Avaliar resultados em comunicação pode não ser a tarefa mais simples de uma empresa, não é mesmo?
Identificar e compreender os indicadores de desempenho em assessoria de imprensa é uma necessidade efetiva dos departamentos de marketing e de comunicação em todas as empresas. Até porque todo investimento precisa estar, comprovadamente, promovendo retornos para a empresa.
Mas não se desespere, pois essa é uma dificuldade comum do cotidiano empresarial. Então, como levar em consideração as particularidades desses indicadores, que muitas vezes são medidos a médio e longo prazos?
Nesse post, a aboutCOM irá te ajudar a empreender melhor como saber se o valor investido em assessoria de imprensa está gerando bons resultados, demonstrando esses indicadores em experiências efetivas de nossa agência. Confira!
Assessoria de imprensa como estratégia
A função da assessoria de imprensa como parte da estratégia de marketing e comunicação é, muito mais do que apenas promover uma boa imagem, mas consolidar a marca no mercado de diferentes maneiras.
Para empresas do ramo de tecnologia, inserir a assessoria de imprensa no plano de comunicação integrada é um meio eficaz de agregar valor de mercado e de conferir reconhecimento no ramo, que é técnico e muito diverso.
Como a imprensa possui um grande poder de persuasão e de convencimento já notório, a assessoria de imprensa age como uma ponte entre a empresa e esse canal, fazendo a empresa “aparecer” para o mundo.
Assim, além de construir uma narrativa positiva para superar a concorrência em sua utilidade e funcionalidade, a assessoria de imprensa consegue expandir o reconhecimento da marca para nichos específicos mas também ampliados.
Indicadores de desempenho em assessoria de imprensa
Partindo desse panorama geral, para além de relatórios que demonstrem as atividades executadas em determinados períodos, existem outros indicadores de desempenho que devem ser considerados nessa análise.
Rede de relacionamento com jornalistas-chave
Quando uma empresa investe em assessoria de imprensa, a consolidação do relacionamento com jornalistas é uma das formas de avaliar o desempenho da estratégia.
A construção de relações com jornalistas do setor de atuação da empresa é uma forma de tornar o negócio uma referência em assuntos correlatos. Essa relação se dá por contatos frequentes entre assessores e jornalistas, por meio de almoços, envio de press kit e atualizações periódicas com releases pertinentes que possam sugerir pautas.
Na área de tecnologia, por exemplo, em geral, as reportagens precisam de especialistas. Se há um bom relacionamento com os jornalistas da área, os porta-vozes e outros atores em evidência se tornam fontes especialistas para a reportagem.
Presença em mídias adequadas
Monitorar as notícias é uma forma crucial de analisar o retorno do investimento em assessoria de imprensa.
As notícias devem ser vistas como conteúdos valiosos, pois elas conversam diretamente com um público interessado, que pode ser um potencial cliente ou investidor. Elas conferem legitimidade também pelo alto nível de confiança que a população tem nos veículos de comunicação, por sua apuração e profissionalismo.
Além disso, com o jornalismo migrando para a internet, a presença em mídias de referência no assunto de tecnologia contribui com a indexação do nome da empresa, já que estes portais recebem um grande número de acessos e alcançam mais visibilidade na web.
Presença de mensagens-chave da empresa
Outra forma de avaliar o desempenho da assessoria de imprensa é pela análise do clipping, observando se a mensagem-chave da empresa está presente nas notícias e divulgações orgânicas.
Uma assessoria de imprensa de qualidade, além de conseguir gerenciar crises que possam surgir, também consegue fazer com que a mídia compreenda e dissemine uma visão da marca que esteja de acordo com as mensagens-chave estabelecidas.
É possível verificar isso, por exemplo, com notícias positivas que se valem da empresa e de seus executivos como fontes confiáveis ou como referências no setor.
Identificação de porta-vozes da empresa como referência
Um outro indicador de desempenho em assessoria de imprensa é a qualidade do posicionamento executivo, principalmente no meio tech. Conhecido também como CEO positioning, se trata da visibilidade dos líderes e outros porta-vozes da empresa no centro de discussões que estão vinculadas às atividades da empresa.
Case de sucesso: Orange
A estratégia de assessoria de imprensa realizada para atender as necessidades da Orange Business Services, por exemplo, se baseiam no fato da empresa ser uma multinacional e que busca ser reconhecida nas localidades onde atua, como México, Argentina, Colômbia, Chile e Brasil.
Os assessores se atentam para a construção de relacionamentos com jornalistas locais, que sejam referências nestes países para o ramo de tecnologia e desenvolvimento. Em cada um dos países é necessário traçar estratégias que atendam às exigências da cultura local.
Além do idioma, para a produção de materiais pertinentes aos públicos específicos, a assessoria de imprensa leva em consideração quais soluções tecnológicas existem para aquela região e que se encaixam nas necessidades locais.
Com essas e outras estratégias em assessoria de imprensa, a Orange se tornou referência no Brasil em discussões sobre tecnologia. Quer saber mais? Clique aqui!