Sabemos que a comunicação e os relacionamentos são boas formas de gerar negócios. Em um momento em que tudo acontece digitalmente, especialmente para empresas de tecnologia, um trabalho bem estruturado nas redes sociais é capaz de aportar aos esforços de vendas utilizando o social selling, sobretudo no LinkedIn.
Como a principal rede social de negócios, além de uma plataforma de recrutamento e oportunidades de trabalho, o LinkedIn pode oferecer muito mais para quem atua na área de comunicação ou vendas. Aplicando técnicas de Social Selling as empresas tiram melhor proveito da atuação de suas equipes na plataforma.
Segundo os dados obtidos por uma pesquisa realizada pela plataforma, o LinkedIn é responsável por 64% de todas as visitas a websites corporativos originadas em redes sociais. Enquanto 50% dos membros da rede reportaram que são mais propensos a consolidar negócios com empresas as quais eles realizam interações no LinkedIn.
Isso significa que a plataforma não é só um espaço de relacionamento ou construção de marca, mas, sim, uma grande fonte de geração de novos negócios.
Falamos inicialmente sobre networking e vendas neste artigo. Agora, entenda melhor no que consiste a estratégia de venda social e a importância dela estar relacionada com suas estratégias de comunicação para gerar mais oportunidades de negócio com menos recursos, como num cenário de distanciamento social.
Social Selling e H2H
Mais do que um termo da área de vendas, o Social Selling é uma estratégia eficaz para gerar negócios a partir de relacionamento com o seu público-alvo. E é por esse caráter relacional que ela é uma premissa básica para toda ação que considera o lado humano de cada inovação.
Quando atuamos a partir da perspectiva do Human to Human (H2H), ou, no nosso caso, do Tech to Human (T2H), compreendemos que o LinkedIn, por exemplo, permite acompanhar clientes e prospects muito mais de perto e participar naturalmente dos diálogos deles.
As redes sociais devem ser entendidas como uma tática essencial para sua estratégia de comunicação T2H, por meio da socialização e tudo que este relacionamento pode oferecer para compreender aspectos específicos do cliente e também consolidar suas metas.
T2H no LinkedIn
Nós, profissionais do mundo tech, não somos, muitas vezes, compreendidos por quem está de fora do nosso mercado. No entanto, cada vez mais, a tecnologia se aproxima do cotidiano das pessoas. E isso não deve ser diferente no posicionamento digital de executivos em plataformas como o LinkedIn.
Você precisará estruturar um bom perfil que comunique a tecnologia para pessoas. E como fazer isso? Com elementos que comuniquem àquilo que sua você pode oferecer e como sua empresa se agrega nisso. Para isso, a criação deste perfil deve ser feita com sua persona compradora em mente – quais são os desafios dela; suas dores no trabalho, etc -, levando em consideração aspectos como a foto e a capa e informações inseridas no perfil.
Assim como em estratégias de SEO, é necessário atentar-se às palavras usadas, selecionando as palavras-chave que irão dialogar com seu prospect. Isso irá reduzir os obstáculos entre vocês a partir da conexão e identificação primária que será gerada. Não se esqueça também que é preciso saber contar uma história, não se prender aos jargões do setor e escrever usando seu tom de voz próprio.
Este perfil contribui, ainda, para ressaltar a humanidade de sua empresa, já que coloca em evidência a pessoa que está ali, com suas características pessoais, como uma co-criadora ou portadora dos valores de determinada marca.