Hoje, é impossível não associar o papel das empresas a um compromisso social. E comunicar suas ações de maneira estratégica para o público certo é essencial para se posicionarem sobre as causas que defendem.
A cada dia, mais e mais empresas entendem o seu papel no mundo e se preocupam não só com os seus interesses em termos de negócio, mas também se colocam como agentes importantes na transformação de questões da sociedade.
E é nesse sentido que o termo Inovação Social, ou Social Innovation, vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. O conceito engloba um olhar para as tecnologias atuais e futuras, unindo inovação e sustentabilidade a processos ágeis, para melhorias na qualidade da sociedade em áreas como mobilidade, planejamento de cidades inteligentes, desperdício de recursos e redução do impacto ambiental das organizações.
Como isso pode funcionar? Investindo no bem comum.
As empresas têm tido um papel fundamental na sociedade para melhorar os valores sociais, ambientais e econômicos, e na criação de um futuro melhor para todos.
Esse termo, que conhecemos por aqui com os cases do nosso cliente, Hitachi Vantara, a Inovação Social ou “Social Innovation”, propõe que as novas tecnologias ganhem um espaço de transformação no contexto dos desafios climáticos, sociais e ambientais que vivemos.
A empresa segue uma herança centenária de colaboração para empoderar ações positivas, que visam, por meio da inteligência de dados, desenvolver uma sociedade mais bem organizada, que resulta em menor impacto para o ambiente e melhor qualidade de vida para as pessoas. A organização também opera uma visão de conduta corporativa que viabiliza a expansão dos negócios em compasso com os princípios sustentáveis.
Inovação Social na prática
Para a Hitachi, a Inovação Social é liderada pelo mundo de possibilidades que se abre com o advento do 5G e da IoT (Internet das Coisas), que permite a tomada de decisões e desenho de estratégias totalmente baseadas na gestão e interpretação dos dados coletados. Uma estratégia data driven que revela desperdícios e pontos-cegos em áreas como coleta de lixo, emissão de gases e contaminação da água e do ar.
Além disso, ainda ajuda no desenvolvimento de sistemas de processamento eficientes na indústria, na economia energética baseada em gestão de recursos e em outras áreas de TI que geram efeitos diretos e indiretos nas práticas de ESG (Environment, Social & Governance) das empresas. Essas tecnologias sustentam novas formas de trabalho, novas relações nas redes de suprimentos e uma postura inovadora quanto às prioridades de negócios.
Soluções que permitem essa tomada de decisões baseada na gestão inteligente dos dados, como a Lumada, possibilitam, por exemplo, que se adicione um quesito de inteligência a mais na distribuição de energia elétrica com entrega estável e controle fino dos fluxos de energia. Desta forma, tecnologia e visão estratégica se combinam para reduzir a pegada de carbono, e também para mitigar problemas enraizados na gestão das cidades e das indústrias.
Comunicar essa ideia
Acreditamos que comunicar as ações de inovação social é tão importante quanto fazê-las. As empresas que estão assumindo posições visionárias têm o poder de liderar movimentos globais e ajudar a fazer a diferença em nosso mundo.
Além disso, usar ferramentas de comunicação para criar boas parcerias, com propósitos alinhados, é indispensável para levar a inovação tecnológica e ambiental para toda a rede de suprimentos, transformando os mercados de dentro para fora, espalhando boas ideias em áreas diferentes e complementares.
Pensando nisso, a Hitachi Vantara criou o Social Innovation Forum, um evento digital totalmente voltado a inovações tecnológicas para aplicações sociais e ambientais, para comunicar e se posicionar nesse meio. Essa é uma estratégia de comunicação de amplo alcance, que leva a ideia da empresa para públicos especializados e abre espaço para grandes negócios.
Em outros sentidos, a comunicação executiva e corporativa se torna importante para trazer suas ações para perto do público e até mesmo dentro da empresa. Cuidar para que cada colaborador e gestor entenda os princípios sustentáveis por trás do negócio é uma forma de criar coesão e inspirar mudanças em cenários-micro.
Quer entender melhor como trabalhar sua comunicação e gerar negócios alinhados ao seu propósito? A aboutCOM pode entender quem são os seus públicos e traçar uma estratégia para que a sua comunicação chegue até eles, de maneira eficaz e transparente.