Uma dificuldade em comum que gestores de comunicação atuantes no setor de tecnologia encontram ao traçar planejamentos para projetar os negócios é a de transmitir a mensagem da empresa, na forma correta, e essa mensagem ser recebida positivamente.
Na outra ponta, clientes e prospects, ainda que necessitando de certas soluções em tecnologia para seus problemas cotidianos, esbarram em obstáculos tentando encontrá-las.
Então, como fazer para que a sua solução comunique-se diretamente com o seu público alvo? Como construir uma estratégia integrada em comunicação, que permita, através do conteúdo, expor o seu negócio da melhor forma, para o perfil de sua persona?
Confira neste post como a perspectiva T2H pode te ajudar do início ao fim dessa estratégia!
Já mencionamos aqui no blog a importância em se contar uma história e também falamos sobre como e porque o storytelling continua sendo essencial na vida humana – e, logo, nos negócios.
Quando uma empresa consegue transmitir uma mensagem impactante, alinhada com o propósito e os negócios, o primeiro passo foi dado para engajar seu público-alvo.
Entretanto, além de contar uma história impactante, é necessário que essa narrativa seja coesa e alinhada com a proposta da empresa. Não deve-se menosprezar a importância de uma narrativa impecável do início ao fim. E, como defendemos na aboutCOM, a narrativa deve considerar o lado humano do tech.
Isso quer dizer que a equipe de comunicação será a responsável por traduzir os valores, a missão e a visão do negócio em cada conteúdo que for elaborado. Ou seja, “a energia” daquela empresa deve estar marcada como um carimbo “invisível” em todo planejamento de comunicação.
É necessário também um trabalho para alinhar os discursos dos porta-vozes e o tom dos releases da assessoria de imprensa, para que, comunicando a mesma linguagem, o conteúdo seja unificado e transmita a mensagem em diferentes formatos e lugares.
Ainda, é indispensável que a equipe estabeleça o tom de voz da empresa, e as atitudes que reflitam aqueles valores da marca. Isso diz respeito a desde os temas que serão abordados nos conteúdos, até a forma de aproximação aos clientes e prospects.
Por exemplo, será uma forma mais amigável, ou mais séria? Qual nível de formalidade? Qual o tom das respostas no posicionamento executivo? Como será o design das artes? Quais canais serão utilizados?
Com isso bem estruturado, fica mais simples definir quais temas devem ser contemplados no planejamento integrado de comunicação. Nessa etapa, será importante, a partir do que foi estabelecido enquanto narrativa, eleger os assuntos pertinentes baseados na persona.
São tanto temas principais, que contemplem as soluções oferecidas pela empresa (sua relevância, seu diferencial, sua finalidade), como também assuntos correlatos ou de relevância (local, regional, global), que auxiliem sua empresa a estabelecer uma boa imagem na internet, na imprensa e em outros canais especializados.
Esses temas, por sua vez, devem ser distribuídos em um planejamento integrado de comunicação e marketing. Ou seja, alinhar as estratégias de assessoria de imprensa, de redes sociais e de qualquer outra frente de comunicação para estabelecer-se como referência sobre o assunto e estar presente onde o público está.
Isso envolve um equilíbrio entre mídia paga, espontânea, estratégias de social selling e networking alinhadas à narrativa da empresa, e outros mecanismos que sejam pertinentes para transmitir a mensagem do negócio em questão.
Os resultados obtidos nas diferentes frentes devem ser medidos de acordo com suas especificidades, e agências de comunicação especializadas possuem o know-how para traçar as estratégias e apresentar estes frutos gerados de forma integrada, em diferentes frentes.
No caso da assessoria de imprensa, por exemplo, há um papel fundamental para transmitir a mensagem da empresa no setor tech. Para entender melhor como essa área é relevante na extensa tarefa em fazer chegar seu conteúdo para seu público-alvo, clique aqui e leia nosso post sobre o assunto!