Se posicionar positivamente dentro do mercado de atuação, com reconhecimento e visibilidade, é uma forma de atrair e gerar negócios qualificados, e construir um relacionamento duradouro e sólido.
Ainda assim, para construir um planejamento eficiente para o mercado B2B de tecnologia, não basta estar presente na mídia especializada. É necessário falar com quem será beneficiado pelas soluções promovidas pela empresa.
Para acessar o cliente-foco e atender aos objetivos de negócios, trabalhar a comunicação estética de uma empresa de tecnologia requer conhecimentos especializados sobre o setor e também sobre quem consome tecnologia.
A especialização no nicho de tecnologia e inovação permite conhecer a fundo o perfil deste cliente. E pode ser a chave para a assertividade das práticas de comunicação, que precisam traduzir as mensagens e valores do negócio para o público em geral e tornar o assunto interessante e parte do seu contexto.
Ao mesmo tempo, integrar na estratégia ações que promovam o compartilhamento de conhecimento de pessoa para pessoa, pode aproximar quem entende de tecnologia e quem é o cliente-foco da estratégia de negócios.
Uma das formas é pelo posicionamento de CEOs e outros especialistas que irão dialogar com o público em uma narrativa única e humanizada. Neste post falamos mais sobre como a segmentação e a especialização atuam como estratégia de assertividade para sua comunicação no mercado tech B2B.
Comunicação feita por quem entende de negócios e tecnologia
Suponhamos que uma solução tech de nicho esteja buscando resolver as dores e problemas de empresas que atuam no mercado do agronegócio. Estas personas dificilmente vão buscar informações em meios de comunicação especializados em tecnologia, não é mesmo?
Ainda que isso permita visibilidade entre o setor tech, as tecnologias e soluções produzidas pelas empresas hoje estão disponíveis para o grande público e, por isso, são de interesse também para outras editorias.
A mídia especializada em tecnologia é o mínimo que deve estar incluído em um planejamento. É necessário ir além do “feijão com arroz” e construir uma comunicação eficaz e integrada em todas as etapas do funil de influência, entendendo os reais impactos das inovações e tecnologias nas pessoas.
Mas como colocar isso em prática?
Ao infinito e além.. do trade!
Primeiro, a estratégia de comunicação B2B e relacionamento com a imprensa deve ser pensada e consolidada por quem entende de jornalismo e assessoria de imprensa, de marketing, mas também de tecnologia, aplicada à diferentes frentes.
É preciso contar com um parceiro de comunicação que possua a capacidade de compreender o negócio do cliente em sua especificidade e traduzi-lo em mensagens e canais de comunicação que contemplam o comportamento, as necessidade e as dores da persona.
Aqui no blog da aboutCOM nós já listamos algumas das vantagens dessa parceria.
A experiência e os relacionamentos criados pelas pessoas que atuam com comunicação focada no setor de tecnologia permitem que o serviço oferecido seja ainda mais assertivo.
Com o conhecimento adquirido pelo time especializado, a comunicação vai além de só reter a informação, mas a transforma em oportunidades que extrapolam as ações de trade.
Como costumamos falar aqui na aboutCOM, isso é possível a partir da construção de um bom planejamento de comunicação que é traduzido em uma comunicação T2H.
Este planejamento é a forma de garantir que a empresa construa uma narrativa única e sólida em todos os canais de comunicação e etapas do funil, considerando as personas do negócio.
Enquanto a segmentação e a especialização em tecnologia permitem que se traduza os valores de uma determinada empresa, considerando os melhores canais e formas de expressar essa mensagem única em cada um destes meios (que possuem suas linguagens e regras específicas), contemplados no planejamento e na execução.
Especialização T2H: tech to human
Junto do trabalho da assessoria de imprensa com diversificação de mailing, há outras estratégias que devem ser empregadas para a consolidação de uma comunicação integrada, que trabalhe todas as etapas da jornada do cliente no funil de vendas, consolidando a imagem da empresa.
O entendimento detalhado da persona torna possível que a comunicação estabelecida realmente transmita os reais impactos e benefícios das inovações daquela empresa na vida destas pessoas.
A humanização da comunicação no setor tech
T2H é uma prerrogativa que nasceu da experiência de anos trabalhando com a especialidade da comunicação voltada para o segmento de tecnologia e inovação e que se reflete em planejamentos especialmente pensados para ajudar cada cliente a ir mais longe e conquistar seus objetivos de negócios.
Um caso de sucesso é o da Orange Business Service. Com o planejamento integrado em comunicação, escolhemos agir com a diversificação dos canais de mailing para superar o desafio de chegar aos compradores das diversas indústrias-foco do cliente.
Junto disso, construímos conteúdos que acessam estes potenciais compradores a partir da geração de conhecimento para as personas definidas. Estratégias que tornaram possível a Orange acessar a indústria marítima e a indústria mineradora, por exemplo.
Mais do que construir uma comunicação que se baseia em mídias especializadas ou mensagens que se conectem às necessidades, a estratégia T2H traça as melhores formas para a empresa de tecnologia conversar com os desejos e sonhos de suas personas do mercado B2B.
O resultado, é claro, foi e continua sendo a atração de clientes diversificados que estavam no foco do cliente ao traçar os objetivos de negócios.