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aboutCOM responde dúvidas de executivos de marketing e comunicação sobre medição de resultados

Editorial aboutCOM

Avaliar resultados em comunicação hoje é tão importante quanto em qualquer outra estratégia de negócios. E ter métricas em comunicação nunca foi tão discutido como agora. O motivo está nas possibilidades de análise que a tecnologia trouxe a um tema que sempre foi subjetivo. O ‘boom’ de algoritmos trouxe também a necessidade de equilibrar os insights trazidos pela análise de dados com a experiência profissional da equipe, a fim de aplicar o conhecimento adquirido com outras estratégias eficazes de comunicação para definir e atingir as métricas de forma inteligente.

O blog aboutCOM coletou dúvidas de executivos de marketing e comunicação sobre o assunto para dialogar neste post e buscar esclarecer como melhor utilizá-las em ações com foco em atingir o público-alvo:

Como monetizar esforços de assessoria de imprensa?

Paulo Henneberg, gerente de marketing na Hitachi Vantara

Quando o assunto é comunicação corporativa, sem dúvida, a essência das estratégias é aproximar empresas de jornalistas-chave para o negócio. Isso passa longe de contar números de releases ou notas produzidos e divulgados, mas, sim, compreende a necessidade do jornalista e dá condições a ele para escrever sobre a empresa ou o setor.

Como posso medir a eficácia disso? E mais, como monetizar esses esforços? Uma vez que o jornalista escreve para uma sociedade, conectar esse assunto com outros públicos de interesse para a empresa faz muito sentido. Com esses materiais, a força de vendas tem a oportunidade de abordar os clientes compartilhando um conteúdo jornalístico relevante e que quando envolve a empresa, reforça seu conhecimento e credibilidade.

O uso do resultado final do trabalho de uma assessoria de imprensa, ou seja, uma reportagem publicada, como forma de gerar novos pontos de contato com o público-alvo da empresa deve servir para abrir novos diálogos. Para isso, é preciso treinar a equipe e incluir essa ação em uma estratégia organizada de comunicação com a qual é valorizada a proximidade.

A assessoria de imprensa também pode desempenhar funções estratégicas, como avaliar a empresa, seus concorrentes, seus clientes e o mercado. Na aboutCOM, esse produto tem como finalidade gerar análises de mercado que apoiem decisões de negócio e identifiquem oportunidades de negócio. Recentemente, o Marketing Intelligence Service foi um caso de sucesso para a Hitachi Vantara. Esse formato valoriza o equilíbrio entre dados coletados e a análise feita de forma estratégica e customizada para o negócio realizada por profissionais com conhecimento do mercado de comunicação e tecnologia.

Como medir resultados quando já se produz conteúdo atualizado e em sinergia com o mercado?

Renato Leite, Gerente de Marketing da Orange Business Service

A preocupação em saber meios e modos de como e quanto uma estratégia em sinergia com o mercado traz resultados para o negócio é muito importante, inclusive para analisar e tomar decisões em relação aos próximos passos da comunicação da empresa. Centimetragem e número de matérias não são mais as métricas que definem um bom desempenho em assessoria de imprensa e relacionamento com jornalistas. É preciso definir o que se espera de uma inserção na imprensa, para então avaliar se ela impacta na decisão de compra do consumidor.

É preciso definir o universo a ser mensurado e entender a postura consultiva da agência: é importante saber quais veículos e jornalistas são relevantes para sua estratégia e, com isso, direcionar seu conteúdo para eles. Ao alinhar este tópico, é possível enxergar sua atuação dentro de um ambiente que interessa ao seu negócio. Com isso, você pode ter mais clareza do nível de proximidade com a publicação e o profissional, a qualidade da matéria, a riqueza de mensagens-chave sobre a empresa e o setor, entender o alcance e o tráfego que aquele conteúdo gera. Entender quando é melhor ter conquistado uma nota em um determinado veículo do que páginas em outro.

Com a oportunidade cada vez mais presente do leitor interagir com o conteúdo, além de poder produzir ele o seu próprio, é importante considerar que informação é um produto que ele consome com determinado comportamento. As empresas precisam, então, utilizar meios que tragam análises de comunicação para dentro de suas estratégias de negócio de forma constante e possam, com isso, pensar não só o que vai ser produzido, mas, também, entender o real impacto que geram no seu público-alvo.

Cada vez mais, é preciso integrar comunicação aos dados de negócios para analisar cenários e tendências. Essa sinergia será benéfica para todos, inclusive para a geração de conteúdo proprietário, que deve sempre fazer parte de uma estratégia integrada de comunicação, uma vez que hoje todos buscam mais fontes de informação para validar uma ideia ou solução.

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