, e qual mensagem deve passar para o público. Aparecer em qualquer lugar é um dos principais erros de comunicação.

– Já que saí em uma reportagem economizei em propaganda
MITO! Inserir uma propaganda em um veículo de comunicação e ser citado como fonte em uma matéria do mesmo veículo são situações totalmente diferentes. Basta pensar em sua postura ao ler uma revista. Você dá mais atenção à propaganda ou à matéria escrita? Cada uma tem sua função. O ideal é que estejam alinhadas na estratégia do negócio.

– Conseguimos rastrear a venda e ver que ela surgiu de uma publicação
Verdade! São poucas as empresas que conseguem fazer este caminho e realmente entender de onde veio uma determinada venda, mas é possível. Se a sua consegue, parabéns! Você provavelmente está à frente de muitos no que tange à maturidade da comunicação. Isso sim é um resultado contabilizável.

– Com uma matéria, a empresa passou a ser mais procurada e mais ouvida
Verdade! Outra forma de medir os resultados de uma comunicação eficaz é traçando uma meta inicial (que não esteja baseada em números de publicações, mas especialmente em percepções do mercado) e acompanhá-la durante um determinado tempo. Se sua empresa estava esquecida entre os concorrentes e passou a ser ouvida ou, melhor, se passou a ser referência sobre o mercado em que atua, é sinal de que a estratégia de comunicação está surtindo o efeito esperado.

Lembre-se: resultados em comunicação são, na maioria das vezes, difíceis de medir de forma exata. Mas, se olhar os resultados alcançados no decorrer do tempo estabelecido, como mais convites para entrevistas, mais contato de clientes ou mais visibilidade de marca, verá que a estratégia está no caminho certo.

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Imagem: divulgação

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