Cliente há quatro anos da aboutCOM, a Hitachi tinha como desafio aparecer mais frente aos seus concorrentes e ganhar mindshare. Mas havia um obstáculo a vencer: a comunicação deveria atender a área de marketing e vendas local e se alinhar com a área de Relações Públicas internacional da marca. E, ainda neste cenário, dentro da empresa, os líderes de marketing, redes sociais e RP são diferentes.
Uma narrativa única
Partindo da premissa de que a Hitachi Vantara é uma só – globalmente adota um mesmo discurso – e que, localmente, já tem traçado um objetivo claro de negócios, o primeiro passo para o projeto foi encontrar a integração entre objetivos de negócios e objetivos de comunicação, criando uma narrativa única para todas as frentes de contato com o cliente.
O convencimento de ‘vendas’
Mas, a equipe de vendas ainda não estava totalmente alinhada à narrativa e, como é muito comum no mercado, não conseguia ver o devido valor nas ações de comunicação. Até que, em conjunto com o marketing da empresa, a aboutCOM criou um produto de comunicação para atender diretamente os vendedores – o Market Intellingence Service. Uma inteligência aplicada ao clipping dos clientes, que muniu os vendedores de informações sobre seus clientes e clientes em potencial, ajudando-os a iniciar diálogos e, inclusive, a identificar novas oportunidades de negócios.
Depois dos vendedores, os porta-vozes
Com a Hitachi Vantara passando a aparecer mais e de forma mais coesa para o mercado, com ações de assessoria de imprensa e já com gestão e monitoramento das redes sociais da companhia, ainda era preciso convencer os porta-vozes da empresa a assumirem a narrativa central e posicionarem-se como líderes de opinião, compartilhando o seu vasto conhecimento com o mercado. Foi então que a aboutCOM iniciou mais um projeto, com mais uma interface na companhia, o posicionamento executivo.
Tudo isso, gerando leads
Como última instância, voltamos lá no início do desafio – toda a gestão da aboutCOM era feita localmente pela área de marketing, que é constantemente cobrada por gerar novos negócios. Deste ponto, partimos para as campanhas de email marketing, landing pages, CTAs; porém, com toda a estratégia e a narrativa integrados, elevamos o inbound para um nível acima, trazendo todo um raciocínio de SEO, link building e comunicação integrada para potencializar os resultados de visibilidade e conversão.
Uma comunicação realmente integrada e T2H
Com todas as frentes de comunicação da Hitachi Vantara atendidas, a aboutCOM passou a atuar como uma grande gestora da narrativa da Hitachi no mercado brasileiro. Cada temática abordada pela empresa passou a ser explorada em todas as frentes de comunicação, da assessoria de imprensa, para as redes sociais, passando pelos artigos dos executivos e finalizando em conversões de inbound – tudo isso com uma mesma narrativa, o tom de voz único da Hitachi Vantara e a conexão com as personas do negócio, nas diferentes etapas do funil de influências. Uma comunicação humana, que toca a dor dos clientes a partir do conhecimento que eles têm sobre as próprias necessidades, pessoais e, ao mesmo tempo, geradora de negócios.
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