Como caminhar de uma ideia incrível de marketing para a geração de um lead e daí para a consolidação de um novo negócio?
Quem atua no ramo de comunicação e marketing sabe que há uma pressão nesses departamentos para que suas estratégias (e os investimentos financeiros aplicados) consigam gerar mais vendas.
Mas, ideias soltas, colocadas em prática sem planejamento integrado, recorrendo a discursos desalinhados ou mesmo a mensagens que não chegam ou não são bem compreendidas pelo público alvo, podem colocar todos os esforços (e recursos!) a perder.
Construir uma comunicação inteligente no B2B envolve integrar as diferentes áreas da comunicação, falar a língua dos potenciais clientes e gerar conexão. Só assim é possível gerar mais resultados em vendas.
Vamos falar desses pontos-chave neste post. Continue acompanhando e descubra 3 práticas de comunicação inteligente que farão sua campanha B2B ser um sucesso!
1. Integração desde o planejamento
Imagine o seguinte cenário: o departamento de comunicação lança uma campanha pelo mailing com um determinado objetivo e mensagem, enquanto o de Marketing faz anúncios online e offline com um objetivo totalmente distinto e uma outra mensagem.
A situação pode até gerar retornos positivos vindo de ambas as ações. Mas os esforços divididos e desalinhados não são os mais eficientes e podem ainda ter o efeito reverso.
Quando cada área trabalha por si, muitas mensagens são produzidas, mas não há coesão e a narrativa se perde.
Pensar o diálogo com públicos de forma inteligente, com foco para o sucesso do negócio, envolve necessariamente a estratégia de comunicação integrada. Isso requer um alinhamento entre relações públicas, marketing, assessoria de imprensa e até agências parceiras.
Quando essa integração é colocada em prática desde o planejamento, as mensagens são impactadas qualitativamente e permitem conectar com pessoas de forma muito mais assertiva.
2. Comunicação inteligente para gerar conexão
A comunicação integrada é uma estratégia que viabiliza ainda a construção de uma comunicação de pessoas para pessoas, mesmo no B2B.
A cada vez que um cliente em potencial entra em contato com uma mensagem, vai sendo conduzido por uma narrativa única, que está baseada no valor agregado que a empresa tem a oferecer.
Uma narrativa envolvente, que conte uma história verdadeira e se conecte com as pessoas pelas emoções e com empatia, vai estabelecendo confiança em cada “micro-momento” (no contato com diferentes conteúdos em distintos canais da empresa).
Ou seja, seja pelo mailing, por uma revista especializada ou pelo perfil pessoal do porta-voz da empresa no LinkedIn, o relacionamento criado é reforçado e nutrido em todos os pontos da jornada do cliente.
3. Mensagem eficaz é aquela que é compreendida
Para uma comunicação ser eficiente, não basta ela ser concisa, objetiva e real. Ela precisa chegar nos canais corretos e ser assimilada por quem recebe a mensagem.
E para isso é necessário “falar a língua” das pessoas com quem se quer estabelecer conexão.
Muitas vezes as campanhas de comunicação no B2B esquecem que estão conversando com potenciais clientes leigos e que podem não saber nada sobre o assunto.
Esses leads sabem que precisam de uma solução para sanar seus problemas. Às vezes, nem isso. Pode ocorrer que eles não tenham identificado ainda que uma determinada solução pode ajudar nos negócios.
E para que eles cheguem à conclusão de que a solução oferecida pela empresa trará benefícios, a mensagem precisa ir além do “tecniquês”. É necessário traduzir a solução para a língua dos públicos-alvo, considerando as dores e problemas reais dessas personas.
Com a perspectiva da comunicação integrada, a expertise de mercado e a qualidade técnica da solução então são comunicadas em uma linguagem muito mais simples, compreensível e até descolada.
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