Likes, views, shares, cliques: hoje temos acesso a um grande número de informações que, sem estratégia, não levam uma empresa a lugar algum.
Quem atua com comunicação sabe que não foi apenas para mensurar o alcance de determinado conteúdo que as grandes empresas de comunicação e tecnologia desenvolveram os algoritmos.
As informações obtidas, seus padrões e tendências, servem para examinar o comportamento dos consumidores. Para as empresas, permite conhecer os hábitos online e offline do potencial cliente, tornando possível construir análises qualitativas que guiem estratégias para gerar ainda mais negócios.
Um exemplo é o Instagram. Em 2016 foi lançado o perfil corporativo, e se tornou possível gerar métricas nesta rede.
Como sabemos, assim como as próprias funcionalidades, as métricas vêm sendo repaginadas a cada atualização, e o Instagram se tornou uma ferramenta que pode ser essencial na estratégia de algumas empresas, enquanto, para outras, nem tanto.
Na comunicação tech, os dados obtidos pelo comportamento digital do consumidor ou do potencial cliente são valiosos. Inclusive para definir em quais redes sociais vale o investimento.
A geração de dados e seu aproveitamento podem ser muito bem usados na comunicação estratégica para novos negócios. Conhecer o valor e gerar dados tangíveis para a organização se trata de Business Intelligence! Saiba mais neste artigo.
Também chamada de inteligência de negócios, Business Intelligence (BI) é uma estratégia empresarial que permite selecionar o amplo volume de informações (e dados) obtidas em diferentes canais e transformá-los em inteligência.
Isso quer dizer que, neste processo de coleta e captação de dados, são selecionados aqueles que melhor contribuem para a tomada de decisões de um departamento ou empresa como um todo.
A BI torna os dados em informações acionáveis, que podem ser utilizadas conforme as necessidades e objetivos dos negócios.
Vale lembrar que Business Intelligence não se trata de um software ou de um mecanismo, mas de um conceito que guia a captação das informações, dando qualidade para esse trabalho que é bastante quantitativo.
Por isso, BI engloba uma série de aplicativos, ferramentas e metodologias que transformam informação em estratégia.
Como as informações que sua empresa detém e os dados que ela gera são úteis para criar novos negócios?
É esta pergunta que orienta o uso das informações disponíveis em um negócio, quando a estratégia de comunicação é um dos pilares da empresa.
Ao definir os objetivos de negócios, é possível posicionar a estratégia de comunicação para realizar um estudo eficiente e qualitativo dos dados disponíveis.
Os especialistas em comunicação empresarial irão olhar para estes dados como fontes confiáveis a serem interpretadas para orientar as ações de marketing, as estratégias de assessoria de imprensa, o planejamento das redes sociais, e outros canais envolvidos no plano de comunicação integrada.
Isso significa que, apesar da avaliação em comunicação ser subjetiva em certa medida, os dados selecionados de forma inteligente servem como fontes geradoras de valor para os negócios a partir da interpretação que é feita deles.
Então, quando o uso de dados na comunicação é um diferencial?
Quando sabemos usá-las para firmar a empresa no mercado!
O uso das informações deve considerar todas as etapas do funil de influências, construindo a estratégia ao longo de todas as frentes de relacionamento com o cliente. Só assim é possível gerar valor a partir dos dados.
Um exemplo do uso de dados captados para a geração de negócios é a ferramenta de monitoramento criada pela aboutCOM, batizada de Marketing Intelligence Service.
Ela está fundamentada no conceito tradicional do clipping, porém com a atualidade da tecnologia e a inteligência de quem entende de comunicação empresarial para geração de negócios.
Consiste em personalizar o clipping de acordo com os objetivos e necessidades do cliente, fornecendo uma lista diária de informações sobre os investimentos de clientes e prospects. E você pode conhecer mais a funcionalidade dela aqui neste outro post.
Outro mecanismo utilizado pela aboutCOM com alguns de nossos clientes é a monitoração do comportamento dos seus consumidores ou prospects, a partir das interações que eles mesmos fazem em diferentes espaços digitais. Essa triagem possibilita encontrar a solução de suas necessidades antes mesmo de um primeiro contato.
A tática, aliada à um preparo dos porta-vozes, possibilita aos executivos que, ao se encontrarem com seus clientes, estejam familiarizados com pontos de atenção e possam iniciar conversas com mais propriedade, além de também identificar insights para orientar o planejamento a ser construído.
O mesmo vale, por exemplo, para as campanhas pagas, a estratégia das redes sociais e a estratégia de marketing de conteúdo.
A partir do estudo dos dados da empresa, a comunicação pode planejar ações escolhendo as melhores redes para estar presente. Além de definir a linguagem para os públicos que serão atingidos em cada canal, e escolher os melhores assuntos e abordagens para os conteúdos a ser veiculados, mantendo uma narrativa única em todos eles.