Para ter sucesso em estratégias de comunicação a mensagem precisa ser efetiva, alcançar e se conectar com seus públicos para que os objetivos de negócio sejam atingidos. Mas, entre a ideia e a execução, há muito o que considerar para que esse sucesso seja alcançado.
Além de consolidar uma mensagem única, alinhada com valores e premissas da empresa, é necessário considerar os desejos do cliente em potencial. Caso a mensagem seja veiculada em um meio de comunicação que não é acessado por este público, a mensagem perde seu poder. Se a linguagem estiver desconexa, tampouco a mensagem surtirá o efeito desejado, mesmo que acesse a persona.
Neste artigo, saiba a importância do meio de comunicação e da mensagem, para que a sua estratégia de comunicação seja coerente em todas as etapas e apoie os resultados da sua empresa.
Relevância do meio para a estratégia
Compreender cada meio de comunicação, seja ele imprensa, rede social ou outro qualquer é tão relevante quanto o conteúdo que se pretende compartilhar.
Uma reportagem em uma revista ou portal de tecnologia tem um papel diferente do conteúdo que está presente em uma rede social do mesmo veículo, por exemplo, ou até mesmo de um influenciador digital ou do canal de uma marca.
Mesmo entre as redes sociais, existe uma diferença entre as exigências e as expectativas do público que está no LinkedIn daqueles que estão no Facebook, por exemplo. Enquanto uma é focada no corporativo e permite a realização de social selling, a outra visa um relacionamento mais informal e cotidiano, possibilitando inclusive o atendimento ao cliente.
Comunicação integrada: a mensagem nas diferentes plataformas
Aqui na aboutCOM a gente entende a comunicação como o centro de qualquer negócio. Ou seja, partimos da ideia que toda estratégia de comunicação bem sucedida é aquela construída para que os objetivos do negócio sejam atingidos.
Assim, a mensagem da empresa deve ser construída como uma experiência que é oferecida para encantar e atender as necessidades do cliente, partindo da própria empresa ou dos especialistas que a compõem.
Não somente a mensagem de cada empresa é única e deve ser transmitida ao longo das etapas do relacionamento e em todas as frentes de comunicação. A forma como essas mensagens são transmitidas também precisam dessa singularidade, pois devem se adequar à persona, seus hábitos de consumo midiáticos, à narrativa da empresa, e aos meios de comunicação e suas especificidades.
Estratégias de comunicação e marketing
Essa perspectiva integrada da comunicação considera algumas atribuições para que a mensagem seja coerente e eficaz.
Construção das personas
Partindo da premissa Tech to Human, T2H, uma estratégia de comunicação de uma empresa de tecnologia leva em consideração a persona com quem ela deseja falar para que um relacionamento possa ser construído em cada etapa, em cada meio de comunicação e em cada frente de atuação.
A construção da persona permite que seja identificado com quem pretendemos falar, quais são suas dores e quais meios de comunicação são ideais para fazer as mensagens chegarem até este público-alvo, por exemplo, e como falar com essa persona nesses meios.
Mensagens-chave da marca
A estratégia de construção de um mapa de mensagens-chave da marca também contribui para a elaboração de uma transmissão eficiente da mensagem entre as diferentes equipes que integram a empresa, como vendas, design, atendimento, redação, entre outros, e também na relação com agências especializadas.
Essa perspectiva consiste na consolidação de uma casa simbólica, na qual o teto é composto pelos valores da empresa, onde é colocada a mensagem que melhor descreve aquele negócio e o público que é alvo dessa marca.
Sob essa mensagem estão os pilares que sustentam a casa. Isto é, as práticas da empresa que dão vida à estes valores que compõem o teto da casa. São a base daquilo que é oferecido aos clientes: conforto, sustentabilidade, velocidade, tempo, praticidade, entre outros. Pilares que permearão toda a estratégia comunicativa.
Comunicação Integrada
A partir da construção da narrativa da marca e da definição das personas, é possível estruturar uma comunicação integrada alinhada aos objetivos de negócios, que conte uma história única da empresa.
Com uma compreensão especializada do funcionamento dos meios de comunicação e de suas potencialidades, a equipe de comunicação e marketing pode optar entre uma e outra forma de dar visibilidade a mensagem, ou unir diferentes meios para acessar estas personas em diferentes momentos.
Se torna possível adaptar-se a variados formatos, sem perder a coerência com o todo, e tornando o conteúdo agradável, acessível, adequado e interessante para a persona se identificar com a solução promovida pela empresa. Se cada mensagem a ser divulgada é única, igualmente única tem de ser a forma como ela é transmitida.