em aboutCOM

Press release, nota e sugestão de pauta: quando usar cada uma delas?

As ferramentas que fazem parte de uma estratégia de comunicação, devem ser usadas de acordo com o contexto e informações do cliente

Uma estratégia de comunicação e assessoria de imprensa leva em consideração os objetivos de negócio do cliente. Por isso, os primeiros passos para colocá-la em prática são identificar quais os temas mais relevantes para a empresa e como eles podem ser trabalhados para que esse propósito seja atingido. A partir disso, é preciso estabelecer quando e como o cliente irá se posicionar e quais ferramentas de comunicação são mais adequadas para cada momento – seja um press release, uma sugestão de pauta ou uma nota.

A escolha depende do contexto da estratégia, da informação que será divulgada e para quem ela está direcionada. Vale reforçar que uma estratégia de comunicação vai muito além dessas ferramentas: elas são apenas um meio para viabilizar um plano de ação.

Veja, abaixo, os momentos nos quais elas, normalmente, funcionam melhor – e o porquê.

PRESS RELEASE

O que é? Uma espécie de anúncio oficial do cliente sobre um determinado assunto – este, claro ligado aos temas de interesse para o negócio do cliente. Texto escrito no formato jornalístico, mais longo e com comentários – as aspas –  dos executivos. Normalmente, é usado para divulgar conteúdos frios – aqueles mais atemporais – em uma estratégia de massa, envolvendo contatos com diversos veículos de imprensa simultaneamente.

Pontos fortes: O material é disponibilizado com informações completas, acessíveis e de fácil uso para o jornalista. Isso aumenta as chances de o conteúdo ser publicado e divulgado na mídia.

Pontos fracos: Por ter informações completas e suficientes para suprir as necessidades dos veículos, o press release muitas vezes diminui as chances de um contato direto entre assessores, jornalistas e executivos. Além disso, alguns jornalistas acabam copiando e colando o conteúdo, sem de fato ler o material e se informar sobre o assunto, o que não gera engajamento com a marca.

NOTA

O que é? Informação de rápido consumo, a nota é usada para citar números de uma pesquisa ou uma breve menção a uma notícia sobre o cliente. Com um texto direto e informações quentes reunidas em um ou dois parágrafos, é enviada exclusivamente para jornalistas de veículos que publicam esse tipo de conteúdo.

Pontos fortes: Por não ser enviada a todos os veículos, as notas costumam ser assertivas e atraem o interesse do jornalista – que tendem a entrar em contato para saber mais sobre o assunto e realizar possíveis entrevistas.

Pontos fracos: É mais artesanal: cada nota deve ter uma linguagem adequada ao veículo ao qual será direcionado: as notas para uma coluna do O Globo, por exemplo, são diferentes das notas para uma coluna da Veja.

SUGESTÃO DE PAUTA

O que é? Uma abordagem informal a um jornalista, na qual se verifica se ele tem interesse em produzir uma reportagem sobre determinado tema, levantado pelo assessor. O contato, que normalmente acontece por e-mail ou telefone, tem como objetivo gerar uma entrevista para que o porta-voz do cliente seja consultado sobre um determinado assunto.

Pontos fortes: A sugestão de pauta permite que o assessor estabeleça um relacionamento com o jornalista. Além disso, ela pode ser oferecida com exclusividade antes do disparo de um press release sobre o tema, incentivando o veículo a realizar uma entrevista.

Pontos fracos: A pauta precisa ser muito relevante para despertar o interesse do jornalista. Por isso, é fundamental oferecer informações novas, ter executivos bem preparados para completar o que foi sugerido e responder questões mais profundas sobre o assunto.

Ao longo do mês, o aboutCOM Blog continuará abordando as principais ferramentas usadas em um plano de comunicação e os prós e contras de cada uma delas! Veja, nas próximas semanas, como e quando usar artigos e entrevistas realizadas por executivos.

Saiba mais:

Estratégias, planos e ferramentas: a comunicação se constrói em etapas
Assessoria de imprensa: os segredos de uma contratação eficaz
Fabiano Chagas, da ZTE:comunicação requer dedicação e paciência

Imagem: Depositphotos