Executivos e gestores de comunicação sabem que, para construir uma reputação de marca, é necessário estar atento ao público consumidor e seus hábitos. Para muitos setores, entretanto, as estratégias de relações públicas parecem não apresentar métricas claras.
Felizmente, com o avanço das tecnologias, ao exemplo do desenvolvimento em Big Data, essa realidade se alterou. Hoje, é possível utilizar a captura de dados como uma forma muito mais fácil e eficaz para otimizar as campanhas de relações públicas, trazendo bons resultados para a confiabilidade da marca no mercado.
E é este o assunto que iremos abordar neste blog post, demonstrando alguns recursos que já estão sendo aplicados por empresas no ramo de tecnologia. Confira abaixo as formas de recorrer à análise de dados para favorecer a comunicação da sua empresa.
Empresas especializadas em relações públicas constróem diferentes estratégias para realizar um eficaz posicionamento de marca e conquistar credibilidade no mercado. E isso envolve pesquisas de opinião, grupos focais, clipping e outros métodos para captar dados e informações pertinentes que demonstram qual é a satisfação ou a insatisfação do público de forma geral e na mídia.
Quem está há um tempo atuando na área de comunicação social e marketing sabe que um dos problemas mais recorrentes nas empresas é o de demonstrar as métricas aos outros departamentos, evidenciando que os investimentos em estratégias de relações públicas são realmente relevantes para a empresa.
Essa dificuldade ocorre por causa da complexidade em realizar a análise e o cruzamento dessas informações captadas, além da interpretação desse grande volume de dados, o que permitirá traçar outras estratégias de marketing para solucionar as questões identificadas.
Felizmente hoje é possível dizer que a realidade está se alterando, devido aos desenvolvimentos em Inteligência Artificial (IA) e Big Data.
O mercado de comunicação social, seja o marketing, as relações públicas ou o jornalismo, está sofrendo grandes impactos do desenvolvimento em tecnologias da informação.
Isso porque a IA e o Big Data permitem a automação da captação de informações, com a computação de dados informativos, criação de infográficos e até a realização de análises econômicas de forma muito mais rápida do que a forma mecânica realizada pelos seres humanos.
A inteligência estatística ainda contribui para mensurar, por exemplo, resultados das mídias digitais, como dados específicos sobre os acessos em sites e blogs e também o envolvimento com campanhas, tudo a partir de algoritmos que apresentam os números de forma simples e estruturada.
Os dados obtidos ainda contribuem para identificar novos leads e quantificá-los e separá-los de acordo com seus comportamentos, interesses e necessidades. A diferença aqui é que é necessário um time especializado para realizar a interpretação destes números, refletindo no plano de mídia as estratégias que correspondam aos dados obtidos.
Esses avanços proporcionaram para os departamentos de comunicação outras facilidades e que levam a otimizar as campanhas de relações públicas de forma muito mais rápida e eficaz. É o exemplo do serviço de monitoramento de mídia, realizado pela aboutCOM.
Aqui na aboutCOM o clipping se torna muito mais valioso devido à automação do monitoramento de mídia, chamado Marketing Intelligence Service. Este serviço oferece diariamente uma lista com as principais informações de investimentos de clientes e prospects, levando em conta a área de interesse, captadas na mídia.
Essas informações colaboram para que os executivos sejam mais assertivos e tracem campanhas melhor direcionadas para solucionar problemas, criar novas possibilidades de negócios ou ampliar a visibilidade de algum serviço ou produto que está sendo bem avaliado na mídia.
Além disso, o clipping bem apurado contribui para o desenvolvimento de estratégias de posicionamento executivo, reconhecendo nichos onde os porta-vozes podem atuar como Key Opinion Leaders, com entrevistas a jornais ou a participação em eventos vinculados aos temas do momento.
Agora que você já sabe formas de utilizar dados e análises inteligentes para otimizar campanhas de PR, clique aqui e leia sobre outras dúvidas comuns entre os executivos de comunicação sobre a medição de resultados.