Editorial aboutCOM
Uma estratégia de sucesso em tech PR é focada, principalmente, em entender as personas da marca e em fornecer informações relevantes para elas
Toda empresa de tecnologia que possui um lançamento, seja serviço, produto ou uma nova iniciativa, precisa pensar em como comunicar isso para o mercado e seus públicos-alvo. Já falamos algumas vezes por aqui que o plano de comunicação é a melhor ferramenta para garantir que a organização esteja trabalhando a partir de uma mensagem específica, de forma clara e com resultados mensuráveis.
Vemos o plano de comunicação B2B com o objetivo de ser o roteiro para que as informações sejam entregues ao seu público. Este planejamento pode levar tempo se você não se atentar a passos importantes. Aqui, vamos compartilhar etapas que fazem parte da metodologia aboutCOM e que ajudarão executivos de comunicação e marketing a compreender como esse planejamento pode tornar mais eficaz a comunicação para os negócios.
#1 – O cenário da comunicação
O panorama da mídia mudou drasticamente nos últimos anos. As transformações culturais e a proliferação de canais digitais e sociais causaram um impacto permanente, tornando essencial a necessidade de uma estratégia de comunicação B2B totalmente integrada. Realizar uma análise criteriosa sobre em que ponto está a marca e o mercado dentro do cenário de comunicação é relevante para que seja possível pensar em objetivos e metas reais e factíveis.
Para isso, é preciso coletar e analisar informações relevantes da seguinte maneira:
- A realização de Brainstorm com a equipe de comunicação e agência
- Condução de pesquisas qualitativas e quantitativas
- Análise externa: conversa com jornalistas para entender como se comporta a mídia quando o assunto é tecnologia
- Entrevistas com profissionais de outras áreas da empresa para coletar dados
#2 – Saiba seus objetivos de comunicação
Com informações e avaliações em mãos, é preciso definir objetivos de comunicação. Quais resultados deseja alcançar? Qual mensagem deseja ver amplificada a partir deste plano? Quais as peculiaridades do mercado de tecnologia que deve levar em consideração na comunicação? Para isso, pense em:
- Ter objetivos macro, mas também específicos
- Que tenham tempo definidos para realização
#3 – Defina suas Personas
Para a efetividade de qualquer plano e mensagem, saber quem é seu público e, indo mais a fundo, quem é essa Persona, vai ajudar a entender qual é a sua dor e o que busca saber para enfrentá-la. Vale lembrar que Persona é uma representação fictícia do público-alvo – representações como sexo, idade, poder de compra, localização, interesses, entre outras informações relevantes para o negócio/segmento.
Definí-la serve para que o conteúdo e a estratégia a ser produzida seja direcionada para responder desejos, desafios e anseios que o público-alvo possui. Com esse conhecimento, é possível pensar em táticas com foco em aumentar o contato com este target. Quanto mais bem definida estiver a Persona, melhores serão os resultados de visibilidade.
#4 – Defina os meios
A primeira lição aqui é: não coloque todos os esforços de comunicação em uma única cesta. Com as constantes mudanças no mercado de comunicação e no comportamento de consumo de mídia, é importante diversificar o mix para que cada componente possa reforçar e aumentar a eficácia e alcance da mensagem.
É importante, para isso, planejar a entrega de mensagens por meio de canais próprios, como site e blog, conquistados (relacionamento com a imprensa como meio e não fim), presença nas redes sociais e conteúdo patrocinado em veículos e eventos.
#5 – Tenha um cronograma
Estar no lugar certo, na hora certa é primordial quando falamos em comunicação e relacionamento. Para alcançar seus objetivos de comunicação, você precisa planejar e programar seus passos para os melhores resultados.
Com base nas pesquisas de cenário da comunicação, conhecimento do mercado de tecnologia e seus principais acontecimentos, na definição de objetivos e entendimento da Persona, é possível desenvolver uma estratégia que leve em conta a sinergia dos fatores para executar as etapas do plano de comunicação.
#6 – Avalie os resultados (com regularidade)
Analisar resultados é sempre importante para entender se os objetivos e as metas definidas foram alcançadas, e se há ajustes ou mudanças de rota a serem feitas. Esse é o momento para buscar ter um melhor desempenho da próxima vez. A regularidade, nesse caso, é o que proporciona que mudanças sejam ágeis e significativas para o processo.
Na aboutCOM, essa avaliação acontece da seguinte forma:
- Acompanhamento do plano por meio de status point
- Encontros de alinhamento de planos
Todo esse esforço garante que o plano de comunicação seja o principal recurso para organizar, medir e entregar com sucesso as mensagens de uma marca de tecnologia para os públicos de interesse e, mais, desenvolva relações mutuamente benéficas e duradouras – afinal, esse é o papel das relações públicas.
O planejamento bem desenhado demanda equipes que entendem, não só de comunicação, mas de tecnologia também. Por isso, busque sempre contar com profissionais que possuem uma visão holística do tema. Desse modo, todos terão como foco atingir objetivos de negócio e maximizar todo o investimento da empresa.
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