As pessoas estão cada vez mais atentas ao comportamento das marcas e de seus executivos e colaboradores. E a comunicação estratégica humanizada tem uma função central neste aspecto.
Traçar uma comunicação que revele os pontos de conexão entre as pessoas e as organizações é uma maneira de contribuir para o bom desenvolvimento de ambas as partes.
No setor de tecnologia, a capacidade em solucionar problemas reais de negócios e pessoas é o que cria esse elo, mas isso depende de uma comunicação efetiva e humana.
Neste artigo, a gente fala sobre como estabelecer uma comunicação de pessoa para pessoa, em especial para o setor tech, é um diferencial que nos une, consolida uma boa reputação e promove mais engajamento. Confira!
A relevância da reputação de uma empresa
Não é raro surgirem casos de denúncias de má conduta em redes sociais ou em sites de avaliação de empresas. Se o caso ganha amplitude, certamente impacta negativamente na reputação da empresa e nos negócios.
Casos emblemáticos de executivos que se posicionaram no momento da crise sanitária de forma negligente com funcionários e clientes, repercutiram e arranharam profundamente as reputações.
Enquanto isso, a reprodução de discursos de ódio e notícias falsas no Facebook fez somente uma empresa perder mais de 40 anunciantes e, com isso, mais de setenta e quatro bilhões de dólares em propaganda.
Estes exemplos revelam o que a identificou a pesquisa realizada pelo Ipsos Global Reputation Center em 2018, na área de reputação e imagem corporativa.
Quase 87% de consumidores afirmam considerar a reputação de uma empresa antes de optar por um serviço ou produto. Especificamente no Brasil, esta realidade sobe para 91%.
Sendo assim, se pensamos no mercado B2B, qual marca gostaria de estar associada à uma outra empresa, ou pessoas, com má reputação?
O maior valor das organizações são as pessoas
Além destes parâmetros, a forma como o mercado tem se desenvolvido se encaminha para que cada vez mais o relacionamento com colaboradores, consumidores e acionistas seja crucial para a reputação empresarial.
São as pessoas de uma empresa, em seus diferentes departamentos, que irão ouvir as dores do cliente e identificar suas necessidades.
Atendentes, vendedores e profissionais da linha-de-frente de comunicação (monitorando redes sociais, por exemplo) entram em contato direto com estes sentimentos e desejos em mensagens, relatos ou reclamações.
Uma forma de conseguir dar respostas à essas dores e sonhos dos clientes é envolvendo-as nos processos de construção da estratégia de comunicação.
Ao empatizar e compreender estes problemas, é possível encontrar não somente as soluções tecnológicas para questões reais do dia-a-dia dos clientes, mas as formas de fazer chegar as mensagens nos potenciais compradores.
Isso significa a construção de uma comunicação de pessoa para pessoa.
People 2 people
A comunicação people to people também se traduz na humanização da comunicação de uma empresa. No caso de comunicar os valores e soluções de uma empresa, há algumas estratégias que podem ser aplicadas.
Até alguns anos atrás, “CEO” era um conceito exclusivo do mundo corporativo. Hoje, como as pesquisas apontam, os clientes estão observando e acompanhando o comportamento das marcas e os discursos dos CEOs e outros colaboradores das organizações.
Ao mesmo tempo em que más declarações afetam negativamente a percepção da empresa, o contrário também é verdadeiro, certo?
Um executivo bem posicionado é capaz de gerir crises de forma mais humana, e personificar tais valores e comportamentos, agregando valor ao negócio.
Ele transmite, por exemplo, se a empresa é honesta, engajada socialmente, se possui conhecimentos técnicos avançados na área em que atua, se trata bem colaboradores e clientes, se pretende resolver problemas reais das pessoas e do meio ambiente.
Por isso, o treinamento de porta-vozes é crucial para alinhar as expectativas e “tom de voz” da mensagem, tornando possível transparecer uma narrativa sólida da empresa nos discursos e diálogos estabelecidos – seja na imprensa de nicho, seja nos canais da empresa, seja nas rede sociais pessoais.
T2H: Narrativas humanas na comunicação
As pessoas ou marcas também estão atentas à adequação dos comportamentos dessas pessoas às narrativas construídas pela marca, para decidirem se confiam ou não na empresa. Elas querem saber se as narrativas são destoantes ou se complementam.
As narrativas bem construídas se conectam com a sensibilidade e as emoções da humanidade, que se comunica e se engaja por histórias. Essas são as bases da perspectiva Tech to Human que aplicamos aqui na aboutCOM.
O equilíbrio entre as necessidades do cliente e os objetivos da empresa
Algumas estratégias de comunicação integrada vão consolidando um hibridismo entre aquilo que atende às necessidades do público-alvo e dialoga diretamente com suas dores, ao mesmo tempo em que que transmite aquilo que é importante ser falado sobre a empresa e suas soluções.
No caso da comunicação empresarial, envolver especialistas na estratégia é uma forma de transparecer expertise de mercado ao mesmo tempo em que se realiza a comunicação humanizada.
Após treinamento adequado, essas pessoas se tornam responsáveis por transmitir a qualidade técnica do trabalho, demonstrando possuir os saberes específicos necessários para a construção das soluções tecnológicas que resolvem os problemas reais dos clientes.
Essa é uma forma de construir a confiança entre os clientes ao mesmo tempo em que valida os produtos ou serviços oferecidos pela empresa, e permite atender aos objetivos de negócios, com geração de leads.