Realizar uma venda se torna muito mais fácil quando um potencial cliente tem uma necessidade que a solução da sua empresa pode atender da melhor forma. E mais fácil ainda, se ele já confia na empresa.
Mas, garantir resultados eficientes e consolidar novos negócios não são tarefas simples para o time de vendas. Para mais assertividade, é preciso muito mais do que apenas um contato.
Aliar estratégias de Inbound e Outbound marketing ajuda a qualificar os leads e acelerar as conversões.
Ao nutrir o público com conhecimentos e conteúdos relevantes, o relacionamento com os potenciais clientes se torna muito mais sólido para ser levado ao próximo nível.
Nós trazemos detalhes sobre a importância da qualificação dos públicos neste post. Continue a leitura e saiba mais!
Antes de vender, é preciso saber para quem vender
Os investimentos feitos em comunicação e marketing só valem a pena quando as estratégias e ações estabelecidas estão alinhadas aos objetivos dos negócios.
Um primeiro passo para tornar esses investimentos assertivos e bem empenhados é conhecer exatamente quem são os públicos-alvo que precisam das soluções oferecidas.
Entender quem são essas pessoas e suas dores torna possível estabelecer mecanismos de comunicação que toquem nas necessidades reais, sonhos e vontades desses potenciais clientes.
Ao conhecê-los, a empresa poderá estabelecer os canais e mensagens mais eficientes para acessar estes públicos em diferentes momentos, influenciando-os de forma constante nas mais diversificadas linguagens.
Inbound e Outbound marketing unidos por um objetivo
Aqui na aboutCOM pensamos a comunicação empresarial a partir da ótica do funil, buscando informar e promover conteúdos relevantes para este potencial cliente ao longo de toda sua jornada até a compra e venda.
Sob esta perspectiva, é necessário que as estratégias de inbound marketing e outbound marketing estejam alinhadas e repercutindo uma narrativa única.
Ao longo do funil de influências será preciso alinhar as mensagens educativas com as mensagens de impacto, nos diferentes canais pelos quais a persona se informa, com o objetivo de qualificá-los para a decisão.
Leads qualificados são leads bem nutridos
O foco ao nutrir os leads é o de torná-los qualificados para serem abordados pelo time de vendas e, assim, fazer valer cada investimento em comunicação e marketing.
Imagine a seguinte situação: um potencial cliente acessou um determinado portal de notícias e leu uma reportagem na qual um executivo da empresa dá uma entrevista. Essa visibilidade será responsável por atrair a atenção do lead para a empresa.
Mais tarde, ele pesquisa o LinkedIn deste executivo, onde encontra publicações que demonstram ainda mais a expertise da empresa e se conectam com as necessidades reais desse lead.
Num outro dia, ele é acessado por uma publicação paga em outra rede social, e mais adiante se inscreve em um evento promovido pela empresa para aprimorar seus conhecimentos. Novamente a autoridade da marca será reforçada.
Constância e qualificação dos públicos
Cada um desses micro-momentos (em diferentes canais e em diferentes linguagens) vai nutrindo este lead de conteúdos relevantes, que o ajudarão a tomar uma decisão no momento da compra.
Sendo essas mensagens alinhadas em uma narrativa única, elas permitem a construção de um relacionamento duradouro e estabelecem novos níveis de confiança na marca.
Assim, este potencial cliente se torna capaz de reconhecer a qualidade da empresa e de seus colaboradores, e também passa a se conectar com as mensagens emitidas.
Ele passa a enxergar as soluções da empresa como as melhores para atender suas necessidades e resolver seus problemas cotidianos.
Conforme as peças deste grande quebra-cabeças de conteúdos relevantes vão se encaixando, este lead chega ao fundo do funil.
É então que as estratégias de outbound marketing poderão ser mais bem aproveitadas e assertivas para tornar este lead qualificado um cliente fiel da empresa.
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