Quem busca botar em prática todos os benefícios do marketing, entende que cada empresa precisa de uma voz específica, que seja sua e que seja condizente com as expectativas do público-alvo. Essa necessidade fica ainda mais em evidência quando pensamos na comunicação empresarial.
Sair em um veículo de imprensa espontaneamente significa emplacar uma comunicação genuína, peça fundamental na relação entre a empresa e seus clientes. A linguagem, além disso, é o filtro para compreender os veículos de imprensa ideais para atingir as personas no topo, no centro e no fundo do funil.
Esse entendimento é fruto do estudo e da avaliação cuidadosa de aspectos muito importantes das personas e dos objetivos da empresa.
Entenda abaixo 3 coisas importantes para avaliar sua comunicação sob a ótica do funil.
1 – Por quais canais as personas se informam?
Esse simples questionamento é o ponto de partida para uma imersão no consumo de informação das personas. Os públicos acessam veículos de imprensa por motivos distintos, mas muitas vezes a autoridade é o fator comum entre os canais.
É claro que a eficiência da autoridade depende do objetivo da campanha. Um conteúdo de TI não precisa atingir apenas um caderno de tecnologia em um jornal ou revista para ter efeito. Mais importante do que isso, é descobrir a pauta com mais impacto e o estágio do funil em que ela pode atrair engajamento do público. É apenas a partir dessa compreensão anterior que o veículo de imprensa será apontado.
Quando uma pessoa lê a seção de tecnologia de um jornal de grande circulação, por exemplo, ela sabe que um processo cuidadoso de curadoria foi realizado para que uma marca apareça como notícia. É natural que essa marca cresça em seu conceito a partir dessa autoridade.
A autoridade é garantida justamente pelo compromisso com a acuidade do conteúdo que esse canal de imprensa garante aos leitores. Ou seja, não há como “comprar” a presença da empresa nesse espaço, mas sim garantir que ela saia espontaneamente, por conta do valor produzido em seus serviços ou produtos.
2 – Qual é o grau de conhecimento da persona a respeito do tema?
Observar a linguagem utilizada nos veículos de imprensa preferidos das personas já entregará uma boa pista sobre como calibrar o pitch de sua comunicação para cada caso específico.
No entanto, entender o grau de conhecimento das personas a respeito do tema será ideal na hora de balancear o jogo entre criação e recepção de conteúdo. Isso envolve conhecer as profissões, formações e nível de instrução técnica de cada caso.
Alguns produtos tecnológicos são mais voltados à pessoas que fazem parte da indústria de tecnologia, e são acostumadas à comunicação em termos técnicos, outros, trabalham com níveis de instrução tecnológica que beiram ao senso comum. É natural que essas personas utilizem canais diferentes para se informam e, inclusive, que falem de maneira distinta sobre um mesmo produto!
Assim, podemos entender se um veículo é capaz de integrar o funil para aquele caso específico e, além disso, qual é a melhor forma de conversar com os leads.
3 – Como a comunicação informa o momento da compra?
Veículos de imprensa influenciam o momento da compra de um produto ou serviço. Esse fenômeno ficou mais impactante com o fato de que grande parte do consumo contemporâneo acontece dentro da internet e mesmo nas lojas físicas os preços e as características do produto são comparados em tempo real.
Os clientes do séc. XXI são cada vez mais exigentes justamente pela facilidade do acesso à informação, em que tudo pode ser acessado no espaço de alguns toques.
Esse é outro motivo para que uma análise atenta seja feita dos canais de imprensa acessados pelas personas. Afinal, como essas autoridades são construídas e qual é a linguagem utilizada para garantir o engajamento do público.
As definições variam muito e, para determinados nichos, até mesmo publicações em revistas específicas – de setores que apoiam-se na tecnologia – podem indicar o caminho para finalização de uma compra. O que importa, nesse caso, é entender como validar e apresentar ao público uma solução eficaz.
Quer entender mais sobre o tema?
Confira o infográfico preparado especialmente para demonstrar como definir o topo, meio e fundo de funil na comunicação empresarial.