Ações em sustentabilidade têm de ser comunicadas aos clientes justamente porque a grande demanda do público hoje é reconhecer os valores das empresas das quais consomem. Mas, e as empresas B2B? Por que a comunicação ESG também é importante para clientes corporativos?
As empresas são formadas por pessoas e produzem serviços e produtos para pessoas. Esse princípio ficou muito bem definido quando a crise climática, a tecnologia, e também a pandemia, nos lembraram que tudo está muito conectado. Por essas e outras, a sustentabilidade não é, em 2022, apenas uma pauta de ONGs. Existe um mercado e uma motivação para a inovação e a transformação das empresas.
Quando pensamos em sustentabilidade no contexto B2B, falamos de ações e de códigos de ética que orientam as corporações na hora de fechar contratos e firmar compromissos. Não apenas de empresas lidando com fornecedores, parceiros e até clientes empresariais. A comunicação entre empresas B2B exige ainda mais presença e responsabilidade, pois ela é parte de uma área essencial para o relacionamento: a transparência.
Estamos falando de compliance, de tomada de decisões estratégicas e de um foco em comum que deve permear a cadeia de suprimentos.
Responsabilidade em ações e comunicação ESG
Toda empresa tem a responsabilidade de integrar em sua operação princípios éticos que dialogam com os valores de seus gestores e de seu público. As ações de ESG trabalham justamente com isso. Trata-se de equilibrar estrategicamente a governança, as ações ambientais e os cuidados com os impactos sociais da empresa.
Valorizar essas práticas e destacá-las na comunicação B2B significa trazer ao público o que a empresa realmente está fazendo, contribuindo não apenas para mitigar efeitos negativos ao social e ambiental. Além, claro, de inspirar toda a sua rede de fornecedores e de parceiros para adotar essas ideias.
Muitas empresas acabam investindo em mercados inovadores dessa forma. Criam parcerias com cooperativas de reciclagem, contratam empresas que utilizam energia renovável, investem em uma comunicação direta com a comunidade por institutos ou instituições, etc. As opções são inúmeras e criadas de acordo com a personalidade de cada empresa.
Ao comunicar suas ações e resultados de B2B, a sua empresa demonstra que está seguindo padrões altos exigidos pelo mercado e pelas instituições de regulação internacional. Você está fazendo a sua parte e isso vai atrair oportunidades de negócios que estão alinhadas com o futuro que estamos construindo juntos.
Bons negócios como estratégia para mudar o mundo
A comunicação é parte fundamental da estratégia de ESG. Conhecer muito bem os meios de comunicação e a linguagem utilizada para falar sobre isso em cada espaço é essencial. É muito interessante expor aos pares as suas ações de sustentabilidade, mas a verdadeira inspiração ocorre quando você consegue demonstrar que é possível expandir a atuação nos negócios por agir de forma alinhada social, ambiental e economicamente.
Inovar e agir com foco em qualidade de serviços são as chaves neste contexto. É simples. Trabalhamos com pessoas e para pessoas e vivemos em um mundo abalado pela crise climática e por rupturas profundas em nosso modo de vida. Ao mesmo tempo, o público quer cada vez mais ser compreendido, respeitado e receber uma experiência personalizada.
As ações de ESG vão atingir exatamente essa grande demanda humana: estar em um mundo em que todos se atentem às necessidades da sociedade.
Ao comunicar o sucesso que sua empresa obtém nessa busca, você também diz ao mercado, aos clientes e aos seus pares que isso é possível. Você está comunicando que o investimento em sustentabilidade faz sentido. Você percebe o poder desta perspectiva?