Como construir uma comunicação que não seja apenas útil, mas que esteja alinhada com a perspectiva de negócios e comunique uma só narrativa em todas os canais?
Alinhar todos os conteúdos é necessário para uma comunicação bem feita, que transmita a narrativa e aja em conjunto com os objetivos de negócios.
Traçar uma estratégia de sucesso consiste em pensar um planejamento de comunicação em que cada etapa esteja integrada à outra, em diferentes frentes, sendo que todas elas são interdependentes para o sucesso da organização.
Considerando os produtos e ações de comunicação em um planejamento único e coeso, a comunicação integrada proporciona visibilidade e reconhecimento da marca.
Saiba como uma visão integrada da estratégia de comunicação e marketing é importante para empresas tech.
Comunicação integrada: como funciona?
Podemos começar dizendo que a comunicação integrada tem como principal prerrogativa a gestão da estratégia de comunicação.
A comunicação integrada é o oposto das ações sazonais ou pontuais: ela leva em consideração todas as etapas do funil de comunicação e diferentes meios e formatos, criando uma uniformidade no discurso da empresa.
Ser integrada, holística se trata de reconhecer e considerar o todo. Ou seja, um único fio que desenha toda a comunicação da empresa irá permear todos os pontos de contato, unificando e integrando a narrativa.
No caso das estratégias de marketing, sabemos que, com um mercado cada vez mais exigente, o sucesso de uma empresa não depende mais apenas de uma campanha genial ou de um evento. Ela deve ser construída considerando os 365 dias do ano, as mais variadas inserções e formas de atuação e prospecção, online e offline.
Dessa forma, poderíamos dizer que a comunicação integrada funciona como uma visão abrangente, baseada em um planejamento que considera as diferentes personas do negócio, as diferentes etapas do funil de comunicação, mídias e, é claro, a visão e os valores daquela empresa.
Comunicação integrada x comunicação “frankenstein”
A existência de equipes mais enxutas e a necessidade de agilidade acaba resultando numa lista de prioridades que deixará de lado alguns recursos que poderiam ser essenciais para ampliar a visibilidade da marca.
Com a procura por outras pessoas para a realização de ações especializadas, é possível que a empresa caia no erro de recorrer a uma multiplicidade de agências especializadas para uma atuação pontual, sazonal, que não é retomada, mantida ou conectada às demais.
Isto poderá resultar em uma quebra da construção da narrativa nas diferentes etapas do funil de comunicação ou entre as diferentes personas.
Por outro lado, uma forma de conseguir suprir a necessidade de comunicação especializada sem cair neste problema é optando por uma agência ou equipe que trabalhe a partir de uma estratégia de comunicação integrada.
Esta visão permite entender os objetivos do negócio e trabalhar com as ferramentas necessárias para atender à estes objetivos. No dia a dia, isso se traduz em um trabalho coeso que respeite a narrativa, sem acarretar em uma comunicação “frankenstein” – em que as partes se unem ao todo de forma artificial ou forçada.
Como a comunicação integrada se aplica ao marketing tech B2B?
Estabelecer uma comunicação integrada está muito alinhado com a perspectiva T2H, Tech to Human: pensar a tecnologia feita por e para resolver os problemas reais das pessoas em seus cotidianos, seja no trabalho, no lazer ou em casa.
Nesse sentido, o futuro da comunicação para o mercado B2B aponta a necessidade de estratégias de comunicação pensadas para marcar presença onde está a persona, considerando suas dores e suas necessidades, levando sempre um discurso único, que será reafirmado em todos estes canais.
Isso requer que a comunicação seja pensada pela perspectiva do marketing, da assessoria de imprensa, das relações públicas, do jornalismo e da publicidade, entendendo como cada aspecto contribui para a construção dessa narrativa única.
Construir um discurso humanizado e uma imagem consolidada da empresa é tarefa que deve estar prevista no planejamento de comunicação. Partindo da visão integrada, considere canais e mecanismos importantes para o mercado de tecnologia, construindo uma visibilidade ampla, demonstrando sua expertise e diferencial de negócio, trabalhando de forma coesa a fim de que todo o planejamento fale a mesma língua.