Se você acompanha nosso blog, sabe que a comunicação integrada reúne o desenvolvimento estratégico de ações que divulgam, promovem, e posicionam produtos e serviços.
Ela tem o objetivo de criar credibilidade, posicionar e proteger a reputação da marca, por meio dos relacionamentos consolidados e das histórias que possam contar para o mercado.
Uma das atividades mais conhecidas e relevantes para amplificar histórias para o mercado é a assessoria de imprensa. As agências de comunicação integrada, como a aboutCOM, possuem entre seus serviços esta prática, e são capazes de avaliar se e quando essa ferramenta é adequada para o negócio.
Engana-se quem acha que essa é uma atividade de fácil execução. Empresas se beneficiam deste serviço quando conseguem entender quais mensagens da companhia devem ser aplicadas neste canal e quais devem ser direcionadas a outras ferramentas. Como costumamos dizer: assessoria de imprensa não é para todo mundo.
Saber quando utilizar cada ferramenta torna possível criar uma comunicação consistente e que realmente acessa o público da empresa em diferentes canais. E, para isso, uma relação de confiança entre cliente e agência deve ser estabelecida. Quer saber mais? Leia mais em nosso post!
Selecionando as ferramentas do escopo da estratégia de comunicação
Estratégias de comunicação não devem ser apoiadas somente em uma ferramenta. Sob a perspectiva da comunicação integrada, alinhada aos objetivos de negócios, um conjunto de ferramentas, centrado nas necessidades do cliente, deve compor o planejamento estratégico.
Para que o planejamento de comunicação seja eficiente, o site, as redes sociais (levando em consideração quais são as mais e menos interessantes para o cliente), os eventos, e outras formas de acessar os diferentes públicos, devem ser pensados a partir da estruturação da narrativa da empresa, com a identificação das personas de negócio, que serão alvo das mensagens da empresa.
Com esta base consolidada, é possível enxergar a assessoria de imprensa como mais uma ferramenta que compõe o escopo da estratégia de comunicação: como um dos braços de uma comunicação integrada.
É aí que ela poderá ser incluída (ou não) no planejamento estratégico para atuar diretamente nas necessidades do cliente.
A assessoria de imprensa no ecossistema de comunicação integrada
A contratação de uma agência de comunicação que possui o serviço de assessoria de imprensa contribui para que as estratégias de comunicação e marketing do cliente sejam integradas.
Estabelecer uma relação de confiança entre cliente e agência (e vamos falar disso mais adiante), garante que a assessoria de imprensa seja utilizada de acordo com os objetivos de negócios – e não como uma estratégia de comunicação em si.
Na prática, a contratação de uma agência de comunicação integrada viabiliza que as ações de relacionamento e marketing estejam alinhadas.
E, com isso, que todas as práticas de comunicação criem um ambiente propício para geração de conhecimento sobre o setor e a empresa e, claro, novos negócios para os clientes.
O relacionamento com a imprensa
No dia a dia da agência, as equipes que atuam no relacionamento com jornalistas estão sempre pensando em estratégias para consolidar a reputação da empresa em curto, médio e longo prazo.
Elas consolidam esse objetivo por meio do posicionamento da marca em mídias especializadas ou em meios de comunicação que acessam um público mais amplo. Mas, essa atuação não é resumida a fazer o cliente “aparecer no jornal X ou Y”. Assessoria de imprensa, quando usada de forma eficaz, deve ir além dessa prática.
A partir de uma estratégia de comunicação integrada, é possível recorrer à assessoria de imprensa como forma de amplificar diálogos que levam sua narrativa até stakeholders de interesse.
O ganho neste caso é, além da geração de uma reputação positiva, a oportunidade de estar junto de um público potencialmente alinhado com suas Personas de negócio, por exemplo.
Uma agência de comunicação cria uma relação mútua de confiança, diálogo e abertura
Como dissemos, a consultoria de comunicação atua como um guia que direciona a empresa a saber qual ferramenta usar para trabalhar cada mensagem, valorizando quais caminhos são os mais efetivos para os objetivos dos negócios.
É ela que saberá quando a divulgação na imprensa é produtiva ou não para a marca.
Ela pode evitar esforços desnecessários do cliente (e, com isso, preservar recursos), como também indicar o momento e os meios certos, seja na mídia espontânea, paga ou proprietária, para o cliente se posicionar, ampliando os resultados.
Somente quando o cliente está aberto à sugestões e entende o que é o trabalho integrado e estratégico de comunicação (inclusive quando está prevista a ferramenta de assessoria de imprensa), é possível que as contribuições dos profissionais da área sejam assimiladas como conhecimentos especializados, capazes de beneficiar a imagem da marca e otimizar os resultados. Vamos juntos?