Os treinamentos de comunicação corporativa não são mais fechados em “caixinhas”. Para dar conta de todas as demandas atuais, a resposta é integrar diversos pontos de vista em uma proposta multidisciplinar, 360º. Isso ajuda a empresa a estabelecer mensagens fortes, coerentes e para todos os públicos.
Um dos treinamentos mais tradicionais é o Media Training. Falar com veículos de comunicação é um desafio que exige tato e preparo, especialmente ao tratar de temas sensíveis e que podem afetar a reputação da empresa.
Na aboutCOM, percebemos que essas preocupações não são mais limitadas às comunicações com veículos de comunicação tradicionais. Os treinamentos não podem se restringir às entrevistas. É preciso ampliar o foco dos media trainings. Porta-vozes de empresas precisam estar bem preparados e ter jogo de cintura ao se posicionarem, falando com precisão em entrevistas, reuniões de trabalho, palestras, comunicados internos e externos da corporação.
Também precisam ter cuidado em suas redes sociais, em especial no LinkedIn. Afinal, antes de um jornalista entrevistar o CEO, ele certamente acessará o LinkedIn do profissional para fazer uma pesquisa. Um parceiro de negócios pode esperar que o executivo tenha a mesma capacidade de posicionamento em uma palestra do que o encontrado em um artigo em sua rede social. É preciso criar narrativas coerentes, através de treinamentos flexíveis e multidisciplinares, para que as mensagens façam sentido em todos os pontos de contato.
Treinamentos para uma comunicação flexível e eficiente
Técnicas que trabalham a fala, a escrita, a audição e a compreensão mútua podem fazer a diferença em todas as áreas da vida de um profissional. A habilidade para a resolução de conflitos acaba aprimorada, como a capacidade de persuasão e cooperação: características importantes para qualquer liderança.
Os treinamentos podem ser moldados de acordo com as necessidades da empresa. Media training, CEO positioning, Social Selling e Media Lecture não precisam ser fracionados, mas compilados com a mesma intenção: a comunicação eficiente.
Cada aprendizado pode ser aplicado em inúmeras situações, desde que compreendido de forma abrangente e adaptável. Veja, por exemplo, os tópicos utilizados para a preparação para a comunicação em uma reunião de negócios.
- Preparo para a fala (estudar o que deve ser abordado com antecedência);
- Se ater ao tema da reunião (evitar desvios e não responder o que não é de sua alçada);
- Definir o que espera da reunião (objetivos bem definidos e alinhados à postura da empresa);
- Se preparar para caso o interlocutor esteja fechado para ouvir (atenção e escuta perceptiva, focada nas reações do outro);
- Se preparar para caso o interlocutor não saiba do que eu estou falando (empatia para considerar a linguagem precisa para dialogar com o próximo);
- Conexão do que eu quero falar com como a pessoa vai receber (busca por um diálogo frutífero e que interesse para ambas as partes).
Importância da CMM na comunicação integrada
Esses tópicos são baseados na CMM (Gestão Coordenada de Significados), uma técnica utilizada para que um interlocutor possa identificar ruídos de comunicação e saber solucioná-los. Ela inspira todos os nossos treinamentos, independentemente do objetivo, e pode ser utilizada para a comunicação empresarial em todos os canais.
Com um treinamento integrado, o executivo aprende como utilizar a escuta ativa e a empatia para adaptar sua fala e prezar pelo entendimento mútuo. Por exemplo, percebe que o outro não entende do assunto ou não está disposto a aceitar uma proposta.
Na aboutCOM ampliamos o leque ao trabalharmos com treinamentos em qualquer nível empresarial. São eficientes inclusive em casos de mudanças de cargos e não se atém somente à condição atual. Em muitos casos, profissionais são promovidos e precisam adaptar sua linguagem para novos contextos, sem deixar de expressar sua autenticidade. Toda a sua trajetória será valorizada, mas em um novo discurso que abranja os princípios da marca e contemple todos os stakeholders envolvidos.
Preparação para comunicar em um mundo conectado
Hoje, tudo isso está conectado, especialmente por conta da expansão e importância da comunicação nas redes sociais para gerenciamento e construção de autoridade. O próprio LinkedIn conta com uma ferramenta que calcula e indica seu índice de Social Selling na rede. Isso demonstra como a postura online não se desloca mais da construção de marca e de sua reputação pessoal.
Todo processo de evolução da comunicação corporativa nesse cenário digital exige preparo e autonomia. Os treinamentos não são mais opcionais nesse contexto atual. Estar preparado e poder se comunicar com precisão e assertividade em qualquer lugar, é mandatório.