Mesmo quem não faz parte do time de comunicação e marketing de uma empresa, estabelece relacionamentos como parte do dia-a-dia do trabalho.
Seja no posicionamento de porta-vozes, ou ainda pelos colaboradores e especialistas dos departamentos de inovação ou vendas, a comunicação é necessária e de extrema relevância para o desenvolvimento dos negócios.
Quando entendida como ferramenta para o protagonismo dos negócios, a comunicação possui um papel educador em todas as áreas.
De forma humanizada, a comunicação torna possível que os problemas dos diferentes públicos que tenham relação com uma marca ou empresa sejam resolvidos.
Então, você já se perguntou como a sua empresa está se comunicando com seus públicos – internos e externos? Como a forma da sua empresa de se relacionar está impactando nas vendas?
Neste post falamos sobre a importância da perspectiva tech to human (T2H) fazer parte da cultura de toda a equipe, e como isso impacta nos negócios.
Comunicação estratégica e humana
Com o novo perfil do consumidor – cada vez mais exigente, crítico e com as ferramentas de buscas disponíveis à distância de um clique – é vital para a sobrevivência dos negócios que as dores do público-alvo sejam consideradas.
Feita da perspectiva humanizadora, a comunicação permite que bons relacionamentos sejam construídos entre as diversas partes envolvidas nos negócios. E no B2B isso é igualmente crucial!
Escutar o cliente ou parceiro de forma ativa e empática torna possível para as empresas assimilarem as mudanças que as tecnologias e as inovações estão produzindo na forma das pessoas se relacionarem. E, assim, construir vínculos sólidos.
Tech to human: tecnologia pensada para pessoas
Imagine a seguinte situação: um cliente está em busca de uma solução para seu problema, porém ele não sabe muito bem o que precisa. Nesse contexto, ele não sabe como solicitá-la, quais tecnologias pedir ou como implementar em seu negócio.
Se ao entrar em contato, o time de vendas não praticar a escuta ativa, ou se fizer uso do tecniquês com um público leigo ou de outra área, ele poderá até fechar um negócio, mas a fidelização e a confiança terão sido prejudicadas neste processo.
Com a comunicação humanizada sendo internalizada pelo time de prospecção e vendas, logo no início, a equipe se dedica a estudar o cliente, pode verificar o LinkedIn dos executivos que estarão envolvidos no processo a fim de conhecê-los, além de recorrer à sensibilidade para iniciar este relacionamento.
Dessa perspectiva, o tecniquês também é abandonado, já que humanizar a comunicação envolve que todos os públicos entendam as mensagens que estão sendo transmitidas.
Por isso, a própria linguagem do setor de tecnologia, por exemplo, se pensada de pessoa para pessoa, tem a acessibilidade no seu DNA.
Escuta ativa e customização de soluções
A escuta ativa também impacta nos negócios porque, a partir dela, a empresa poderá realizar um atendimento personalizado, de acordo com a necessidade deste cliente.
Um relacionamento confiável terá sido construído, porque a marca será vista pelo valor que pode entregar.
O diretor de soluções customizadas na Orange Business Services para a América Latina, Leandro Laporta, em conversa com a aboutCOM no #aboutCOMlive, avalia que os parceiros de negócios dizem, durante as conversas, “o que esperam da estratégia de comunicação, onde querem chegar com essa ferramenta e quais são os desafios que vão ser enfrentados”.
Captar essa mensagem a partir da escuta ativa, como destaca Laporta, torna possível que as equipes envolvidas possam elencar “quais ferramentas podem ser utilizadas para alcançar os objetivos do cliente, diante das possibilidades que a equipe tem”, o que tornará “cada experiência única, assim como cada empresa”.
Os dados captados pelas empresas, quando utilizados pela estratégia de Business Intelligence, também ajudam na aproximação e na compreensão das dores do cliente, potencializando a geração de novos negócios.
Quando toda a empresa internaliza e integra a perspectiva humanizada da comunicação, todos os relacionamentos construídos, nas mais diferentes frentes de atuação, traduzem este esforço de conexão, reconhecimento e humanidade.
Para o mercado hoje e suas exigências, essa perspectiva não é mais apenas necessidade dos departamentos de comunicação e marketing.
Acesse na íntegra a live com Leandro Laporta para saber mais sobre a aplicação do Tech2Human no dia a dia de uma empresa, para além da comunicação.