Apesar de serem ótimas oportunidades para a comunicação de uma empresa B2B, para aproveitar todo o seu potencial, é preciso trabalhar os eventos estrategicamente.
Muitas empresas ainda encontram dificuldades em observar os eventos por uma ótica de oportunidade e pensá-los como parte de uma estratégia maior.
Os momentos de contato com o público da empresa no evento precisam fazer parte de um planejamento de comunicação da marca. É preciso contextualizar as falas, banners, instalações, estandes e todos os outros formatos de apresentação para que estejam alinhados ao entendimento das dores e interesses das personas do evento. Isso garante um bom caminho para fazer uma participação assertiva e estratégica, que converse com os objetivos de negócios da empresa.
As dicas abaixo são alguns meios para alinhar a presença nos eventos com uma estratégia de comunicação integrada que pode ampliar ainda mais o valor de sua participação.
Na hora de de preparar falas ou conteúdos para o evento, busque desenvolver uma estratégia narrativa que passe por um antes, durante e depois. É importante que as conversas criadas pela marca sejam consistentes com o que já tinha sido abordado anteriormente.
Ao mesmo tempo, evite reciclar conteúdos que foram criados para outras personas em diferentes contextos, bem como produzir apresentações genéricas de produtos ou serviços. Isso pode mais afastar o público do que atrair. Ao invés, trabalhe conteúdos exclusivos, começando em outros canais, criando comunicados sobre a participação da empresa no evento. Foque no positivo, no que sua marca pode agregar para as pessoas.
Ao fazer a construção de uma jornada que comunique todo o processo da participação no evento, é possível criar maior proximidade com o público e consequentemente maior assertividade.
Veja como este evento específico se conecta com o restante da estratégia anteriormente traçada pela empresa. Quais outras ferramentas estão nesta estratégia para ajudar a atingir os objetivos? É preciso ter uma visão ampla para escolher os eventos melhores e mais assertivos.
Vale ressaltar que o evento não pode ser em si o plano tático. Só vale participar de uma oportunidade que vá agregar à estratégia de marca ou que seja o pontapé para uma narrativa específica. É importante, neste caso, que a participação seja parte de um ferramental mais completo para transmitir uma mensagem.
Os eventos costumam ter um público-alvo muito bem definido. É preciso entender o que buscam (quais são suas dores, interesses e necessidades) no contexto atual e criar estratégias de apresentação, por meio do pitch e storytelling, que façam sentido de acordo com suas necessidades.
Dessa forma, qual a melhor abordagem que sua empresa pode adotar para ser útil e relevante para eles? É preciso desenvolver um pensamento baseado nas pessoas que estarão presentes para criar a melhor estratégia.
Ao olhar a programação de palestras de um evento, a empresa deve ajudar o porta-voz a direcionar sua apresentação com outros participantes, ajudando a criar coerência e alcançando maior engajamento do público. É relevante trazer conteúdos que acrescentem ao debate proposto pelo evento, que interessem a todos e não dê luz apenas à sua empresa.
O palestrante, portanto, precisa compreender, com o auxílio de sua equipe de comunicação, como dar continuidade à temática do evento. Vale centralizar o executivo e sua expertise e usar a marca apenas como apoio à mensagem de conhecimento.
Essas dicas ajudam a criar uma apresentação que se conecta com o contexto do evento, com o mercado e com o público.
Um evento é um ótimo exemplo de como é possível amplificar a mensagem e marcar presença, deixando um legado na comunicação da empresa. Mas,para isso, é preciso aumentar o poder da mensagem, tornando-a mais segmentada e interessante. Com as dicas acima, acreditamos que as empresas podem melhorar significativamente as suas participações nos eventos, criando momentos marcantes e conteúdos de valor.