Eventos são ferramentas incríveis para posicionar uma empresa no mercado e alcançar possíveis clientes . Mas, para que todo seu potencial seja aproveitado, é preciso manter um olhar estratégico que ofereça conteúdos de valor para as personas.
Com exceção de alguns espaços específicos, como os estandes, por exemplo, os eventos não são somente oportunidades para vender produtos ou serviços diretamente. É importante posicionar o conhecimento da empresa e de seus porta-vozes, compartilhando um conteúdo de valor para essas pessoas, pensado estrategicamente para suprir as necessidades e dores delas. Não é sobre o que eu tenho a vender, mas sobre o que o público está buscando de conhecimento e o que a minha empresa pode oferecer.
Em muitos casos, a sensação é a de que estamos vendo sessões de pitch de vendas, que não atingem esses objetivos. O resultado é o baixo interesse das pessoas com a pauta e, consequentemente, com a marca.
Para aproveitar ao máximo o potencial de um evento, é preciso entender quais são as ferramentas e estratégias que devem ser adotadas de acordo com cada contexto. Onde é válido compartilhar conhecimento e onde é adequado vender? Como conectar essas interfaces de acordo com os interesses do público?
Abaixo, compartilhamos contigo a nossa visão sobre como planejar o posicionamento em um evento a partir de uma comunicação integrada.
Enquadrando os eventos no funil
Na aboutCOM, enxergamos os eventos como uma ferramenta de comunicação entre tantas outras, como as redes sociais, as ações de assessoria de imprensa etc. Ou seja, antes de mais nada, criamos uma estratégia de comunicação alinhada aos objetivos da marca em participar daquele momento e, depois, entendemos como desenvolver as mensagens-chave para aquela determinada situação.
O Funil nos ajuda a entender em que etapa o público está e quais são as melhores estratégias para fazer com que eles sejam instigados à decisão de compra.
Perguntas norteadoras para posicionar sua empresa em um evento
O primeiro passo dessa preparação é fazer algumas perguntas que vão nortear a preparação do conteúdo:
– O que eu quero que as pessoas saibam sobre a marca ou sobre meu negócio?
– Qual é o nível de conhecimento das pessoas envolvidas? São CEO’s? Gestores? O evento é aberto?
– A partir das respostas, o que levar de conteúdo relevante?
Com esses questionamentos, é possível entender as dores das personas e como oferecer conteúdos coerentes nas mais diversas frentes e, principalmente, a melhor forma de performar no evento.
Exemplo de participação em eventos
Uma conferência como a Futurecom – um dos maiores eventos de TI & Telecom do mercado B2B – opera como um espaço de debate sobre tendências e inovações. Se você é porta-voz de uma empresa nestes setores, este é o local ideal para comunicar sua visão de futuro e de impacto nesse ecossistema.
Vamos supor que uma empresa queira abordar a tecnologia 5G neste evento uma tendência das mais atuais, com grande impacto no mercado brasileiro. Neste caso, é interessante para a marca trabalhar com um conteúdo de topo de funil, que engaje e discuta amplamente sobre o tema.
Uma palestra tematizada como “Como a tecnologia 5G irá mudar o mercado de pagamentos digitais” pode ser muito mais efetiva do que “Como minha marca desenvolveu a melhor antena 5G do mercado”, por exemplo. Mesmo que use um produto na temática da palestra, ele deve ser enquadrado num escopo mais amplo. Você pode abordar, por exemplo, como soluções de tecnologia – como a sua – estão revolucionando um mercado que necessitava disso.
Os eventos como parte da comunicação integrada
Na aboutCOM, trabalhamos com a estratégia antes das ferramentas. Isso significa que observamos os objetivos da empresa e identificamos as mensagens-chave que ela quer transmitir. Depois, olhamos para o mercado para mapear com quem ela deseja conversar e qual é a linguagem que faz mais sentido. Só então, olhamos para as ferramentas.
E como você viu, os eventos são uma ferramenta altamente eficaz, no entanto, é preciso fazer parte de uma estratégia macro, maior do que ela, para que sua participação seja assertiva e a empresa atinja seus objetivos traçados anteriormente.