Os avanços do mundo digital atualmente não afetam só as relações de trabalho de todos, como chegam também na forma como produtos e serviços são comercializados e na forma que a comunicação deles acontece para criar vínculos com os públicos-alvo. Afinal, já não é novidade que a tecnologia vêm mudando a forma como as pessoas se comunicam, processam informações e, com isso, como as empresas as usam para alcançar seu resultados.
Como atividade humana, principalmente, as relações públicas precisam introduzir todo o poder da tecnologia de forma que respeite a matéria-prima da função: as pessoas. Na aboutCOM, entende-se que, com o avanço da tecnologia, o caminho é somar o H2H (Human to Human) com o T2H (Tech to Human).
Empresas como Apple e Google, que têm em seu DNA a tecnologia, demonstraram a relevância de uma comunicação estratégica que considera o aspecto humano para o sucesso de suas campanhas. Com essas formas de aproximação de suas Personas, conseguiram fidelizá-las.
Na realidade, é justamente por uma comunicação bem estruturada e vinculada aos valores e perspectivas de uma empresa, que é possível transmitir soluções para públicos diversos ao mesmo tempo que utilizamos conteúdos alinhados com o momento de cada um – independente se são leigos ou mais aprofundados no assunto.
É entendendo (e atendendo) o humano do outro lado de um dispositivo ou serviço que muitas das soluções de TI são justamente criadas (e vendidas). O objetivo? É o de facilitar a vida das pessoas, simples assim. E somente uma comunicação que considere isso é capaz de transmitir essas informações e ser compreendida por quem quer que seja.
Nesse sentido, temos trabalhado para demonstrar que o setor tech também tem seu lado humano. Não só nas propostas em vista de solucionar problemas imediatos de outros seres humanos, mas também porque são humanos se comunicando com outros humanos. Pessoas, com seus anseios e sonhos, que estão do “lado de cá” das relações, como se mostra no caso dos porta-vozes das empresas de tecnologia.
A Flavia Sobral, diretora geral da aboutCOM lembra que, certamente, a tecnologia vai ocupar muitas das tarefas diárias, mas que o essencial para a comunicação, que são relacionamentos, depende da construção que é feita e nutrida por pessoas. “A tecnologia não vai simplesmente substituir a conexão entre pessoas e isso é vital para a formação de reputação de marcas”, diz.
A partir da relevância da humanização das estratégias em comunicação – que é uma das premissas que nos guiam – criamos um segundo e-book, no qual propomos uma reflexão sobre o lado humano de cada inovação.
O e-book “A comunicação estratégica (e humana) do B2B” traz um diagnóstico da relevância das mídias especializadas em tecnologia e como essa e outras estratégias podem auxiliar líderes de comunicação que enfrentam o desafio de projetar e consolidar a marca de empresas do ramo de tecnologia.
Se você gostou desse conteúdo, aproveite e acesse o e-book. O download é gratuito e nele você encontra muito mais sobre as estratégias de comunicação humanizada.