Se você acompanha nosso blog, sabe que a comunicação integrada reúne o desenvolvimento estratégico de ações que divulgam, promovem, e posicionam produtos e serviços.
Ela tem o objetivo de criar credibilidade, posicionar e proteger a reputação da marca, por meio dos relacionamentos consolidados e das histórias que possam contar para o mercado.
Uma das atividades mais conhecidas e relevantes para amplificar histórias para o mercado é a assessoria de imprensa. As agências de comunicação integrada, como a aboutCOM, possuem entre seus serviços esta prática, e são capazes de avaliar se e quando essa ferramenta é adequada para o negócio.
Engana-se quem acha que essa é uma atividade de fácil execução. Empresas se beneficiam deste serviço quando conseguem entender quais mensagens da companhia devem ser aplicadas neste canal e quais devem ser direcionadas a outras ferramentas. Como costumamos dizer: assessoria de imprensa não é para todo mundo.
Saber quando utilizar cada ferramenta torna possível criar uma comunicação consistente e que realmente acessa o público da empresa em diferentes canais. E, para isso, uma relação de confiança entre cliente e agência deve ser estabelecida. Quer saber mais? Leia mais em nosso post!
Estratégias de comunicação não devem ser apoiadas somente em uma ferramenta. Sob a perspectiva da comunicação integrada, alinhada aos objetivos de negócios, um conjunto de ferramentas, centrado nas necessidades do cliente, deve compor o planejamento estratégico.
Para que o planejamento de comunicação seja eficiente, o site, as redes sociais (levando em consideração quais são as mais e menos interessantes para o cliente), os eventos, e outras formas de acessar os diferentes públicos, devem ser pensados a partir da estruturação da narrativa da empresa, com a identificação das personas de negócio, que serão alvo das mensagens da empresa.
Com esta base consolidada, é possível enxergar a assessoria de imprensa como mais uma ferramenta que compõe o escopo da estratégia de comunicação: como um dos braços de uma comunicação integrada.
É aí que ela poderá ser incluída (ou não) no planejamento estratégico para atuar diretamente nas necessidades do cliente.
A contratação de uma agência de comunicação que possui o serviço de assessoria de imprensa contribui para que as estratégias de comunicação e marketing do cliente sejam integradas.
Estabelecer uma relação de confiança entre cliente e agência (e vamos falar disso mais adiante), garante que a assessoria de imprensa seja utilizada de acordo com os objetivos de negócios – e não como uma estratégia de comunicação em si.
Na prática, a contratação de uma agência de comunicação integrada viabiliza que as ações de relacionamento e marketing estejam alinhadas.
E, com isso, que todas as práticas de comunicação criem um ambiente propício para geração de conhecimento sobre o setor e a empresa e, claro, novos negócios para os clientes.
No dia a dia da agência, as equipes que atuam no relacionamento com jornalistas estão sempre pensando em estratégias para consolidar a reputação da empresa em curto, médio e longo prazo.
Elas consolidam esse objetivo por meio do posicionamento da marca em mídias especializadas ou em meios de comunicação que acessam um público mais amplo. Mas, essa atuação não é resumida a fazer o cliente “aparecer no jornal X ou Y”. Assessoria de imprensa, quando usada de forma eficaz, deve ir além dessa prática.
A partir de uma estratégia de comunicação integrada, é possível recorrer à assessoria de imprensa como forma de amplificar diálogos que levam sua narrativa até stakeholders de interesse.
O ganho neste caso é, além da geração de uma reputação positiva, a oportunidade de estar junto de um público potencialmente alinhado com suas Personas de negócio, por exemplo.
Como dissemos, a consultoria de comunicação atua como um guia que direciona a empresa a saber qual ferramenta usar para trabalhar cada mensagem, valorizando quais caminhos são os mais efetivos para os objetivos dos negócios.
É ela que saberá quando a divulgação na imprensa é produtiva ou não para a marca.
Ela pode evitar esforços desnecessários do cliente (e, com isso, preservar recursos), como também indicar o momento e os meios certos, seja na mídia espontânea, paga ou proprietária, para o cliente se posicionar, ampliando os resultados.
Somente quando o cliente está aberto à sugestões e entende o que é o trabalho integrado e estratégico de comunicação (inclusive quando está prevista a ferramenta de assessoria de imprensa), é possível que as contribuições dos profissionais da área sejam assimiladas como conhecimentos especializados, capazes de beneficiar a imagem da marca e otimizar os resultados. Vamos juntos?