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O papel da Comunicação na promoção de Diversidade e Inclusão no B2B

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Sua empresa está atenta à Inclusão? E à Diversidade? 

Se não está, pode ser uma boa ideia para os negócios começar a pensar nisso e no papel que a comunicação tem na promoção de Diversidade e Inclusão (D&I).

Empresas ao redor do mundo estão conquistando ganhos relevantes ao investirem em equipes mais diversas, agregando pessoas de diferentes gêneros, orientações sexuais, raças-etnias, e com deficiência (PcD), por exemplo.

Além de promover ambientes mais justos e equilibrados no interior das empresas, D&I agrega valor e é capaz de superar a lucratividade daqueles pares que ainda não buscaram adotar essa abordagem. Diversidade & Inclusão é também inovação!

É preciso também que as estratégias de comunicação estejam alinhadas à abordagem e aos valores D&I. Afinal, comunicação eficiente acompanha as mudanças do mercado e as novas exigências dos compradores. 

Para dialogar com diferentes públicos, é necessário ainda uma comunicação mais humana e fluida, que permita entender realidades distintas e atender necessidades específicas. 

Continue a leitura para saber mais sobre o papel da comunicação para a Inclusão e a Diversidade no B2B!

Diversidade & Inclusão como chaves da inovação

Você já reparou nas histórias da Disney de alguns anos para cá? 

As personagens e suas trajetórias cada vez mais se afastam do antigo padrão dos contos de fada, ampliando a representação de pessoas negras, revelando mulheres aventureiras e celebrando a diversidade cultural – de Moana à Soul, de Frozen à Raya, e à Elena de Avalor, a primeira princesa latino-americana.

Essa é uma realidade que se espalha pelo mundo… logo, pelos negócios e pelo ambiente corporativo. 

Novos rostos, corpos, e mentes, assumindo posições estratégicas. Com essa representatividade, as possibilidades das empresas de atenderem a um público multifacetado estão sendo ampliadas. 

Quando novas visões de mundo são agregadas, maior é a inteligência das equipes, que se tornam mais capazes em criar soluções e resolver problemas novos que vão surgindo.

Mais diversas, mais lucrativas

Empresas que agregam Diversidade e Inclusão (D&I) em suas atuações, têm conquistado melhores resultados. É o que mostra a pesquisa “Diversidade vence”, da McKinsey and Company, de 2020, realizada em mais de 15 países e com mais de 1000 companhias de grande porte. 

Os dados apontam que, quanto maior a representação de gênero, por exemplo, maior a probabilidade de desempenho superior das empresas. Aquelas com mais de 30% de mulheres executivas mostraram maior probabilidade de superar organizações em que esse número variava entre 10 e 30%. 

Nos aspectos étnicos e raciais, a pesquisa mostra que as empresas com maior diversidade superaram as com menor diversidade em 36% em lucratividade. 

O papel da comunicação para D&I

De forma geral, o mercado B2B foi reconhecidamente um ambiente mais tradicional, com uma maioria de homens, brancos e heterossexuais em postos de liderança.  

Entretanto, mudanças graduais no aumento da representação de grupos minorizados em cargos executivos estão afetando o mercado B2B e as formas das empresas de se relacionarem. Mais mulheres, mais pessoas negras, mais LGBTQIA+s adentram ao universo B2B. 

A representatividade vem permitindo que haja a inclusão de novos compradores no escopo de públicos-alvo das próprias empresas. 

São novos perfis de clientes, com diferentes sonhos, problemas e necessidades, e que carregam esses aspectos consigo na hora de fechar novos negócios. Por isso, a perspectiva Diversidade&Inclusão deve caminhar lado a lado com uma comunicação equivalente. 

Comunicação humanizada, coerente e acessível

Uma comunicação humanizada e assertiva pressupõe a escuta das necessidades do cliente, equilibrando a solução dos problemas reais dessas pessoas com os objetivos de negócios da empresa. 

À medida em que esses novos personagens assumem cargos de liderança e passam a guiar o futuro das empresas e do mercado, a comunicação precisa acompanhar o novo ritmo. 

É necessário atualizar as mensagens, as linguagens e até os canais de comunicação a serem usados. Às vezes, até traduzi-las para que pessoas com deficiência visual ou auditiva possam acessar essas mensagens.

Comunicar de forma humana e coerente requer conhecer a fundo quem são os públicos e suas dores. Requer traçar as personas do negócio e estabelecer estratégias adequadas para a construção de um relacionamento duradouro, que gere conexão.

Desta perspectiva, a comunicação se assume como um dos pilares estratégicos, projetando em todas as mensagens os valores de Diversidade & Inclusão para os públicos compradores e contribuindo para agregar valor à empresa.

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