As estratégias de comunicação de uma empresa de tecnologia podem variar, mas o objetivo final é que a marca seja bem vista e reconhecida no mercado. Não é mesmo?
Para isso, o posicionamento executivo de líderes e outros membros da equipe sênior pode ser uma estratégia eficaz para agregar valor de mercado e conferir reconhecimento à empresa.
Muito mais do que uma cobertura distante e despersonalizada, hoje, as empresas têm alcançado melhores posicionamentos ao conectar os valores e histórias da empresa ao seu capital humano, com representantes bem posicionados.
Ocorre que, muitas vezes, por estes executivos não compreenderem o real valor do seu papel como representantes da empresa na mídia, acabam negligenciando sua função no posicionamento na mídia.
Assim, a imagem da empresa também fica comprometida. Para não cair nesse erro fatal de comunicação, descubra agora como a humanização da empresa traz benefícios para o seu negócio.
O que é posicionamento executivo?
Traduzido do termo inglês “CEO Positioning”, o conceito de posicionamento executivo consiste na personificação da imagem da empresa em líderes que atuem com porta-vozes.
É uma estratégia que permite o reconhecimento de uma marca no mercado por meio de um extenso e criterioso trabalho de relações públicas. Ela integra a comunicação da empresa e a coloca no centro de discussões mercadológicas que estão vinculadas às suas atividades principais, atrelando o conhecimento técnico às táticas de mercado.
O objetivo principal do CEO positioning é impulsionar a marca de forma estratégica, construindo um alto grau de confiabilidade e evidenciando os líderes como representantes do pensamento e dos valores da empresa. Por isso, o planejamento envolve, por exemplo, a participação deles em eventos como palestrantes, apresentando seus cases de sucesso e anunciando investimentos em projetos futuros.
Quais os efeitos da personificação da empresa?
O posicionamento executivo tem se revelado como uma importante estratégia para elevar a marca de uma empresa no momento atual do mercado, do plano de marketing e das dinâmicas de uma comunicação globalizada e robotizada.
Por essa razão, nós, especialistas em relações públicas, temos nos voltado para priorizar o posicionamento executivo, evidenciando essa estratégia exatamente por sua capacidade em gerar uma grande credibilidade à marca.
Isso ocorre porque, com o alto nível de interatividade e o fluxo intenso de informações, hoje os diferentes públicos, buscam, cada vez mais, enxergar e se relacionar com a capacidade humana por detrás daquela empresa.
No caso do posicionamento executivo é possível estabelecer a relação dos diferentes públicos-alvo diretamente com uma pessoa que represente os valores e as ideias daquela marca. Afinal, pessoas não se conectam com símbolos, objetos e serviços, mas com histórias, sentimentos e razões que movem suas ações, como comentamos mais em profundidade neste outro post.
Formadores de Opinião
A estratégia da qual estamos falando tem o poder de conferir alto grau de credibilidade à marca em questão. Para o nicho de tecnologia, por exemplo, que está sempre vinculado às ciências e aos avanços constantes dos mecanismos tecnológicos, a credibilidade é um fator crucial para o desempenho da marca.
Ao tornar a empresa mais humana, os gestores e executivos porta-vozes se tornam formadores de opinião. Isso quer dizer que se tornam referências públicas sobre as atividades da empresa. Ou seja, difundem informações sobre sua marca que são de relevância para o setor, para o consumidor final e também para a sociedade como um todo, em alguma medida.
Assim, as relações públicas especializadas, como a aboutCOM, estabelecem uma estratégia de posicionamento executivo que inclui entrevistas com jornalistas sobre pautas vinculadas à este nicho temático e que permitem ampliar a visibilidade da empresa no mercado.
Ao revelar estes executivos e suas histórias, os vínculos criados com o público-alvo se ampliam, criando uma conexão muito maior e mais crível dos consumidores com a marca e com seus produtos e serviços. E isso só traz resultados positivos para as métricas empresariais.
Agora ficou fácil entender por que se posicionar torna sua empresa mais humana e como isso reflete na visibilidade da marca.