Cada vez mais ouvimos falar sobre liderança estratégica no meio corporativo.
Mais do que uma pessoa que delega tarefas e toma decisões, a liderança estratégica é capaz de traçar um plano de negócios, de atender às necessidades da empresa de forma eficiente e inteligente. E sua liderança se torna determinante para os objetivos de negócios.
Para se tornar um líder estratégico, é necessário muito mais do que capacidade administrativa. Outras competências e habilidades são cruciais para atender às exigências do mercado e ainda motivar, influenciar e ouvir aquele que é um dos principais capitais da empresa: o capital humano.
A comunicação humanizada é uma dessas habilidades necessárias, e que deve ser desenvolvida por uma liderança estratégica para o bom relacionamento com diferentes públicos.
Quando a comunicação é um pilar da empresa, é possível gerar menos ruído e garantir mais transparência nos negócios. Continue a leitura e descubra como.
Comunicação estratégica e humanizada
A comunicação está presente não apenas no relacionamento entre o time de marketing e vendas e o mercado, mas também entre porta-vozes e o público em entrevistas ou redes sociais, entre as lideranças e os colaboradores no cotidiano do trabalho.
Ao se tornar parte da estratégia de uma empresa, a comunicação passa a ser compreendida como um elemento crucial para atingir os objetivos de negócios.
A comunicação empresarial é então estruturada e alinhada aos valores e objetivos da organização, orientando como deve ocorrer o relacionamento com os diferentes públicos para garantir bons resultados. Ou seja, quais mensagens, ações, narrativas, e tom de voz devem ser utilizados, por exemplo. E isso vale tanto para clientes como para colaboradores.
Partindo dessa visão, lideranças estratégicas compreendem a necessidade de desenvolver suas habilidades em comunicação. E, cada vez mais, os diferentes públicos demandam uma comunicação mais humanizada e empática.
Em situações de crise, por exemplo, a comunicação humanizada se torna um verdadeiro ativo empresarial, pois garante coesão, transparência e segurança para todos os públicos envolvidos, assegurando a vitalidade e estabilidade dos negócios.
Desenvolvimento e treinamentos para líderes estratégicos
É verdade que uma comunicação humanizada pode ser desenvolvida de forma mais fácil por certos perfis de liderança. Mas, engana-se quem pensa que as habilidades de comunicação são inatas.
Para se comunicar com clareza, empatia e assertividade, e estabelecer relacionamentos mais transparentes com o mercado e com o time de colaboradores, é crucial buscar treinamentos especializados.
E um líder estratégico deve buscar desenvolver as habilidades necessárias para o bom desempenho dos negócios.
Isso requer, por exemplo, se preparar para gerar menos ruído, seja na comunicação interna, com o mercado ou com a imprensa, de forma que os relacionamentos com estes públicos sejam mais transparentes e promissores.
Alguns dos principais treinamentos em comunicação com estes objetivos são o Media Training, voltado para que a liderança se posicione melhor em público e saiba usufruir melhor de entrevistas e coletivas de imprensa, e também a prática de Comunicação Não-Violenta (CNV), focada em minimizar conflitos e resolver problemas por meio da escuta atenta e empática.
O papel dos especialistas em comunicação
Além do desenvolvimento pessoal e da busca por melhoria constante, as lideranças estratégicas podem ainda buscar orientações do time de comunicação de sua empresa ou da agência de comunicação especializada.
Isso porque especialistas em comunicação humanizada estão na ponta do relacionamentos com o mercado e, por seu ouvido atento às mensagens que chegam nos diferentes canais de relacionamento, estão familiarizadas com as dores e as necessidades dos públicos.
Assim, confiar no time de comunicação e relações públicas para responder às dores do mercado e do próprio time de colaboradores é uma forma também de exercer a liderança estratégica e promover mais transparência nos negócios.
Rosângela
Comentou em 27/11/21