Em meio à competitividade, as empresas B2B (business-to-business) enfrentam desafios significativos na criação de uma presença sólida no mercado. Trazer uma mensagem única em diferentes canais, por meio de uma comunicação integrada, pode ser a maneira ideal de conquistar a imagem desejada.
Dados da Associação Brasileira das Agências de Comunicação, a Abracom, mostram que apenas 11% dos clientes de empresas procuram por comunicação integrada. Flavia Sobral, Diretora da aboutCOM, encara o resultado do levantamento de maneira positiva. “O mercado é incipiente, mas nos mostra que há um espaço para crescer e para discutir a necessidade de integrar a comunicação. Para se destacarem, é essencial que as empresas B2B adotem uma abordagem estratégica para amplificar a sua narrativa”.
Ao integrar ferramentas como relações públicas, marketing digital e redes sociais em uma única estratégia, as empresas passam a desenvolver um planejamento coerente para todos os canais de comunicação e a transmitir uma narrativa consistente e única. E é justamente isso que as companhias têm demandado. De acordo com a mesma pesquisa, 67% dos clientes de empresas de comunicação buscam capacidade de planejamento e visão estratégica.
“A departamentalização da comunicação leva a prejuízos na estratégia de uma empresa. A comunicação precisa ser fluida e criar uma mensagem única a ser reproduzida da maneira correta em cada uma das ferramentas que a empresa possui: redes sociais, imprensa, inbound marketing, e outras”, reforça Flavia.
Entender o público é fundamental
Para que essa mensagem única seja criada, é preciso identificar as personas para as quais a marca pretende vender e compreender suas necessidades e desejos. Só assim é possível desenvolver comunicações direcionadas. Com isso, existe um potencial impacto positivo no crescimento do negócio, pois a estratégia estará alinhada aos objetivos específicos de negócios de cada organização.
Além disso, por meio de uma estratégia bem planejada, é possível posicionar a empresa como uma líder de mercado, transmitindo os valores e a personalidade da organização de maneira consistente e eficaz. Isso não só aumenta a visibilidade da empresa, mas também cria confiança e credibilidade entre os clientes e parceiros de negócios.
Flavia explica ainda que a comunicação e o marketing estão cada vez mais próximos. “Embora ainda seja um desafio para as empresas enxergarem a comunicação como uma matéria única, esse trabalho junto ao marketing, de atividades e comunicações alinhadas em mensagens internas, externas e até na fala de um CEO em suas redes sociais faz com que a comunicação da empresa esteja muito mais coerente e passe mensagens que atinjam verdadeiramente as personas do negócio nos meios que conversam com cada uma delas”, finaliza Flavia Sobral.