É muito provável que você siga “influenciadores” em suas redes sociais para acompanhar insights e avaliações sobre determinados produtos, serviços ou mesmo receber dicas práticas para seu modo de vida.
Mais provável ainda que você já tenha feito uma escolha comercial ou financeira com base nessas influências, mesmo sem notar. Certo?
Profissionais de comunicação e marketing sabem que considerar “influenciadores” como parte da estratégia e do planejamento tem se mostrado importante em qualquer nicho de atuação.
Mas, nem sempre essas personalidades – muitas vezes, pessoas famosas – são as mais adequadas para influenciar outras pessoas no mercado B2B. Afinal, para que exista influência e isso gere negócios, é necessário confiança e conexão.
E, para que a confiança seja criada, conhecimento, discurso humanizado, empatia e veracidade são pilares cruciais.
Neste post falamos mais sobre o poder da influência para os negócios e como pensar essa tática para a sua estratégia de comunicação voltada ao mercado B2B.
A “influência” para a comunicação e o marketing
Como seres sociáveis que somos, nós humanos nos deixamos influenciar por outras pessoas e suas opiniões, informações e histórias (reais e fictícias!), e somos também capazes de influenciar as pessoas que nos cercam. A base dessa influência é a conexão e a confiança que traçamos com essas narrativas.
De uma forma geral, essa capacidade de influência é estudada e aplicada há muitas décadas, seja pela política, pela psicologia, pelo jornalismo ou pelo marketing e a publicidade.
H2H: influenciadores e o mercado B2B
Se você acompanha o blog da aboutCOM, já percebeu que fazemos questão de ressaltar a importância da humanização da comunicação no mercado B2B.
Apesar dos negócios se realizarem entre duas empresas, antes de mais nada, os produtos e serviços ofertados são pensados para solucionar problemas reais de pessoas reais que estão atuando nessas empresas.
Isso quer dizer que as relações entre as pessoas são fundamentais para a sobrevivência de negócios. Por isso, mesmo quando falamos de influência no B2B, também estamos falando de pessoas capazes de influenciar outras pessoas, de conexões human to human (H2H).
Neste mercado, os influenciadores são aqueles que possuem propriedade para falar sobre os negócios, transmitindo informações (na forma e no conteúdo) que melhor dialogam com as personas compradoras em mente.
Porta-vozes: quem influencia, faz negócios
E quem melhor do que os porta-vozes (executivos) de uma empresa para transmitir a confiança e a veracidade da marca?
Os executivos têm a capacidade de conferir uma imagem personificada da marca, através de um extenso e qualificado trabalho de relações públicas. Eles são fundamentais para construir conexão e empatia com outras pessoas.
São capazes de se relacionar com os mais diferentes públicos, sejam os colaboradores da empresa – motivando e estabilizando ânimos em meio à crise – ou os prospects – conectando as soluções da empresa com as necessidades reais desses potenciais clientes.
Storytelling e social selling
Por meio do compartilhamento de suas experiências, conhecimentos e histórias de vida, essas pessoas são a comprovação de que a marca possui corpo profissional capacitado, eficiente, dedicado e disposto a construir soluções reais para problemas reais de outras pessoas.
Em termos práticos, são os executivos que podem ter um perfil profissional no LinkedIn, estabelecendo relacionamentos com outras pessoas, gerando engajamento e reforçando um discurso humano, alinhado com o da marca.
E, quando bem orientados, esses líderes conseguem evidenciar os valores e pensamentos da empresa, consolidando uma boa reputação da marca no mercado.
Além disso, por meio do trabalho de assessoria de imprensa e relações públicas, esses líderes podem ser convidados para palestras, eventos, entrevistas, entre outros espaços que contribuem para a transmissão da expertise da marca, para a visibilidade da empresa como um todo e também de seus cases de sucesso.
Gostou desse insight? Aproveite para saber mais sobre o posicionamento executivo aqui neste post!