Investir em Assessoria de Imprensa pode parecer desperdício de caixa em um contexto em que o jornalismo está passando por adaptações. Mas você sabia que, na realidade, justamente por estarmos na era dos dados, enxergar notícias como valiosas para o negócio é fundamental?
Quem atua em departamentos de comunicação e marketing sabe que uma das causas para os problemas de visibilidade de marca é o entendimento limitado de que este setor deva funcionar apenas como operacional e responsivo.
Isso deixa de lado características principais e mais produtivas da comunicação empresarial: suas funções estratégicas e táticas.
Quem é antenado em tecnologia sabe que o contexto de Indústria 4.0 aponta horizontes nos quais os dados e as informações digitais (Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning) estão no centro das estratégias de qualquer empresa, seja em nível operacional ou estratégico.
Então, a Assessoria de Imprensa, inclusive para o setor de tecnologia, se apresenta como recurso que impacta diretamente na imagem e na projeção da empresa para o mundo.
Neste post a aboutCOM vai explicar porque você deve ver notícias como dados valiosos para o seu negócio. Continue a leitura e descubra!
As transformações da Indústria 4.0 impactaram a forma do mundo de produzir e de transmitir todo o tipo de conteúdo, sejam objetos de consumo, serviços ou até informações.
E com a massificação das informações pelo meio digital, o jornalismo sofreu um efeito colateral que levou ao enxugamento das redações e do fechamento de jornais. Esse processo gerou a impressão para a área de comunicação social de que o jornalismo perdeu espaço entre o público e que, por essa razão, possa ser desprezado.
Mas, a implementação do mundo digital de forma cada vez mais cotidiana, e mais recentemente com o alastramento de recursos como os Sistemas Cyber-Físicos, Big Data, Inteligência Artificial e automação de processos, produziu um efeito contrário ao apagamento das notícias.
Na verdade, permitiu um solo fértil para que os conteúdos jornalísticos fossem compreendidos como fontes de veracidade e legitimidade sobre assuntos. E hoje, esses conteúdos, apurados e verificados por profissionais reconhecidos, continuam a ter grande poder de influência sobre a opinião da população em geral.
Assim, como o público leigo têm se norteado por conteúdos propagados no meio digital, a Assessoria de Imprensa se apresenta como uma oportunidade estratégica para as empresas que buscam destaque entre o público.
Como adiantamos, essa influência do meio digital para a comunicação tem obrigado as empresas a se promoverem na internet de formas segmentadas.
Assim, uma das formas de ser encontrado pelo cliente ideal é através do marketing de conteúdo, aliado às técnicas recentes de marketing digital, como a captação de leads e outros mecanismos de SEO e posicionamento estratégico.
Mas isso não exclui a necessidade de que os conteúdos produzidos sejam, mais do que interessantes ao público, confiáveis e responsáveis.
Além disso, com a horizontalização da produção de conteúdo, que pode ser propagado em blogs diversos, as pessoas que buscam informações online também se tornaram mais desconfiadas e exigentes.
E é aí que a Assessoria de Imprensa irá representar um papel fundamental.
Um estudo realizado pela Reuters Institute em conjunto com a Universidade de Oxford (2017) com 70 mil pessoas que consomem de notícia online, de 36 países, mostrou o Brasil como o segundo país que mais confia em notícias. Dos entrevistados, 60% dos brasileiros confirmaram que confiam na mídia, atrás somente da Finlândia, com 62%.
Então, a Assessoria de Imprensa, ao ser uma ponte entre a mídia e a empresa, se posicionada como uma ação estratégica da comunicação, consegue projetar os negócios para os nichos corretos com grande legitimidade.
Afinal, com esse alto nível de confiança, quando é possível emplacar notícias em meios de comunicação bem avaliados e reconhecidos, a empresa ganha reconhecimento.
Outro ponto importante é que os mecanismos de filtro de sites de busca também conseguem captar, por meio do processamento de dados e de rastreamento, a relevância dos sites onde os conteúdos são publicados.
Sites de notícias, que são de empresas jornalísticas consagradas para além de seus portais, possuem uma indexação mais relevante e por isso podem gerar ainda mais visibilidade para as organizações do que blogs comuns.
As notícias são dados valiosos não apenas como forma de projeção da empresa, mas também podem ser utilizadas para geração de prospects segmentados a partir de um monitoramento inteligente da mídia.
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As empresas que estão vinculadas ao setor de tecnologia podem ser ainda mais beneficiadas por uma estratégia de comunicação que envolva a Assessoria de Imprensa.
É comum verificar reportagens na mídia sobre assuntos envolvendo Big Data, Inteligência Artificial e automação, por exemplo. Em geral, repórteres estão em busca de personagens para exemplificar soluções práticas no ramo tecnológico para a vida da população.
Neste sentido, empresas que trabalham com Software como Serviços (SaS) levando praticidade e comodidade para o cotidiano, ou solucionando problemas empresariais a partir de sua tecnologia, podem conquistar ótimos espaços em notícias.
Além disso, o jornalismo possui a capacidade de aproximar o público leigo do conteúdo especializado, por muitas vezes serem temas de difícil compreensão. Outro benefício ainda é quando a própria equipe de Assessoria de Imprensa produz conteúdos sobre assuntos que estão sendo buscados ou que figuram trending topics nas redes sociais para geração de pautas interessantes na imprensa.
A Assessoria de Imprensa e Comunicação ainda são capazes de promover uma boa imagem da empresa na mídia de outras formas.
Por exemplo, quando se posiciona na imprensa por meio de seus porta-vozes ou também ao divulgar eventos em que seus representantes participarão compartilhando experiências desenvolvidas pela empresa de tecnologia.
Caso queira conversar sobre como serviços de assessoria de imprensa especializados podem apoiar sua empresa de tecnologia, venha tomar um café conosco.
Ainda dá para ir além. As notícias são dados valiosos não apenas como forma de projeção da empresa, mas também podem ser utilizadas para geração de prospects segmentados a partir de um monitoramento inteligente da mídia.
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