“Funil” é uma das expressões conhecidas no mundo do marketing. Geralmente quem trabalha em uma empresa conhece essa tática capaz de levar os leads até o momento da compra.
Consideramos que essa ferramenta pode ser ainda mais eficaz sob o ponto de vista da comunicação empresarial, na sinergia entre marketing e relações públicas.
O grande motivo da fama do funil é, justamente, a sua eficácia para a jornada do cliente. Com seus estágios de aprendizado, reconhecimento e consideração, uma estrutura narrativa reconhecida participa do caminho do usuário até a apresentação do produto.
Vamos relembrar rapidamente como funcionam as três etapas:
- Etapa de aprendizado: atua gerando interesse no usuário, com conteúdos de qualidade que informam e retém a atenção.
- Etapa de reconhecimento: são apresentados conteúdos que aprofundam no problema, demonstrando que as suas dores são compreendidas, soluções são entregues, adicionando valor e empatia na experiência do usuário.
- Etapa de consideração: o chamado “fundo do funil”. Aqui, o lead entende que pode contar com a empresa para resolver seu problema específico. Uma solução é apresentada.
É possível identificar que o preceito básico dessa comunicação é gerar confiança entre empresa e cliente. Depois de passar por vários estágios, o usuário entende que a empresa assumiu o compromisso de entregar um produto ou serviço condizente com as suas necessidades.
Agora, como podemos trazer esse diálogo tão habilmente construído pelo marketing para a comunicação empresarial?
O impacto da imprensa
Sair na imprensa é importante para quem quer ampliar a presença entre seus públicos. Cada área de atuação conta com publicações especializadas e elas são uma verdadeira fonte de autoridade para a sua marca.
No entanto, a depender das pautas e do estágio do funil, veículos de imprensa diversos podem ser utilizados estrategicamente. No mundo da tecnologia existem canais que atuam desde aspectos mais técnicos (e até científicos) até as mais simples reviews que informam usuários a respeito das qualidades de produtos e serviços em destaque no mercado, mas nada impede que um conteúdo eficaz apareça em jornais, revistas ou sites de assuntos gerais.
Cada estilo e abordagem, acaba por trabalhar em um nível do funil de vendas. Alguns geram interesse e apresentam soluções, outros aprofundam a experiência, entregando insights técnicos ou opiniões especializadas.
Ao entender o objetivo do negócio, e a partir do estudo detalhado de suas personas, é possível compreender como sair em cada um desses canais contribuirá com resultados para a expansão da presença da empresa no mercado.
Como sair em um veículo de imprensa pode ajudar a sua empresa a alcançar seus objetivos?
Uma empresa que vende equipamentos voltados para engenheiros e técnicos, poderá encontrar ótimos resultados se virar notícia em uma revista especializada na área. Assim, ela garante conversões qualificadas de clientes interessados em autoridade e excelência.
No entanto, a mesma empresa também pode se beneficiar ao aparecer em canais que abordam, por exemplo, a inovação no empreendedorismo tecnológico. A visibilidade de um CEO ou de uma cultura de trabalho irá atrair atenção para a empresa, ainda que esse seja um exemplo de exposição de topo de funil, que resulta mais em atração (Aprendizado e Descoberta) do que em conversões qualificadas.
De acordo com os objetivos da empresa, é possível criar uma estratégia de comunicação que atue no lugar certo e na hora certa. Essa é a função de uma estratégia de Comunicação verdadeiramente alinhada em todas as frentes.
Lembra que a gente falou como a confiança é um fator importante na comunicação?
Canais especializados e respeitados contam com grande autoridade entre seus públicos-alvos. É por meio de seus conteúdos que as pessoas se informam e se baseiam para tomar decisões de compra e venda. Uma expansão orgânica da marca toma fôlego a partir dessa comunicação, já que o rumor começa a ser espalhado justamente nas esferas de “quem entende do assunto.”.