Para que uma narrativa seja única e coerente, todas as pessoas de uma empresa devem estar integradas entre si.
A premissa parece simples, mas muitas vezes – principalmente em empresas de grande porte – isso não ocorre.
É comum vermos que, dentro dos próprios departamentos de comunicação e marketing, uma equipe focada em estratégia e gerenciamento de redes sociais esteja totalmente independente e desintegrada das ações da assessoria de imprensa, por exemplo.
Essa separação, muito longe de gerar mais alcance, resulta em narrativas e mensagens inconsistentes e limitadas.
Neste post, saiba como fazer para que essas divisões entre equipes e tarefas sejam eficientemente aproveitadas em uma estratégia de comunicação integrada!
Comunicação integrada, segmentação eficiente
“Dividir e conquistar” é um lema da Grécia antiga que tem orientado gestores, estrategistas e pensadores de diversas áreas do conhecimento desde então.
Adaptada do jargão militar, esta tática sugere dividir grupos, atividades e setores que possuem distintas práticas e interesses para aumentar as chances de concretizar um objetivo.
Nos negócios, “dividir e conquistar” é uma tática importante quando estamos falando em segmentar públicos, traçando ações pensadas de acordo com os interesses, dores e expectativas de cada público.
Como já mencionamos aqui no blog, a especialização e a segmentação são mecanismos que tornam a comunicação mais assertiva e garante melhores taxas de retorno.
Mas, essas segmentações estratégicas só possibilitam conquistas quando cada parte que compõe o todo está integrada entre si.
Nos negócios, a falta de integração entre as equipes e pessoas que compõem a empresa limita o alcance da mensagem e gera inconsistência na narrativa. Nesse caso, a divisão acaba por enfraquecer a estratégia.
Integrar para amplificar (e conquistar o mercado)
Como sabemos, nos departamentos de comunicação e marketing, existem equipes específicas que são responsáveis por diferentes tarefas ou etapas de uma estratégia.
Há quem seja responsável pelas mídias sociais, outras pessoas pelo mailing, e outras ainda pela assessoria de imprensa, por exemplo.
Quando estas pessoas agem de forma independente, cada canal transmitirá uma mensagem e muitas informações ricas podem se perder.
Por outro lado, quando a comunicação parte de uma perspectiva integrada, todos os canais contam a mesma história e conduzem leads e clientes por uma narrativa única, ainda que existam adaptações no formato e na linguagem, de acordo com canal.
Além disso, os dados e informações captados por cada equipe servem de suporte para as demais equipes da empresa atuarem em suas determinadas áreas.
Inbound + Outbound marketing
Com essa premissa colocada em prática, tanto ações de inbound marketing como as de outbound marketing se interconectam e reforçam mutuamente (e pouco a pouco, vão levando o lead ao fundo do funil de influências).
Um mesmo release que seja publicado em uma revista especializada, por exemplo, pode ser convertido em um interessante conteúdo para o blog da empresa, no qual é possível usar a estratégia de SEO. Construindo uma narrativa única, para todo o conteúdo, que pode ainda ser adaptado para redes sociais em posts, stories e até anúncios.
Essa integração, ao invés de limitar o alcance de determinado conteúdo (e dos negócios como um todo!) amplifica a abrangência da mensagem e a faz chegar aos potenciais clientes, em cada micro-momento de seu dia.
Integração além do marketing
Quando as pessoas estão integradas e falam uma mesma língua, a narrativa também está integrada e os clientes vão confiando cada vez mais na empresa e em suas soluções.
Na prática, isso quer dizer que o time de marketing, suas ideias e estratégias devem estar igualmente integrados com as demais áreas para que a narrativa seja consistente – e atenda aos objetivos de negócios.
Pensemos nas ações de vendas, pós-venda, e do atendimento ao consumidor… Cada uma delas pode auxiliar o trabalho da outra, se estiverem constantemente trocando dados e informações.
Isso torna possível, por exemplo, que a equipe de redes sociais dê informações ricas aos vendedores, conforme potenciais clientes interajam com as publicações.
A disponibilização de clipping aos vendedores pode ainda prepará-los e equipá-los com informações valiosas que agreguem no contato com leads qualificados.
E a equipe de pós-venda pode registrar informações valiosas para repassar ao time de marketing, de forma a intensificar as boas ações e reparar possíveis danos.
Essas são algumas formas práticas de integrar a empresa em uma narrativa única, mas não são as únicas. Conheça aqui um case de sucesso de comunicação integrada da aboutCOM.