Contamos e ouvimos histórias o tempo todo. Isso porque, o hábito de contar histórias, em diferentes formas e sobre diferentes assuntos, ocorre naturalmente à humanidade e tem atravessado os séculos e culturas.
Mas o que esse costume humano, conceituado como storytelling, tem a ver com as relações públicas, o marketing, a tecnologia e o mercado business-to-business?
Devido ao incrível apelo e poder que as histórias têm em comover e cativar a audiência, o storytelling tem apontado caminhos para estratégias de comunicação que geram maior vínculo e relevância. Esta antiga ferramenta é uma estratégia eficaz para construir uma boa relação com leads e clientes, gerar conexão com a marca e ampliar seu reconhecimento e difusão.
Pensando nisso, queremos te explicar por quê uma estratégia de comunicação baseada em storytelling é tão importante para uma marca B2B com foco em tecnologia.
O conceito de storytelling
“Story” em inglês significa “história”, enquanto “telling” seria “contar”. Mas o termo expressa muito mais do que contar histórias. Talvez você tenha reparado que a facilidade em acessar e gerar conteúdos tem gerado um empobrecimento das mensagens.
O storytelling é exatamente a arte em contar histórias e desenvolvê-las utilizando técnicas e habilidades específicas que sensibilizam, emocionam e persuadem quem assiste, escuta ou lê. Vai além da simples produção de conteúdos ou desenvolvimento de mensagens. Trata-se de tornar uma mensagem ou uma experiência inesquecível, insubstituível e, de preferência, desejável de repetição.
Por isso, quem recorre à prática de storytelling para o posicionamento de marca consegue alcançar um diferencial essencial para manter-se competitivo no mercado.
O poder de contar histórias
Tente pensar em algum filme. Somente aqueles que mexeram com seu emocional, provocando risos, medo, surpresa ou lágrimas, são os que trazem memórias imediatas. São estes que você indica a um amigo que pede uma sugestão de filme para ver no fim de semana.
Quanto mais alguém consegue transmitir uma mensagem de forma impactante, mais conexão ocorre entre quem conta a história e quem ouve. Pela capacidade afetiva e cognitiva, os seres humanos se movem analisando suas emoções e valores. E são as melhores (e as piores) experiências que ficam na memória e que são transmitidas para outras pessoas.
Storytelling e as relações públicas
No nicho mercadológico, não é diferente. Estes sentimentos dão suporte às análises lógicas a respeito, por exemplo, da contratação de um serviço e de seus efeitos para o bem-estar e sucesso individual ou coletivo.
Assim, receber a devida atenção do público-alvo será mais fácil se a conexão se der num nível emocional. O poder de contar histórias está ligado à capacidade de uma determinada estratégia de comunicação transmitir uma mensagem carregada de sentido e de sentimento, que supere a lógica racional e alcance o nível emocional do cliente.
O Storytelling permite estruturar um planejamento que considere a identificação do interlocutor com quem conta a história. E isso se dá na construção de uma narrativa em que o potencial cliente se vê no lugar da personagem principal e vibra com a superação dos conflitos existentes.
Ou seja, as relações públicas encaminham o cliente para adquirir aquele determinado serviço como solução para seus próprios problemas.
Os impactos para uma marca B2B
Alcançar resultados e bater metas são os desafios recorrentes para toda empresa. No universo B-2-B há ainda outro obstáculo. Além de atender aos valores e metas do prospect, é também necessário impactar seus funcionários, as pessoas que estão por detrás daquele negócio.
Afinal, as histórias são sempre sobre pessoas, o que realizam e como superam as dificuldades pessoais. Isso quer dizer que para conquistar novos contratos será necessário antes seduzir, impactar, emocionar e persuadir os representantes da companhia em questão.
Assim, se comunicar, especialmente com outros negócios, é uma tarefa que requer habilidades consistentes e específicas, porque esta empresa precisa se mostrar essencial para que os funcionários do outro negócio consigam atingir o sucesso em suas próprias métricas.
E essa é uma habilidade de especialistas na arte do storytelling e de sua aplicação em estratégias de comunicação e marketing, crucial para gerar engajamento e bons resultados no ramo b2b.
Os desafios são muitos e estratégias como storytelling podem auxiliar empresas que vendem para outras empresas. Pensando nisso, aproveite para compreender também a importância de empresas b2b investirem em um posicionamento executivo clicando aqui e veja o papel importante que ter um storytelling tem para a construção de casos de sucesso como este.