As ferramentas que fazem parte de uma estratégia de comunicação, como o press release, devem ser usadas de acordo com o contexto e as metas do cliente. Mas se você não é da área de jornalismo, pode não conhecer as especificidades de cada uma delas.
Quem atua com comunicação sabe que as escolhas e as formas de utilização das ferramentas de assessoria de imprensa se baseiam nos objetivos de negócio do cliente. Por isso, os primeiros passos para colocá-la em prática são identificar quais os temas mais relevantes para a empresa e como eles podem ser trabalhados para que esse propósito seja atingido.
Após identificar as especificidades daquele nicho de mercado, a assessoria de imprensa irá estabelecer quando e como o cliente irá se posicionar e quais ferramentas de comunicação são mais adequadas para cada momento – seja um press release, uma sugestão de pauta ou uma nota.
A escolha depende do contexto da estratégia, da informação que será divulgada, o propósito que ela serve e para quem ela está direcionada. Vale reforçar que uma estratégia de comunicação vai muito além dessas ferramentas: elas são apenas um meio para viabilizar um plano de ação.
AInda assim, é imprescindível entender suas características para utilizá-las em todo seu potencial produtivo. Neste post, conheça essas ferramentas e saiba quando usar cada uma delas e o porquê.
O que é um press release?
Também conhecido apenas como “release”, esse formato de texto é uma espécie de anúncio oficial do cliente sobre um determinado assunto, que esteja ligado aos temas de interesse para o negócio do cliente.
O press release é escrito no formato jornalístico, sendo um conteúdo mais longo e com comentários – as chamadas aspas – dos executivos. Normalmente, é usado para divulgar conteúdos mais atemporais, conhecidos como “frios” no meio jornalístico.
Por sua formalidade, é produtivo para aplicar em uma estratégia de massa, envolvendo contatos com diversos veículos de imprensa simultaneamente.
Pontos fortes
O material é disponibilizado com informações completas, acessíveis e de fácil uso para o jornalista. Isso aumenta as chances de o conteúdo ser publicado e divulgado na mídia.
Ele precisa conter informações pertinentes e de cunho jornalístico, como dados que possam ser aproveitados pelos jornalistas e não só de interesse da empresa.
Pontos fracos
Por ter informações completas e suficientes para suprir as necessidades dos veículos, o press release, muitas vezes, diminui as chances de um contato direto entre assessores, jornalistas e executivos.
Além disso, por seu cunho informacional, alguns jornalistas acabam copiando e colando o conteúdo, sem buscar se aprofundar no assunto. Essa atitude reduz as possibilidades de gerar engajamento da imprensa com a marca e, logo, do público leitor da notícia.
O que é uma nota jornalística?
Esse gênero jornalístico consiste numa informação de rápido consumo. Por isso, a nota é usada para citar números de uma pesquisa ou uma breve menção a uma notícia sobre o cliente.
Com um texto direto e informações atualizadas e pertinentes do momento, são chamadas de “quentes”, reunidas em um ou dois parágrafos. Esse “lead”, que condensa todas as informações relevantes, é enviado exclusivamente para jornalistas de veículos que publicam esse tipo de conteúdo.
Pontos fortes
Por não ser enviada a todos os veículos e possuir uma informação objetiva e resumida, as notas costumam ser assertivas e atraem o interesse do jornalista.
Assim, elas são boas formas de instigar a redação para construir uma pauta mais aprofundada. O jornalista, por sua vez, tende a entrar em contato para apurar mais informações e realizar possíveis entrevistas com os executivos posicionados e preparados para representar a marca.
Pontos fracos
É mais artesanal e livre, variando de acordo com os veículos. Por isso, cada nota deve ter uma linguagem adequada à empresa jornalística a qual será direcionada: as notas para uma coluna do O Globo, por exemplo, são diferentes das notas para uma coluna da Veja.
No que consiste a sugestão de pauta?
A sugestão de pauta é uma abordagem informal a um jornalista, na qual se verifica se ele tem interesse em produzir uma reportagem sobre determinado tema, levantado pelo assessor.
O contato, que normalmente acontece por e-mail ou telefone, tem como objetivo gerar uma entrevista para que o porta-voz do cliente seja consultado sobre um determinado assunto.
Essa sugestão informal de produzir uma notícia pode estar acompanhada de um pequeno texto, com informações instigantes, que provoquem o interesse do jornalista.
Pontos fortes
A sugestão de pauta permite que o assessor estabeleça um relacionamento com o jornalista. Além disso, por sua informalidade, ela pode ser oferecida com exclusividade antes do disparo de um press release sobre o tema, incentivando o veículo a realizar uma entrevista em primeira mão.
Pontos fracos
A pauta precisa ser muito relevante para despertar o interesse do jornalista. Por isso, é fundamental oferecer informações novas, ter executivos bem preparados para completar o que foi sugerido e responder questões mais profundas sobre o assunto.
Agora que você conheceu a especificidade e as melhores aplicações do press release, da nota e da sugestão de pauta, clique aqui e acesse nosso conteúdo sobre indicadores de desempenho para entender como avaliar a produtividade de sua assessoria de imprensa.
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