em aboutCOM, Estratégia de Comunicação, imprensa

3 vantagens em contratar uma agência de comunicação especializada em tecnologia

Editorial aboutCOM

Uma equipe focada no negócio pode ser o diferencial na hora de traçar estratégias mais sólidas e conectadas.

Se você é um profissional de comunicação ou marketing, já deve ter se decepcionado ao ver que a mídia de tecnologia nem sempre encara seus assuntos como notícia. Para ter uma boa cobertura de imprensa é preciso ir além de falar de atualizações de produto e buscar inovações que realmente tenham impacto na vida das pessoas ou organizações. Nesse contexto, contratar uma agência especializada, que entenda a melhor estratégia, conteúdo e possua relacionamentos relevantes é primordial.

Para comprovar isso, basta dar uma olhada em portais, como o ComputerWorld e TI Inside. Títulos como estes estão olhando para os desafios e tendências que afetam os departamentos de TI das empresas e como eles respondem a este cenário. É preciso pensar em como os acontecimentos nas empresas navegam nesse novo cenário midiático.

Diante disso, é importante considerar trabalhar com uma agência que, além de entender comunicação como um todo, esteja imersa no setor de tecnologia. Desse modo, sua equipe poderá conversar de igual para igual com um jornalista ou um especialista em TI, ou até mesmo um leigo que precise entender o impacto de uma inovação na sua área

Aqui estão 3 coisas que devem ser consideradas no momento da contratação de uma agência:

Estratégia de comunicação feita por quem (também) entende de tecnologia

Entender de estratégia, quando falamos de empresas de tecnologia, deve ir além de comunicação. Saber os termos e os produtos do cliente, viver esse universo e compreender em que momento a imprensa enxerga o setor é fundamental. Só assim é possível buscar oportunidades para amplificar o assunto em todos os pontos de contato com o cliente.

Quando a empresa, por exemplo, trabalha um produto com exclusividade com um cliente e está disposto a torna-lo um case, isso gera um fato relevante para o mercado, abrindo espaço para que aconteçam entrevistas para a imprensa; vídeos para o blog ou canais sociais; material de vendas, entre outros. Essa estratégia pode funcionar muito bem quando a agência consegue identificar a forma e a linguagem adequada para transmitir tais informações em cada frente de comunicação.

Indo além de produto, quando se tem a compreensão do negócio e da estratégia da empresa, é possível trabalhar diferentes frentes, reunindo dados relacionados ao mercado , gestão de pessoas e inovação. É um modo de mostrar os diferenciais que existem nela diante de assuntos que fazem parte do universo corporativo, para além da tecnologia em si. É destacar seus potenciais desafios e como a empresa os aborda, criando ângulos diferentes para diferentes canais e públicos.

Em junho, o time de comunicação da Hitachi deu um passo importante e trabalhou diretamente conectado ao departamento de vendas e, a partir de uma ferramenta de monitoramento inteligente de notícia, passou a alimentar leads de negócio. Isso tudo, e muito mais, pode funcionar. Para tal, é importante que as pessoas que pensam a estratégia de comunicação estejam totalmente inseridas no universo de tecnologia também, e entendam as necessidades de quem as vende e quem as compra

Conteúdo especializado escrito por quem (também) entende o que é notícia

Diante de uma estratégia abrangente como a que foi apresentada aqui, é importante que a agência sempre se certifique que esgotou-se de todos possíveis ângulos que um assunto pode render. É importante  dedicar tempo produzindo materiais que conversem com todos os públicos, principalmente jornalistas.

Ela deve sempre considerar: há algo de peculiar sobre a origem daquela ideia ou tema? Está usando a tecnologia antiga de uma maneira nova? Está mirando um nicho emergente? Há uma imagem forte ou um ângulo visual que possa atrair a atenção da mídia ou de outros públicos nos demais canais?

Falando em escrever, não esqueça de garantir uma boa cobertura do assunto, assim como busca na imprensa, em seu blog corporativo e, se possível, de seus parceiros e clientes.

Relacionamento com a imprensa baseado em dois pilares: jornalismo e tecnologia

A proximidade da agência com a imprensa é algo primordial para o sucesso de divulgações. Em um campo tão profissional, é importante ressaltar que não é de amizade que empresas especializadas em comunicação de tecnologia vivem. Elas precisam, e muito, executar perfeitamente os pontos abordados anteriormente para ganharem o respeito dos jornalistas e posicionarem-se como fontes de informação realmente relevante. Isso porque, o conjunto faz com que a negociação de pautas leve ao resultado esperado. Avaliar se os fornecedores que considera para cuidar da comunicação da sua empresa atuam dessa forma pode apoiá-lo na sua decisão.

Para melhor aproveitar essas entregas, é interessante também ler sobre o papel da interface nesse contexto. Aqui nesse blog, abordamos o assunto também.

Escreva um comentário

Comentário