Ainda há uma cultura em certas empresas de fazer estratégias de assessoria de imprensa e marketing de formas separadas, e, muitas vezes, isso gera confusão.
A falta de sincronia desconsidera a realidade de que uma especialidade tem muito a contribuir com a outra, e dificulta promover a marca empresarial e atrair novos negócios de forma consistente e coesa em todas as frentes.
Por outro lado, a integração entre as estratégias de marketing e de comunicação transforma qualitativamente as mensagens que a empresa está transmitindo ao impactar e conectar pessoas de forma muito mais assertiva.
Neste post você compreende a importância dessa integração e entende, na prática, como as ferramentas de comunicação e marketing podem assumir um papel relevante na estratégia integrada de comunicação para o mercado B2B.
Quando a comunicação potencializa o marketing (e vice-versa!)
Aqui na aboutCOM, ao falarmos de uma estratégia integrada de comunicação, estamos mobilizando o conceito de comunicação inteligente.
Na prática, isso quer dizer que a estratégia de comunicação pressupõe um alinhamento entre marketing, relações públicas, assessoria de imprensa e até agências parceiras, para a geração de novas demandas para a empresa em questão.
No B2B, ou melhor, a partir da perspectiva H2H (human to human), essa prática é fundamental.
Integrar todas as áreas que estão pensando o relacionamento com os públicos – interno e externo – viabiliza a construção de uma comunicação de pessoas para pessoas.
Isso porque um cliente (ou cliente em potencial) vai sendo impactado com uma narrativa única, coesa e carregada de valor, em todos os pontos de contato com a empresa: seja ao ver um anúncio, ler uma notícia em uma revista especializada, ou um artigo publicado por uma liderança no LinkedIn.
E com as relações se pautando cada vez mais pelo mundo digital, a integração entre esses setores (e conteúdos) consegue garantir transparência em todos os canais de comunicação.
Além, é claro, de monitorar a reputação da empresa e permitir respostas sólidas em momentos quando é necessário fazer gestão de crise.
Comunicação e marketing: unidos para gerar leads
E o que isso tem a ver com leads?
No mercado, uma comunicação que não gera negócios está cumprindo apenas parte de sua função, que seria a de comunicar algo.
Mas, assim como em vendas ou em outro setor, na comunicação e no marketing é necessário ter métricas capazes de avaliar as performances do que foi planejado e mensurar os impactos dos investimentos que estão sendo feitos.
Ao pensar as ferramentas de comunicação de forma integrada, é possível monitorá-las e contabilizar os retornos para os negócios. E quando elas envolvem algoritmos, a comunicação se torna analítica e pode ser usada de forma mais inteligente.
Key Performance Indicators (KPIs)
A captação de dados permite aos gestores realizarem uma leitura da realidade para ajustar os detalhes das estratégias de comunicação e marketing, otimizando campanhas com foco em se conectar e impactar as personas.
Mais do que transmitir apenas aquilo que a empresa quer entregar, a escolha dos KPI’s corretos qualifica a estratégia ao indicar o que as pessoas estão buscando e precisando. Assim, são construídos relacionamentos mais personalizados e duradouros.
Comunicação integrada na prática
Pela estratégia de comunicação integrada, cada área – PR, marketing e assessoria – contribui com sua especialidade e, conjuntamente, agem pelo sucesso do cliente.
Um exemplo da visão de comunicação integrada entregue sob a ótica T2H da aboutCOM é o caso da Hitachi Vantara.
A integração da comunicação e do marketing potencializou a estratégia da aplicação de diferentes ferramentas ao contar uma única história da Hitachi Vantara em todos os canais. Entenda mais sobre este Caso de Sucesso aqui.