A comunicação corporativa vem se adaptando ao longo dos últimos anos conforme acompanha algumas mudanças da sociedade. Essa movimentação, que passa pelo aprimoramento da tecnologia, crescimento das redes sociais, gestão de relacionamentos e, até mesmo, a pandemia, também impacta diretamente a comunicação B2B, que precisa entender o seu papel e encontrar a melhor maneira de se comunicar com o seu público.
Nesse cenário, os desafios são muitos. A importância de desenvolver conversas genuínas e adequadas ao contexto, a estratégia certa e alinhada aos objetivos de negócio, a necessidade de transmitir credibilidade e manter ou criar uma boa reputação, além da ampliação do bom e conhecido awareness de marca são alguns deles.
Esses temas estão presentes em quase todas as conversas que temos com empresas e clientes quando o assunto é a comunicação no B2B. É importante também considerar os canais de comunicação adequados para amplificação destas mensagens, e usá-los de forma que sejam complementares, cada um com sua linguagem.
Comunicação como pilar para atingir objetivos do negócio
Na aboutCOM, acreditamos que, antes de pensar nos canais, é preciso entender se a estratégia de comunicação está direcionada para auxiliar as empresas a atingirem os seus objetivos de negócio.
Por isso, adotamos sempre uma postura consultiva com os nossos clientes, entendendo o que esperam da comunicação desde o primeiro contato. Assim, conseguimos alinhar as expectativas com o caminho que será realmente efetivo para que os objetivos da comunicação se encontrem com os desafios que as empresas têm no mercado.
Primeiro, entendemos o que a empresa quer comunicar. Em seguida, estudamos a fundo o seu público, suas dores e o que eles querem ouvir. Depois, cruzamos os dois pontos e, só então, é o momento de olhar para os canais de comunicação que serão utilizados. Ou seja, primeiro a estratégia, depois as ferramentas. Assessoria de imprensa, redes sociais, conteúdo, marketing digital, entre outras: são as diversos meios nas quais a estratégia vai se traduzir. Claro, pensando sempre na efetividade daquela comunicação.
Além disso, os direcionamentos devem ser definidos de modo a atender à estratégia construída em volta de cada canal.
Do papel consultivo também parte a integração das diversas ferramentas. Para realmente amplificar uma mensagem, é preciso que ela seja estrategicamente adequada a cada um dos canais de comunicação. Por exemplo, o trabalho digital nas redes sociais e a atuação no relacionamento com a imprensa podem contemplar um mesmo tema, adequado à cada um dos canais. Isso não só atende aos mesmos objetivos mas alcança as personas do negócio em diferentes micro-momentos, aumentando as chances de ampliar o mindshare da empresa. O mesmo vale para participação em eventos, branded content e ações de marketing e publicidade.
Tech2Human: a metodologia de comunicação B2B
Tech2Human é o nome da metodologia que criamos, que adotamos para nossos clientes e que acreditamos ser ideal para lidar com os desafios atuais da comunicação corporativa. Como o nome sugere, olhamos para o lado humano de cada inovação, focando-nos em criar e estreitar relacionamentos como peça central de nossa abordagem. T2H significa compreender a fundo os desafios das empresas, a partir da ótica dos clientes, explicando qual o propósito de cada mensagem e cada inovação. A partir deste olhar personalizado, conseguimos desenhar e redesenhar estratégias realmente efetivas e que impactem positivamente nos negócios dos nossos clientes. Se quiser saber mais sobre gestão estratégica humanizada, basta clicar aqui.
Em outras palavras, buscamos encontrar as reais necessidades dentro do público de cada empresa atendida e adequar o trabalho para que a comunicação seja fluida e repercuta em seus negócios. E fazemos isso nos apoiando nas ferramentas mais atuais de comunicação e marketing, sejam elas quais forem, desde que façam sentido para o público e para a empresa.
Sempre foi único o papel da comunicação no mercado B2B. E, por isso, a estratégia traçada, para cada negócio com esta particularidade, precisa ser igualmente única para cada. Estar de olho nas tendências é sim, primordial, mas tentar aplicar visões B2C ou tentar simplificar a linguagem do B2B pode dar ao negócio a conotação de apenas mais uma voz entre tantas outras no mercado. Por isso, o desafio maior é manter-se focado nas dores dos seus clientes. No que eles especificamente querem ouvir; e tornar-se uma referência para eles, de modo que, quando eles pensem em procurar um parceiro de negócios, já lembrem da sua empresa.