O consumidor muda seus hábitos e as estratégias de comunicação de uma empresa também devem se reinventar para alcançar esses novos comportamentos.
Como costumamos falar, não basta construir mensagens sólidas e de impacto se elas não acessam o público-alvo.
Informações podem estar em diferentes lugares, mas a comunicação eficaz é aquela que acessa a persona e consegue gerar engajamento.
Então, como escolher os melhores canais ou as ferramentas mais eficientes para alcançar seu cliente?
Como acompanhar as mudanças, inovações e transformações que acontecem cada vez mais rápido na vida das pessoas, afetando o campo das comunicações e das tecnologias?
No fim, o que vai fazer diferença é a sua capacidade de adaptar sua estratégia de comunicação e marketing, considerando as mudanças de comportamento do seu público e os avanços tecnológicos. Saiba mais neste post!
Inovação: a fiel escudeira da estratégia
Inovar é muito mais do que um conceito que aparece em textos para mostrar a originalidade de um projeto, de uma ferramenta ou de um recurso recém lançado.
Para a estratégia de comunicação, a inovação é uma premissa atualidade. Pressupõe que a estratégia de comunicação está fundamentada na capacidade de se reinventar conforme o público se reinventa, no momento que isso acontece.
Não se trata apenas do “como” ser inovador, mas do “porquê”. Assim como uma fiel escudeira, a inovação propõe que a comunicação esteja disposta a se recriar para atender às transformações que ocorrem na sociedade e no relacionamento entre as pessoas.
Ou seja, a inovação para a estratégia de comunicação é um princípio fundamental que permite uma empresa atingir seus objetivos de negócios.
Por outro lado, se uma estratégia de comunicação não está disposta a ser repensada, alterada ou atualizada, ela se torna incompleta e, pior, ultrapassada.
Por estar defasada ou fechada às mudanças, pode acabar por afastar os seus públicose, até mesmo impactar no alcance das metas de negócios – sejam referentes às vendas, à reputação ou à visibilidade.
Estratégia: quais tendências considerar?
Então, como considerar a inovação como pilar da estratégia de comunicação, e continuar coerente com as mensagens que a empresa quer passar?
Não é uma tarefa fácil observar e mapear as tendências tecnológicas, os hábitos do consumidor e ainda reinventar a estratégia de comunicação para satisfazer esses novos interesses.
A cada momento, novas ferramentas de comunicação aparecem. E, ainda que muitas delas sejam criativas e úteis, nem sempre são as mais adequadas para um negócio em especial.
É como em um jogo de xadrez. Você precisa considerar os melhores movimentos para atingir os seus objetivos, levando em conta também como a outra pessoa se movimenta no jogo. A outra pessoa, aqui, é o cliente em potencial.
Nem sempre você usará tudo o que está à mão. Irá trabalhar com aquilo que permite que sua estratégia seja a vencedora e que garanta chegar ao objetivo final.
Pensando a comunicação enquanto estratégia
Isso quer dizer que, por mais que uma ferramenta de comunicação seja eficiente em si, nem sempre é a mais adequada para atingir os objetivos de negócios. A estratégia de comunicação deve considerar quais são melhores os caminhos.
Estar presente em todas as redes sociais, por exemplo, pode não ser fundamental para todas as empresas. Às vezes, é necessário estar presente em mídias especializadas para acessar novos clientes, em outras vezes, este não é o melhor caminho.
Por isso, a comunicação e a inovação andam juntas quando falamos em estratégia. Antes de movimentar os peões no jogo, precisamos:
- estabelecer quais são as personas com quem queremos falar;
- definir quais são as mensagens que acessam ou provocam essas personas, humanizando os discursos para acessá-las em suas necessidades e linguagens;
- considerar as mensagens que a empresa deseja transmitir sobre seu negócio;
- construir um funil de influências que consiga difundir essas mensagens em toda a jornada do cliente;
- readequar as estratégias conforme as mudanças ocorrem.
Game-changing: alterando os resultados do jogo
Neste sentido, o que fará com que sua empresa obtenha sucesso em uma estratégia de comunicação e marketing é a capacidade de inovar e de se reinventar. É a capacidade de considerar as possibilidades e agir de acordo com o que o público-alvo está exigindo.
Como falamos no início deste texto, a inovação, vista como um pilar de negócios permite que a estratégia de comunicação se adeque conforme tendências apontem como pertinentes e relevantes no mercado.
Ter como empresa parceira uma agência que seja capaz de revisitar, rever e reinventar o plano de comunicação para incorporar esses novos desejos, necessidades, hábitos e ferramentas, é decisivo.
É o que pode fazer sua empresa atingir os objetivos, acessar os clientes de forma assertiva, alcançar as metas estabelecidas.
Inovação e comunicação: case de sucesso da aboutCOM
Um case de sucesso é nosso trabalho com a Hitachi Vantara, que cria soluções para maximizar retornos sobre os dados armazenados. Com ela, co-criamos um serviço para geração de novos leads e estabelecimento de diálogo com os clientes, demonstrando maior credibilidade e preocupação com as necessidades explicitadas.
Aliamos a inteligência de mercado com a inteligência na captação de dados para recuperar mensagens recebidas de clientes da Hitachi Vantara.
Com isso, estabelecemos uma comunicação direta e assertiva dos porta-vozes, preparando-os para um discurso mais coerente e direto que considera as necessidades declaradas dos clientes.
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