Após um ano atípico em que as empresas precisaram reinventar mecanismos de relacionamento com seus públicos (e rever estratégias de comunicação e marketing para atender ao budget mais apertado), 2021 chega convidando departamentos de comunicação e agências a utilizarem os aprendizados adquiridos na crise para irem além.
Aprendemos, antes de mais nada, a trabalhar com mudanças e a construir estratégias com resiliência.
Mas, uma das principais lições deixadas pela crise foi sobre a necessidade humana de relacionamento, empatia e conexão – e, por isso, a importância da centralidade do cliente para qualquer estratégia de comunicação.
Aqui no blog, trouxemos temas como a insegurança com a pandemia e as novas dinâmicas sociais impostas pelo distanciamento social, ao transformarem os hábitos de consumo dos clientes, reforçaram a importância da comunicação empática e assertiva das empresas.
Sem esquecer, é claro, da relevância que as tecnologias adquiriram neste contexto, sendo primordiais para empresas e pessoas continuarem se relacionando e co-criando.
Com isso em mente, separamos algumas das principais tendências para comunicação e marketing em 2021, focadas no setor tech, e que consolidam relacionamentos duradouros com os diferentes públicos. Continue a leitura para descobrir quais são elas.
1. A tendência principal: a comunicação humanizada
Nós poderíamos começar este post com algumas ferramentas ou aplicações que foram implementadas, ou bastante utilizadas por diferentes públicos, e que ajudarão seu time de comunicação a planejar e trazer novidades para a estratégia de 2021 da sua empresa.
Mas isso não adiantará de nada sem o aprendizado que a aboutCOM considera como principal: a importância da estratégia e da humanização da comunicação.
As novas dinâmicas sociais provocaram duas situações: consumidores com mais tempo disponível online, fazendo mais buscas e se relacionando mais no meio digital (deixando mais informações na rede), somado a pessoas mais sensíveis e exigentes no que diz respeito às suas necessidades, sentimentos e sonhos.
Uma pesquisa da Retail Dive apontou que 61% dos consumidores, já em 2018, haviam demonstrado preferência por atendimentos personalizados, seja por e-mail, chat ou mídias sociais. O mais importante para os entrevistados, segundo a pesquisa, seria a criação de conexão, que levaria à solução real de seus problemas.
Quem já vinha seguindo as tendências de relações cada vez mais humanizadas saiu na frente em sua readequação de estratégia, porque aproximação, empatia e personalização constroem relacionamentos mais duradouros e estáveis (e que asseguram a vitalidade das marcas em momentos de crise).
Para 2021, a tendência se mantém forte.
Comunicação tech-to-human (T2H)
O setor de tecnologia também deve estar atento a esta tendência. As criações tecnológicas visam, antes de mais nada, solucionar problemas reais das pessoas, sejam elas profissionais de uma empresa (B2B) ou consumidoras dentro de suas casas (B2C).
Para que as empresas produtoras e fornecedoras de tecnologia conquistem mercado em 2021, será imprescindível partir da comunicação T2H, ou seja, tech to human: comunicar de forma humanizada.
Neste artigo, falamos mais sobre as razões para as empresas de tecnologia considerarem um discurso humanizado em sua estratégia de comunicação. Para aumentar a visibilidade da marca e construir relacionamentos firmes e de longo prazo, recomendamos a leitura!
2. Inteligência Artificial
Agora sim, podemos partir para outra tendência de 2021: a aplicação de Inteligência Artificial (IA) no setor de comunicação e marketing. Dos robôs assistentes, aos chatbots e às captações de dados do consumidor…
Com a redução de custos que pode ter sido necessária com a crise mundial, muitas empresas recorreram à inteligência artificial em 2020 para não fecharem as portas.
Mas, pelo menos por enquanto, a IA não assume um lugar enquanto substituta da ação humana. Pelo contrário, a inteligência artificial tem se tornado uma grande aliada para agilizar processos, buscas e sistematizações de dados.
Segundo a Forrester Research, robótica e automação inteligente serão algumas tendências de inteligência artificial para 2021, em todas as áreas. A empresa ainda apontou que 2021 será o ano em que todas as empresas – não apenas os 15% das empresas que já tinham experiência digital – se renderão a mais experiências, operações, produtos e ecossistemas movidos a tecnologia.
Na área de comunicação e marketing, a tendência em IA é a de permitir o acompanhamento de todo o ciclo de vida do cliente. E isso valerá ouro em sua estratégia!
Enquanto a automação capta e processa dados, profissionais de comunicação podem estar focados em construir estratégias que tenham o cliente no centro, realizando a interpretação dos dados e aplicação de conhecimentos para relações mais personalizadas e humanas.
3. Visibilidade da empresa na internet
Com medidas de lockdown ao redor do mundo ainda sendo empregadas em 2021, principalmente nos primeiros meses, os usos das redes sociais, dos canais digitais de informação e do e-commerce seguem fortalecidos.
Uma pesquisa recente da Kantar Retail IQ, afirma que 58% dos “centennials” preferem pesquisar em sites antes de comprar, enquanto os “millenials”, que respondem por cerca de 40% dos consumidores globais, utilizam as mídias sociais e fóruns para procurar por marcas e comprar.
Para além do e-commerce, esse tipo de comportamento reflete uma verdade: antes de estabelecer uma relação e de confiar em determinada marca, as pessoas fazem buscas na internet. E em locais específicos, de acordo com o público em questão. Logo, como e onde sua empresa está sendo vista?
Como já falamos aqui no blog, se pensamos no mercado B2B, qual marca gostaria de estar associada a uma outra empresa, ou pessoas, com má reputação?
Ou ainda, sem qualquer tipo de visibilidade no canal onde estão seus consumidores? Eles estão em novos aplicativos, como TikTok e Red? Costumam usar o LinkedIn? ou então lêem portais de notícias focados em sua área de atuação?
Construir e disseminar a marca requer pensar uma estratégia de comunicação em que as mensagens transmitidas estejam alinhadas aos objetivos de negócios, sejam veiculadas nos canais corretos, e equilibrem as necessidades do cliente com os objetivos da empresa.
Se você quer saber mais como promover uma boa reputação da sua marca no mercado de tecnologia, seja em mídias online ou offline, clique aqui e leia este post que publicamos!