Desde a infância, aprendemos a nos comunicar. Mas quando vamos para o mundo profissional, vemos que o que estudamos durante a vida não é suficiente. É preciso treinar para transmitir com clareza as mensagens que queremos. Neste artigo vamos entender melhor sobre o papel dos treinamentos na comunicação corporativa.
É dito e feito. As pessoas saem com a percepção apurada de como se comunicar no ambiente profissional quando fazemos um treinamento na aboutCOM. Elas entendem mais sobre a importância da comunicação como elemento obrigatório, independentemente de qual cargo tenham. Seja em treinamentos com líderes ou com as equipes, fica claro que adquirir consciência ajuda a evitar ruídos e a adicionar clareza nas mensagens que se deseja transmitir.
Nesse sentido, partimos do pressuposto que a comunicação é sempre H2H (human to human) – ou seja, de pessoa para pessoa. Essa percepção parece óbvia, mas nem sempre é considerada quando os desafios do dia a dia exigem jogo de cintura e empatia nos diálogos. A comunicação é o centro de muitos fatores em uma empresa, como na resolução de conflitos, no fechamento de negócios e no diálogo com os clientes.
Mais precisão nos diálogos e assertividade na amplificação das mensagens
Um artigo publicado pela Forbes menciona uma pesquisa recente que diz que 39% dos colaboradores sentem falta de mais comunicação e colaboração nas equipes. Esse problema, dentro do contexto de posicionamento e amplificação de mensagens institucionais, pode gerar desalinhamento de discurso de marca, criando uma empresa com identidade fraca. O próprio artigo destaca que ‘boa comunicação é bom para o negócio’.
Mas poucas pessoas ingressam em suas carreiras com o preparo adequado para notar tão profundamente o funcionamento da própria comunicação. Isso fortalece a importância dos treinamentos com esse viés serem dados não apenas para líderes e porta-vozes, mas para toda a empresa. Este olhar atento à comunicação faz com que todos os colaboradores falem “a mesma língua”.
O treinamento também pode auxiliar a trabalhar as habilidades de um profissional, inclusive, para além do cargo ocupado. A ideia é que a pessoa avance em sua carreira com autonomia para transitar em diferentes ocupações, utilizando a linguagem correta para sua realidade.
É possível encontrar um bom equilíbrio para falar de suas jornadas pessoais em sintonia com a narrativa da empresa. Trazer um tom de voz pessoal para o discurso corporativo é essencial para a liderança, que tem como umas das funções, dar voz e cara para a marca.
É por isso que os líderes que treinam seus discursos encontram ferramentas para toda a vida. As técnicas aprendidas podem ser utilizadas em conversas com outros executivos, no fechamento de negócios e até mesmo em futuros cargos.
Líderes treinados estão mais preparados para observar a qualidade da comunicação em suas empresas. Podem conseguir bons insights para orientar a escolha por treinamentos adequados, criados especialmente para situações específicas.
Técnicas que utilizamos nos treinamentos em comunicação
Treinamentos personalizados podem resolver problemas localizados, inclusive para parceiros comerciais. Um bom exemplo foi o treinamento realizado pela aboutCOM com 260 parceiros de um cliente, com foco em posicionamento da empresa no LinkedIn. A ideia foi incentivar essa comunicação, mas com a atenção devida ao que podem dizer sobre a empresa e àquilo que devem evitar. Os treinamentos em comunicação ajudam a empresa a conter discursos incongruentes com a narrativa oficial da companhia. Isso pode auxiliar a controlar a reputação da marca em contextos variados.
Quando trabalhamos as habilidades em comunicação, usamos fundamentos de estudos como o CMM (Coordinated Management of Meaning, ou, em português, gestão coordenada de significados). Trata-se de uma técnica focada em ouvir e ser ouvido, encontrando a melhor forma para expor e absorver ideias em uma comunicação. Essa abordagem ajuda a identificar como a pessoa recebe uma informação, em uma reunião de negócios ou em um diálogo com a equipe, por exemplo, para que seja possível ressignificar as próximas falas, em busca de entendimento mútuo.
A CMM tem tudo a ver com a metodologia aplicada pela aboutCOM em sua abordagem de gestão de comunicação corporativa, a T2H (Tech To Human), que visa orientar para uma linguagem coerente com as pessoas com quem se está falando. Outras técnicas, como a comunicação não violenta (CNV), também compõem nosso rol de referências. Nos treinamentos com equipes, ela foca na resolução de conflitos.
O ideal de comunicação para uma empresa reside na harmonia entre todas as vozes que a compõem. Para que a mesma narrativa possa permear a companhia como um todo, os diversos treinamentos em comunicação podem ser aplicados de maneira integrada. Identificar as necessidades de cada cliente e personalizar esses treinamentos é a metodologia que acreditamos ser ideal.