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Assessoria de Imprensa: os segredos de uma contratação eficaz

Checar se o perfil da agência encaixa com o da empresa e verificar as necessidades de comunicação são pontos essenciais para o sucesso do projeto

Contratar uma assessoria de imprensa pode parecer uma tarefa simples, mas não basta assinar contrato com uma agência e pronto: todas as questões sobre comunicação de sua empresa estarão resolvidas. O cliente também tem sua parte para que um projeto tenha sucesso. Antes de tudo, ele precisa se questionar: “assessoria de imprensa é a ferramenta certa para a minha empresa?” Isso porque, investir em comunicação interna ou em um site novo pode valer mais a pena para o seu nicho de mercado. Cada caso é um caso.

O primeiro passo é saber se o negócio está pronto (ou não) para o processo. Por exemplo, as marcas  novas – que desejam divulgar a chegada ao mercado – precisam, antes de tudo, ter um posicionamento firme, identificar o público-alvo e saber que tipo de conteúdo querem fornecer aos seus clientes. Já as mais antigas – que tem como objetivo manter o nome na mídia e reforçar sua presença para o público de seus serviços  –  precisam definir metas e entender suas necessidades internamente. Além disso, para que o trabalho alcance os resultados desejados, é essencial ter um business plan estruturado.

Analisou os objetivos e viu que realmente precisa de uma assessoria? Agora, sim, é hora de buscar a agência certa para a sua empresa. Não deixe de checar se a proposta de valor da assessoria se encaixa com os valores de seus negócios e com a forma de comunicação em que acredita. Uma agência mais informal, por exemplo, dificilmente seria a ideal para um projeto de um escritório de advocacia.

Depois de assinar o contrato, o primeiro mês, normalmente, é de imersão. Isso significa que serão horas e horas de trabalho e dedicação mútua, tanto da agência quanto da empresa. É nesse período que a assessoria descobre detalhes do cliente para definir a melhor estratégia de comunicação. Daí por diante, é essencial que os porta-vozes estejam disponíveis para entrevistas e preparados para encaixar as demandas da imprensa na rotina de trabalho.

Já a preparação da equipe de marketing e comunicação interna da empresa – que estará sempre em contato com a assessoria – também é essencial para o sucesso de estratégia. Por isso é importante determinar atribuições de cada equipe, definindo quais ações serão desenvolvidas pela assessoria e o que o cliente precisa fornecer para o andamento das atividades. Lembre-se: o trabalho é conjunto. É preciso se doar, e não apenas esperar pelos resultados.

Imagem: Depositphotos

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