Estruturar a comunicação de uma empresa é um desafio para todo executivo da área. E, em ramos que apresentam a necessidade de expor e reforçar qualidade técnica e científica da empresa para os clientes, como é o caso da tecnologia da informação (TI), a reputação do negócio se torna um fator chave.
Muitas vezes, para garantir que o planejamento de comunicação traga resultados eficazes na projeção da empresa para o mercado e a sociedade, a contratação de empresas especializadas em assessoria se mostra como uma escolha prudente e assertiva.
Mas, como avaliar se o plano de assessoria de imprensa apresentado é realmente eficiente e qualificado?
No processo de analisar e selecionar agências de assessoria de imprensa, muitos executivos de comunicação e marketing enfrentam o desafio de identificar se as propostas apresentadas são as melhores para o posicionamento da empresa.
Pensando em contribuir para uma avaliação fundamentada dos planos de assessoria de imprensa, separamos alguns aspectos que indispensáveis para uma análise eficaz do planejamento.
Um plano de assessoria de imprensa vai muito além dos press releases e das entrevistas concedidas aos veículos de comunicação. Primeiramente, é preciso enxergar o planejamento de comunicação como um projeto amplo que irá definir as formas de atuação da empresa para a construção do relacionamento com os distintos públicos e a consolidação de uma reputação positiva.
Assim, é preciso garantir que exista uma integração entre o plano de marketing da empresa e o plano de assessoria. Ao contratar a agência especializada, o plano apresentado deve estar associado às demais estratégias comunicativas, envolvendo as ações de relações públicas, o planejamento de comunicação digital e de mídias sociais, além das ações de branding e propaganda, entre outras práticas.
Assim, as ferramentas de assessoria de imprensa – posicionamento executivo, entrevistas, por exemplo – irão convergir com as ferramentas e mídias utilizadas pelas outras áreas do departamento em um plano de comunicação integrada e completa.
Isso torna as ações da comunicação mais eficientes e impacta positivamente de forma geral na atuação do departamento e na boa relação com a empresa de assessoria de imprensa contratada.
Outra forma de avaliar o plano é a partir dos objetivos do negócio e dos objetivos específicos do departamento de comunicação e marketing. Fica mais fácil analisar se a proposta de assessoria de imprensa será eficaz e poderá ser integrada às outras ações da comunicação, se estes objetivos já estiverem bem delimitados.
Nesse sentido, os executivos e gerentes de comunicação, que estão inseridos na dinâmica do dia-a-dia da empresa e participam das discussões e construções das estratégias gerais do negócio têm papel fundamental.
São eles que podem apontar para a agência quais são as metas do negócio, permitindo que os especialistas em assessoria de imprensa possam afinar as ações e estratégias que contribuam para alcançá-las.
Pensando especificamente na assessoria de imprensa, é importante ter em mente que, muitas vezes, os resultados da estratégia não são apenas reduzidos aos números.
Por ser uma ação de relacionamento e que, a partir de práticas de curto e médio prazo, aponta horizontes de consolidação da reputação a longo prazo, mensurar a eficiência da assessoria é uma tarefa mais complexa do que de outras estratégias de comunicação.
Para medir os indicadores de desempenho de uma assessoria de imprensa, por exemplo, é válido considerar o relacionamento com jornalistas-chave no ramo de atuação da empresa, a proposta de ação para mídias adequadas e específicas, e a presença da mensagem da empresa ao longo do plano de ação da assessoria.
Como citado acima, a comunicação de forma geral e a assessoria de imprensa como estratégia se constrói a partir de ações de curtos, médios e longos prazos.
Essa construção por etapas do planejamento de comunicação se encarrega de solidificar os objetivos e valores que devem ser trabalhados, para posteriormente avaliar as melhores formas de empregar essa concepção criada.
Ao avaliar o plano de assessoria de imprensa, verifique se estas etapas estão sendo respeitadas. Observe desde a concepção e posição da empresa no mercado até a definição das ferramentas que serão eficientes para a aplicação do planejamento estratégico proposto.
Outro ponto importante para se considerar na avaliação é a capacidade de mensurar as ações do planejamento. Observe se a proposta apresentada traz consigo formas de acompanhamento das práticas da agência, por exemplo.
Algumas formas de mensurar a eficiência da assessoria são por meio de relatórios mensais, semestrais e anuais, além do acompanhamento por meio de status point, da frequência de presença na mídia, do impulsionamento de executivos como porta-vozes sobre o nicho de atuação, etc.
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