• aboutCOM
  • Cases
  • T2H
  • Contato
  • pt
    • PT PT
    • EN EN
    • ES ES
  • Linha de Frente
  • Trend Tech PR
  • Inspira & Não pira
  • Arquivos
  • #991 (sem título)

Por que sua empresa não vai sair na capa da Exame? (ou é muito provável que não saia)

Início » T2H » Por que sua empresa não vai sair na capa da Exame? (ou é muito provável que não saia)

COMPARTILHAR:Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on twitter
Twitter

Início » T2H » Por que sua empresa não vai sair na capa da Exame? (ou é muito provável que não saia)

COMPARTILHAR:Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on twitter
Twitter

Por Flavia Sobral Faccioni

De um tempo para cá, tenho participado de reuniões com empresas em busca de uma assessoria de imprensa que, à princípio, tem uma boa ideia dos seus objetivos de comunicação – aumentar a visibilidade e, por sua vez, a confiança em sua marca por meio da exposição em veículos lidos por seus possíveis compradores. Enfatizo aqui o ‘à princípio`, porque não me assusto quando depois de parecermos alinhados com esse objetivo, vem aquela pergunta: “e o que preciso fazer para sair na capa da Exame?”. E, daí para frente, eu paro de acreditar completamente que as pessoas realmente sabem como a comunicação pode auxiliar nos negócios.

A maioria dos nossos clientes por aqui, são empresas que vendem para empresas, ou, como costumamos chamar, B2B. Muitas vezes, o diferencial de um trabalho de assessoria de imprensa para essas empresas é alcançar as mídias de indústrias, para as quais eles fazem soluções. Simplificando: se a empresa faz uma solução para o agronegócio, sair nas revistas que os empresários desse setor leem. Isso tem sido visto no mercado como um grande diferencial do nosso trabalho.

E não é porque trabalhamos com as ‘verticais’, que vamos desconsiderar a grande mídia – especialmente as de negócios. Mas, para que uma empresa B2B saia em uma das consideradas grandes mídias, é preciso uma notícia realmente relevante para o mercado (uma nova estratégia corporativa, grande investimento no Brasil ou assuntos afins). E não é porque tecnologia (principal assunto de muitos de nossos clientes) é um assunto de interesse geral, que todos os temas dentro da tecnologia podem alcançar as grandes mídias.

As perguntas a serem feitas aqui vão até um pouco além disso: o que a sua empresa realmente vai ter de retorno se sair na capa da Exame? O público que compra a sua solução ou que convence alguém na empresa a comprar lê a Exame? Pode ser que a resposta seja sim. Não é raro e há pouco tempo tivemos um exemplo assim: uma organização de certificações em tecnologia de informação traçou o perfil do executivo de TI procurado no mercado brasileiro em conjunto com líderes do setor – e lá estava a nossa ‘home’ (afinal, foi na capa online da Exame).

Acredito que o melhor conselho aqui seja, como sempre, educar o cliente. Às vezes, a capa ou mesmo a grande mídia vai vir, às vezes não. Mas pode ser que a visibilidade nos demais veículos pode ter – e normalmente, na nossa experiência tem – um impacto positivo muito maior nos negócios. É uma questão de fazer o trabalho de apuração e encontrar as notícias certas dentro dos nossos clientes, para cada tipo de mídia. E, claro, ter uma boa dose de paciência para educar e reeducar nossos clientes sempre que for preciso.

Saiba mais

A tecnologia pode substituir o trabalho do assessor de imprensa?

Quanto vale uma estratégia de comunicação?

Tags

  • Agência de Comunicação
  • Análise de Dados
  • assessoria de imprensa
  • B2B
  • comunicação B2B
  • comunicação corporativa
  • comunicação de eventos
  • comunicação em eventos
  • comunicação empresarial
  • comunicação integrada
  • comunicação
  • ESG
  • Estratégia de Comunicação
  • estrategia
  • eventos b2b
  • eventos
  • imprensa
  • inovação social
  • inovação
  • Insights
  • métricas
  • posicionamento executivo
  • T2H
  • Tech2Human
  • treinamentos em comunicação
Escreva sua resposta Cancelar resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

logo aboutCOM
  • aboutCOM
  • T2H
    • Manifesto
    • Blog
  • Contato
  • facebook
  • #193 (sem título)
  • #197 (sem título)
  • Instagram
seta

© 2025 aboutcom.com - Todos os direitos reservados