Criar uma página no Facebook, um perfil no LinkedIn ou no TikTok é algo que se tornou disponível a qualquer empresa. Bastam alguns cliques, inserir algumas informações e a ferramenta está pronta para uso.
Na verdade, estar presente em mídias digitais e redes sociais se tornou o “beabá” de qualquer manual de comunicação e marketing.
Mas, o que faz com que algumas marcas alcancem realmente mais visibilidade? Como certas empresas conseguem engajar e fidelizar seus públicos? Como as empresas convertem o engajamento em vendas e novos negócios?
Neste post entenda como a construção de uma comunicação empresarial consistente e eficaz vai muito além das ferramentas.
Tudo muda, até as ferramentas de comunicação…
Se a massificação dos smartphones fortaleceu a conectividade, a crise que vivemos reforçou ainda mais o uso das ferramentas digitais para sanar as necessidades de relacionamento, trocas, informações, compras e lazer.
Da mesma forma em que o consumo e os hábitos cotidianos das pessoas se transformam, o lançamento de novas ferramentas de comunicação também provocam mudanças nos hábitos dos usuários.
Em dado momento, uma ferramenta é febre, em outro, uma nova ferramenta se destaca e recebe grande atenção. Um bom exemplo disso é a constante “rivalidade” entre Snapchat, TikTok e Instagram, que têm lançado frequentes atualizações como forma de angariar engajamento e o maior público.
Se uma empresa fica refém de uma ferramenta específica, tende a padecer e perder todo o trabalho produzido até ali, quando a ferramenta já não é mais tão eficaz em acessar o público desejado.
Quando não há uma estratégia integrada que esteja alinhada aos objetivos de negócios, essas constantes mudanças irão interferir nos negócios de forma negativa.
Mais do que ferramentas digitais, estratégias!
É por isso que costumamos dizer que ferramentas sem estratégia não são diferencial.
Pelo contrário, sem conhecimentos especializados, com as mudanças de comportamento do público, os resultados ficam cada vez mais difíceis de alcançar.
Afinal, o que é mais importante: estar presente em uma rede social ou utilizá-la como um meio para alcançar o público-alvo e atingir os objetivos de negócios?
Se você escolheu a segunda opção, está no caminho certo. E, para colocar em prática, é necessário estratégia e inteligência de mercado.
Uma estratégia de comunicação consistente tem em seu centro as personas e consegue adaptar os conteúdos e as mensagens às plataformas, sem prejudicar o relacionamento com o público. E, assim, se uma nova plataforma nasce, basta entendê-la e o seu público e rapidamente é possível adequar o discurso da marca à ela – caso este seja um canal realmente relevante na estratégia.
Na verdade, o diferencial reside na capacidade de acessar essas personas em todos os pontos da jornada do cliente, garantindo que a mensagem chegue pelas mais diferentes ferramentas.
Os micro-momentos e a comunicação empresarial
Com as pessoas cada vez mais conectadas, a cada necessidade de obter ou confirmar uma informação, os consumidores fazem buscas na internet – seja em suas redes sociais, consultando seus amigos, ou ainda em buscadores.
Esses chamados “micro-momentos” são uma oportunidade excelente para uma marca conquistar visibilidade e se tornar referência em determinado assunto ou nicho.
São nesses momentos-chave que os consumidores revelam quão distantes estão da decisão de compra. Por isso, com a estratégia de comunicação correta, as empresas conseguem mapear esses micro-momentos e influenciar a decisão do potencial consumidor.
Comunicação de empresas alinhada às vendas
Isso requer um olhar sobre a comunicação empresarial desde a perspectiva do funil de vendas. Ou seja, a aplicação dos conhecimentos dessa estratégia construída para a jornada de compra dos clientes, mas com foco nos relacionamentos e na comunicação.
A estratégia que vai além das ferramentas, envolve bastante inteligência de mercado, pois compreende dados e informações como recursos cruciais (e diferenciais!) para a tomada de decisões mais assertivas.
Requer então estudar os dados de navegação, conhecer por quais ferramentas e por quais meios a persona se informa e se relaciona, estabelecer uma linguagem humana que se comunique com as dores e atenda as necessidades de cada persona, e construir conteúdos que ofereçam as soluções que a empresa possui – em diferentes pontos de contato com o cliente.
Gostou desses insights? Se você está buscando inovar na forma como sua empresa se comunica, clique aqui e leia algumas dicas pertinentes para pôr em prática ainda este ano.