As dicas valem para todos os profissionais, e não somente para estratégias de comunicação
Pode até parecer um processo simples, mas a comunicação exige cuidados. Uma palavra mal colocada em uma reunião com o chefe ou um erro de português em um e-mail para um cliente pode comprometer o andamento dos relacionamentos profissionais e, às vezes, até pessoais. Comunicar-se com eficiência está além de ter um vocabulário refinado. É saber transmitir ideias claramente e, quando preciso, argumentar com clientes e gestores para manter ou estruturar um novo projeto.
Não importa quem é seu interlocutor, o importante é sempre ter em mente que a conversa deve ser clara – sem tropeços no idioma – e calma, sem alterações na voz ou discussões. O recomendado é seguir os quatro pilares da comunicação eficaz: clareza, controle, confiança e consistência. Veja, a seguir, algumas dicas selecionadas pela aboutCOM que podem ajudar nesse processo:
- Aposte!
– Relaxe;
– Diga a verdade;
– Esclareça pontos e opiniões;
– Seja conciso e fale o essencial;
– Em uma conversa sobre a empresa que trabalha, fale em nome dela, não como “nós” ou “eu”;
– Projete autoridade – afinal, você sabe o que está fazendo ali;
– Seja amigável.
- Evite!
– Tentar adivinhar o que o outro vai dizer;
– Ser evasivo;
– Dar opiniões pessoais;
– Comentar sobre rumores;
– Falar mal da concorrência;
– Falar em voz baixa;
– Perder a paciência.
Pode parecer simples, mas este é o princípio de qualquer conversa, reunião ou mesmo encontro produtivo. E lembre-se, seja você mesmo e coloque-se sempre no lugar de quem está sentado do outro lado da mesa – isso pode fazer toda a diferença na hora de passar a sua mensagem.
E então? Você já segue alguma dessas dicas?
Imagem: Pixabay