Como fazer para despertar interesse e atrair um cliente no B2B? Muitas empresas acreditam que produzir um conteúdo ou fazer uso das ferramentas de comunicação disponíveis seja o suficiente.
Ocorre que, na prática, nem toda pessoa que clica em um link ou que deixa informações pessoais para acessar um conteúdo é um lead ou traz uma oportunidade para a geração de novos negócios. Nada garante que esse ponto de contato gere um relacionamento de confiança.
Para que uma ferramenta seja bem utilizada e consiga nutrir esses potenciais clientes de forma a construir confiança em todos os micro-momentos e atingir os objetivos de negócios, é necessário uma estratégia integrada de comunicação.
Neste post te ajudamos a entender como ir além do operacional e traçar um planejamento estratégico que alinhe inteligência de negócios, comunicação e marketing.
Comunicação integrada: sim, a união faz a força!
Quando falamos de uma estratégia integrada de comunicação, estamos falando de uma comunicação inteligente. Mas, o que isso quer dizer?
A comunicação integrada requer que os departamentos de comunicação, marketing e relações públicas, junto de agências parceiras, não apenas façam o uso de ferramentas, mas principalmente estejam alinhados e cooperando com o propósito de gerar demandas para a empresa.
Isso significa estabelecer os conceitos e as palavras-chaves que comuniquem com as diferentes personas e suas dores, além de construir uma narrativa única a ser transmitida para todas as personas, adequando a linguagem para cada ferramenta, formato e ponto da jornada do cliente.
Por meio de uma narrativa envolvente e verdadeira, este lead vai estabelecendo confiança ao ser exposto aos diferentes conteúdos e canais da empresa (os chamados “micro-momentos”), conhecendo-a e reconhecendo seu valor e a expertise de mercado.
Mesmo que um novo negócio não seja gerado desde o primeiro contato, a relação está estabelecida e pode ser nutrida em todos os pontos da jornada. Afinal, uma verdade conhecida sobre o comportamento do consumidor atual é que ele quer ter sua necessidade ouvida e anseia por transparência das empresas.
Além do operacional: estratégias antes de ferramentas
Para que a narrativa única funcione, é necessário pensar estrategicamente o uso das ferramentas.
Não basta produzir conteúdos sem saber o objetivo de cada um deles, sem estabelecer métricas confiáveis para mensurar os retornos e para apontar melhorias em novos projetos.
Estratégia e planejamento se tornam fundamentais para toda empresa B2B que deseja conquistar mais visibilidade, estabelecer uma boa reputação e se tornar referência em seu nicho de atuação.
Para que esses objetivos sejam alcançados, a comunicação integrada deve ser pensada por especialistas, que consigam personalizar a estratégia da empresa de acordo com suas necessidades e com as informações que ela deseja e precisa passar aos seus potenciais clientes.
Assim, é possível trabalhar com diferentes ferramentas, seja Inbound Marketing, redes sociais, Google Ads, eventos ou press releases (ou todas juntas!) sempre considerando todos esses pilares mencionados.
Integração e estratégia na prática: o case de sucesso “Hitachi Vantara”
Uma das empresas que atendemos há alguns anos é a Hitachi Vantara. No princípio de nossa parceria, a cultura empresarial, que ainda estava acostumada a separar marketing de comunicação, ou marketing de relações públicas, apresentou certa resistência à estratégia de comunicação integrada.
É o que nos relata Paulo Henneberg, que é Líder de Marketing Sênior na Hitachi Vantara. Conforme a integração entre as áreas foi mostrando valor e gerando resultados efetivos para os negócios a partir de uma comunicação inteligente, a resistência cessou e a estratégia permitiu incluir novas ferramentas de comunicação e marketing, ampliando o escopo de atuação.
O processo envolveu estratégia, planejamento, acompanhamento, métricas, sempre partindo da dor e das necessidades do cliente, sem esquecer o valor da empresa e aquilo que ela deseja comunicar.
Para Henneberg, a comunicação integrada, sob uma perspectiva humanizada, “se trata de não entender a pessoa como um ponto que se move no funil”. Ele ainda aponta os benefícios da integração entre marketing e comunicação: “Uma comunicação integrada faz essa viagem pela jornada do cliente ser natural, oferecendo soluções reais para os leads que estão buscando por aquilo”.
Ou seja, ao entregar informações interessantes em diferentes pontos da jornada e que atendam as necessidades do potencial cliente, se conectando com suas dores, as mensagens permitem o estabelecimento de relacionamentos duráveis e de confiança.
“Esse é o papel fundamental da comunicação na integração com o marketing. Pode até ser que no final isso resulte em uma oportunidade para o fechamento de um bom negócio, e que bom. Mas caso não ocorra, pelo menos estabelecemos uma relação de confiança”, avalia.